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Cinema

Cinemas do país ameaçam boicote contra nova animação da Disney

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Companhia quer margem maior do faturamento

Para lançar a sua mais nova animação, “Viva: A Vida É Uma Festa”, a Disney está exigindo que as salas de cinema do Brasil lhe repassem 52% do faturamento do filme, em vez dos tradicionais 50%.

As salas brasileiras não concordam com esse aumento do repasse e cogitam não exibir o filme, que ficaria restrito às cadeias multinacionais: Cinemark e Cinépolis.

“Viva”, feito pela Pixar (pertence à Disney), vai estrear no Brasil em 4 de janeiro.

“Faz mais ou menos duas décadas que esse percentual é de 50%. O mercado foi pego de surpresa com esse aumento”, afirma Paulo Lui, que preside o Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Estado de São Paulo.

Para se ter uma ideia do que representaria esse aumento: a animação “Moana” faturou R$ 71,5 milhões no Brasil neste ano. Se para o filme já estivessem valendo as exigências, as salas de cinema teriam que ter repassado à Disney R$ 1,4 milhão a mais do que de fato repassaram.

Nesse mercado, essa cifra é “dinheiro à beça”, diz Lui. Ele enumera alguns dos custos das salas de cinema, como aluguel do espaço nos shoppings e manutenção de equipamentos de som e projeção. Só a lâmpada, que precisa ser trocada a cada 500 horas de uso, custa R$ 6.000.

E os custos são fixos: não importa se a projeção é feita para dez ou cem espectadores.

Caso apenas as redes Cinemark e a Cinépolis aceitem exibir “Viva”, o filme ficaria de fora de cerca de 67% do circuito brasileiro (ou 2.100 salas de um total de 3.100).

“Esse aumento é temerário”, diz Márcio Eli de Lima, da rede Centerplex de cinemas, presente em 21 pontos do Brasil, 20 em shopping centers. “O percentual de 50% era histórico. Dois pontos percentuais causarão desequilíbrio na negociação com os shoppings, por exemplo.”

“Aqui no Brasil somos mais frágeis nas negociações”, diz Lui. “Para um exibidor menor isso pode representar a sua sobrevivência.”

Presidente da associação que reúne os pequenos e médios exibidores, Marco Alexandre diz que a Ancine (Agência Nacional do Cinema) “deveria tomar providências”. “Não é justo. Se a Disney cobrar 52%, as outras distribuidoras também vão querer cobrar o mesmo valor.”

Procurada na tarde desta quinta (28), a Ancine não respondeu à reportagem se adotará alguma medida até o encerramento desta edição. A Disney informou à reportagem, por meio da assessoria de imprensa, que não tem “comentários sobre o assunto no momento”.

DISPUTA NO EXTERIOR

As novas exigências da Disney não são exclusivas para o Brasil. Nos Estados Unidos, os estúdios também entraram em guerra com as cadeias de exibição no lançamento do último capítulo de “Star Wars”.

Ali, exigiram um repasse de 65% (dez pontos percentuais a mais do que o usual no mercado e um a mais do que a Disney costuma exigir).

Também impôs que o filme teria de ser exibido nas salas maiores de cada complexo cinematográfico, e por quatro semanas consecutivas. No Brasil, dadas as diferentes configurações das salas, essa exigência não foi feita.

Os exibidores nacionais se dizem ainda mais preocupados depois que a Disney comprou, por US$ 52,4 bilhões, parte dos ativos da Fox, outro grande empresa do setor.

“Viva”, o filme que causou a celeuma, é uma produção da Pixar, que um dia já foi um estúdio independente, mas foi arrematado pelo estúdio do Mickey em 2006. Hoje, o conglomerado conta ainda com a Marvel e seu vasto catálogo de super-heróis e com a Lucasfilm, de “Star Wars” e “Indiana Jones”.

Ambientado no México, o filme conta a história de Miguel, um aspirante a músico que esconde sua paixão da família e faz uma viagem ao mundo dos mortos. Já arrecadou US$ 500 milhões em bilheteria pelo mundo.

Por Folhapress. 

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Cinema

Monica Iozzi comemora papel em filme live-action da ‘Turma da Mônica’

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Atriz interpretará a Dona Luiza, mãe da personagem Mônica

Longe da TV desde o fim de “Vade Retro”, série da Globo exibida no ano passado, a atriz Monica Iozzi segue com a agenda cheia no cinema. Nesta quarta-feira (27), ela usou sua conta no Instagram para comemorar seu trabalho em “Turma da Mônica – Laços”, filme live-action (ou seja, com atores reais, e não em desenho) baseado em uma história protagonizada por Mônica, Magali e companhia.

“Olha a minha ‘filhota’ aí, pessoal! Sim! ‘A Turma da Mônica’ vai ganhar um filme – ‘Laços’. E eu tenho a alegria de interpretar a Dona Luiza, mãe da dentucinha mais amada do Brasil! Este registro lindo da doce Giulia Benite, foi feito pelo nosso (não tão doce, mas também muito querido) diretor Daniel Rezende”, escreveu ela.

Na trama, os personagens criados por Mauricio de Souza – Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali – partem em uma aventura para buscar o cão Floquinho. As gravações começaram neste mês e serão realizadas no sul de Minas Gerais e também no interior de São Paulo.

O longa é dirigido por Daniel Rezende (de “Bingo – O Rei das Manhãs”) o elenco é composto por, além de Monica, Giulia Benite (Mônica), Kevin Vechiatto (Cebolinha), Laura Rauseo (Magali), Gabriel Moreira (Cascão), Paulo Vilhena (seu Cebola) e Ravel Cabral (Homem do saco).

Com informações da Folhapress.

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Cinema

Culto sexual liderado por atriz de Hollywood inspira filme

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Documentário começou a ser rodado pela atriz Sarah Edmondson, uma das vítimas

atriz canadese Sarah Edmondson é uma das mulheres aliciadas pela colega Allison Mack, a Chloe, de “Smallville”, como escrava sexual de um ainda misterioso culto, o NXIVM (pronuncia Nexium). Com a prisão de Allison (foto), no último dia 20, Sarah confirmou que pretende contar a própria história em um documentário.

Detalhes envolvendo o culto ainda são omitidos, ms há informações de que seria liderado por Keith Raniere e de que as adeptas chegavam a ser marcadas com ferro quente, na virilha. Nomes como o de Kristin Kreuk, a Lana Lang, de “Smalville”, também foram ligados ao culto.

Sarah Edmondson, que foi adepta do NXIVM por mais de dez anos, ao lado do marido, Anthony Ames, pretende acompanhar o caso na Justiça e ouvir especialistas. O documentário já começou a ser rodado.

Por Notícias ao Minuto

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Cinema

‘c’: os atores que estarão na terceira parte

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A estreia está prevista para 2019

“Que o maior assalto da história ainda não terminou” a Netflix confirmou nesta quarta-feira (18), com anúncio feito pelos intérpretes de Nairobi (Alba Flores), Denver (Jaime Lorente), Rio (Miguel Herrán) e Profesor (Álvaro Morte).

A novidade desta quinta-feira (19) está relacionada a uma informação do Antena 3, canal que produziu as duas primeiras partes de “La Casa de Papel” e vendeu os direitos exclusivos de exibição da terceira à plataforma de streaming.

Segundo o site da televisão espanhola, Úrsula Corberó (Tóquio), Pedro Alonso (Berlim) e Esther Acebo (Mónica Gaztambide) também gravarão novos episódios. A estreia está prevista para 2019. 

Por Notícias ao Minuto

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