Conecte-se Conosco

Pernambuco

Missa marca um mês da morte de Graça Araújo

Publicado

em

A jornalista Graça Araújo será homenageada, nesta segunda-feira (8), com uma missa que marca um mês do sua morte. A cerimônia será celebrada pelo Padre Caetano, na Igreja Nossa Senhora da Piedade, localizada no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. A celebração, que será aberta a amigos, familiares e admiradores, tem início a partir das 18h. 
Graça Araújo faleceu aos 62, no dia 8 de setembro, após dois dias internada em decorrência de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) sofrido enquanto praticava exercícios físicos na academia em que malhava. 
(Do Diário de Pernambuco)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.


Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Educação

UFPE está entre as 10 melhores universidades de Engenharia Civil do país

Publicado

em

Universidade Federal de Pernambuco está entre as 10 melhores do país.

Pensando em prestar vestibular para o curso Engenharia Civil? Uma boa notícia: as 10 melhores faculdades do ranking são públicas e a Universidade Federal de Pernambuco é uma delas. O ingresso nessas instituições acontece através do vestibular tradicional, como é o caso da Fuvest na USP, com a nota do Enem ou através dos programas do Governo como o Sisu, que possibilita o acesso às vagas de instituições públicas do ensino superior, e Fies – programa de financiamento estudantil. 

Quem pretende estudar em uma faculdade particular, também pode tentar o Prouni, projeto que disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas. Para conseguir uma vaga através das iniciativas governamentais é necessário preencher uma série de requisitos, relacionados a escolaridade e renda familiar. 

Como são bastante concorridas e nem todos os estudantes se enquadram nessas exigências, uma alternativa para ter desconto na mensalidade de Engenharia Civil é aderir a uma bolsa de estudo de programas como o Educa Mais Brasil, focado na inclusão educacional. A inscrição é gratuita e realizada no site (https://www.educamaisbrasil.com.br/folhape) Encontre a sua bolsa de estudo de Engenharia Civil e dê o primeiro passo para uma carreira de sucesso. 

A lista a seguir foi criada com base no Ranking Universitário Folha (RUF) que, anualmente, analisa as melhores faculdades e cursos do país. Para isso, o RUF utiliza os indicadores de Pesquisa, Mercado, Ensino, Internacionalização e Inovação. Com base no ranking, conheça o ranking de melhores faculdades públicas Engenharia Civil:

1. Universidade de São Paulo (USP)
2. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
3. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
4. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
6. Universidade Federal do Paraná (UFPR)
7. Universidade de Brasília (UNB)
8. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
9. Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
10. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

(Por Folha PE)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Pernambuco

TRE-PE tem novo presidente. Posse solene será nesta quinta-feira

Publicado

em

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho, vai priorizar em sua gestão as ações para o aumento do recadastramento biométrico, além de iniciativas que aproximem ainda mais o Tribunal do eleitor pernambucano e projetos na área de sustentabilidade. O desembargador já vem comandando o Tribunal desde o último sábado (08). Um dia antes, ele recebeu as chaves do TRE do seu antecessor, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo. A posse solene do novo presidente, porém, ainda acontecerá. Será nesta quinta-feira (13), às 17h, na Sala de Sessões, na sede do Tribunal. Na posse, o novo presidente do TRE-PE fará uma homenagem ao desembargador federal Cid Marconi Gurgel de Souza, que receberá a Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca, maior comenda concedida pela Justiça Eleitoral em Pernambuco. Na oportunidade oficial da entrega da medalha, em julho passado, o desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) não pôde estar presente.

O biênio do desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho no TRE-PE começou em 04 de setembro de 2017, quando chegou à Corte como vice-presidente. Durante este período, além de substituir o então presidente sempre que necessário, tornou-se o coordenador do programa de biometria em Pernambuco. O estado, que estava na 23º posição no índice de eleitores biometrizados, ocupa, atualmente, o quarto lugar. Hoje, 74% dos 6,5 milhões de eleitores em Pernambuco já votam após se identificarem usando as digitais.

Durante a gestão Agenor Ferreira de Lima Filho, o TRE-PE vai buscar implantar uma unidade de energia fotovoltaica para transformar a radiação solar em eletricidade, tornando, desta forma, o Tribunal ainda mais responsável no aspecto ambiental.

Integrantes da Corte

Na última sexta-feira, encerrou-se o biênio tanto do ex-presidente Luiz Carlos Figueirêdo quanto do ex-desembargador-corregedor Alexandre Pimentel. O novo vice-presidente será o desembargador Stênio Neiva, que também acumulará a função de corregedor. Já a vaga classe juiz de direito deixada por Alexandre Pimentel será ocupada, temporariamente, pelo juiz Clicério Bezerra e Silva.

Primeira Sessão

Na última segunda-feira (10), o presidente Agenor Ferreira de Lima Filho abriu a sessão ordinária 122 agradecendo a todos os membros da Corte e se colocando à disposição de magistrados e servidores. “Contem comigo, contem com toda a equipe deste TRE. Meu objetivo na Presidência deste Tribunal é desenvolver um trabalho profícuo, como fez o recente presidente desta Casa, o desembargador Luiz Carlos Figueirêdo”. No final da sessão, o presidente cumprimentou a todos pelo sucesso da cerimônia de diplomação que aconteceu na última sexta-feira, no Classic Hall. O TRE de Pernambuco foi o primeiro do país a realizar a diplomação dos eleitos em outubro passado.

Perfil

O desembargador Agenor Ferreira de Lima Filho nasceu em 3 de novembro de 1960, no Recife, sendo seus pais o saudoso desembargador Agenor Ferreira de Lima e a senhora Djane Correia Albuquerque de Lima. Em 1985, formou-se em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e posteriormente concluiu, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o curso de pós-graduação lato sensu em Direito Processual Civil.

Antes de formado, o magistrado prestara concurso público, e fora nomeado servidor da Justiça estadual em 1982. Já vinculado profissionalmente ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), atuou na 4ª Vara do Patrimônio, 8ª Vara Cível, ambas da Capital, e na Diretoria de Administração do Fórum Paula Baptista.

Em 1990, o magistrado iniciou sua carreira de Juiz estadual. Antes porém, houvera sido aprovado em concurso público do Ministério Público do Estado, para o cargo de Promotor de Justiça. A sua escolha foi seguir a magistratura, tendo assumido o cargo de Juiz Substituto na Comarca de Inajá/PE, em 06 de setembro de 1990, e respondido algumas vezes pela Comarca de Ibimirim.

No final do ano de 1991, o magistrado foi promovido pelo critério de merecimento para a Comarca de Barreiros, onde respondeu pelo Termo Judiciário de São José da Coroa Grande, hoje Comarca, e pela Comarca de Rio Formoso.

Em 1993, Agenor Ferreira de Lima Filho foi promovido, também pelo critério de merecimento, para a 3ª entrância (Comarca do Recife), tendo respondido, na condição de Juiz de Direito Substituto, por diversas varas, dentre as quais as 11ª e 16ª Varas Cíveis, até quando se titularizou na 11ª Vara Cível. A partir de 07 de outubro de 1996, iniciou sua atuação como desembargador Substituto no Tribunal de Justiça de Pernambuco. Em 27 de setembro de 1997, foi designado membro do Colégio Recursal Cível da Capital. Seu último cargo, a partir do ano de 2008, ainda como Juiz, foi o de Corregedor Auxiliar da 3ª Entrância, hoje 1ª Região.

Dentre os cursos de especialização que frequentou enquanto juiz, 12 deles foram promovidos pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco, instituição onde também ministrou aulas nas disciplinas de Direito Falimentar e de Processo Civil. Naquela escola, também participou da comissão que elaborou o Código de Organização Judiciária do Estado de Pernambuco, disposto na Lei Complementar nº 100 de 21 de setembro de 2007.

A sua promoção para desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, mais uma vez pelo critério de merecimento, foi consequência da vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Milton Neves. A eleição pelo seu nome, escolhido à unanimidade pelos 37 Desembargadores presentes, ocorreu na sessão do Tribunal Pleno do dia 30 de julho de 2010.

Ele é casado com Sonita Gomes Ferreira de Lima, com quem tem os filhos Agenor Ferreira de Lima Neto, André Gomes Ferreira de Lima e Karina Gomes Ferreira de Lima. (Por PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Pernambuco

Operação Chaminé 2: Draco retoma apuração de crimes de colarinho branco no estado, vereadores estão na mira

Publicado

em

O presidente da União de Vereadores de Pernambuco (UVP), Josinaldo Barbosa (PTB/foto), emitiu ontem uma nota a imprensa para falar, pela primeira vez, sobre a operação Chaminé 2, deflagrada pelo novo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco), que retomou a apuração de crimes de colarinho branco no estado. O documento frisa que a responsabilidade de enviar nomes para inscrição de cursos oferecidos pela entidade cabe às câmaras municipais.

A nota foi enviada um dia depois de o delegado Diego Monteiro, da segunda delegacia anticorrupção do Draco, revelar supostos desvios de R$ 500 mil em pagamentos de salários e diárias para servidores fantasmas na Câmara Municipal do Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

O Draco fez buscas e apreensões na UVP na última segunda-feira (10), e informou que Josinaldo será intimado a prestar esclarecimentos. Segundo o delegado, a UVP teria emitido certidões de cursos para servidores que não existem e a Câmara do Paulista teria pago a tais funcionários por cursos nunca realizados. Juntando salários e diárias, o valor é de quase R$ 500 mil, o que representa pouco mais da metade do orçamento enviado ao Poder Legislativo daquela cidade mensalmente.

O total supostamente desviado com salários e diárias de oito servidores fantasmas teria sido lavado, de acordo com o delegado, em compra de três imóveis no Paulista, duas residências e um apartamento, todos confiscados. A lavagem acontece quando se tenta transformar dinheiro sujo em limpo.

“O processo de inscrição (nos cursos) é realizado através de informação fornecida pela Câmara Municipal encaminhada à UVP. Com base nas informações prestadas, a UVP procede o credenciamento da pessoa para participação no evento. A UVP, por sua vez, não tem acesso à folha de pagamentos e/ou portarias de nomeação de servidores para que se constate o vínculo empregatício com a Casa Legislativa, ficando sob responsabilidade da câmara a veracidade e idoneidade das informações expedidas”, disse Josinaldo Barbosa, em um dos trechos.

Segundo Diego Monteiro, além da operação Chaminé 2, a primeira fase, denominada de Chaminé 1, apurou indícios de desvios da Câmara do Paulista de R$ 5 milhões entre os anos de 2013 a 2016, quando o presidente daquela Casa era Iranildo Domício de Lima, que não conseguiu se eleger na última disputa municipal mesmo sendo aliado do prefeito Júnior Matuto (PSB). Iranildo  não foi localizado pela reportagem. Com informações de Aline Moura, do Diário de Pernambuco. (Por PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending