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Educação

Crianças compartilham seus talentos e viram professores por um dia

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Educadora conta como desenvolveu um projeto para valorizar as habilidades de cada aluno e estimular a troca de conhecimento em uma turma de 5º ano.

Sou professora de uma turma do quinto ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Doutor Benedito Estevam dos Santos, em São Paulo (SP). Como tenho na sala alguns alunos com deficiência e também com dificuldade de aprendizagem, resolvi montar um projeto para ressaltar a maior habilidade que cada aluno tinha e dei nome de “Eu, professor”.

A ideia principal foi incentivar a pesquisa por um assunto de interesse de cada um, trazer conhecimento para os colegas, desenvolver a oratória diante da sala, saber produzir um projeto e reforçar que todos possuem habilidades a serem aperfeiçoadas e a serem desenvolvidas. Em um contexto atual, em que temos a inclusão como algo vigente, temos que desenvolver habilidades diferenciadas para que todos alunos brilhem e não se sintam diminuídos.

O projeto se divide em algumas etapas. Primeiro, o aluno tinha que pensar em um tema que gostaria de pesquisar e falar para os colegas. A apresentação não deveria ser apenas de forma discursiva, mas o próprio aluno poderia decidir o recurso e a metodologia que seria utilizada para compartilhar esse conhecimento com a turma.

Antes de começar a atividade, expliquei para os alunos como eles deveriam fazer para elaborar um plano de aula com objetivo, conteúdo, recursos e estratégias. Como estávamos em uma sequência didática com o gênero literário “carta de leitor”, pedi para que todos fizessem um plano relacionado a esse mesmo tema, assim eles poderiam tirar possíveis dúvidas antes de executarem seu projeto. Cada um teve que me entregar o seu roteiro dentro do esquema solicitado, incluindo suas expectativas diante daquele trabalho.

“Temos que desenvolver habilidades diferenciadas para que todos alunos brilhem e não se sintam diminuídos”

Depois que os alunos entregaram seus planos de aula, analisei todas as atividades para verificar se alguém precisava de ajuda ou se eu deveria fazer alguma observação. Também fiquei atenta se eles precisavam de algum material. Feito isso, começamos a marcar as datas e o tempo necessário para os trabalhos serem apresentados.

Vale citar alguns exemplos de trabalhos que foram realizados pela turma. Um aluno com laudo de altas habilidades apresentou uma aula sobre sistema solar. Para isso, ele levou um para a sala de aula um planetário feito de metal que foi construído com seu pai. A apresentação feita por uma criança de 10 anos foi muito rica, tanto em conhecimento quanto em recursos.

Uma aluna com Síndrome do Cromossomo 22, deficiente auditiva e com hipótese de dislexia, tem muita habilidade para trabalhar com artes manuais. Com apoio da mãe, ela elaborou uma aula para confecção de flores de papel. A atividade foi regada de muito afeto, aprendizado e cumplicidade. De forma interativa, outra aluna com muita facilidade em geografia montou um jogo de debate sobre os estados e capitais do Brasil. A sala interagiu participou, e eu obtive como resposta uma melhora muito grande nessa disciplina.

Esse trabalho seguirá até o fim do ano e com certeza com muitas novidades e aprendizados. Com esse projeto, foi possível mostrar para cada aluno que, independente da sua dificuldade, todos são capazes de aprender. Cada um possui uma habilidade e irá brilhar, seja na música, no artesanato, com o conhecimento de planetas e ciências da natureza, com a escrita de um bom texto ou com o raciocínio lógico.

por Cristiane Tobias Compri 

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Educação

Pé-de-Meia: saiba se é preciso fazer inscrição e como receber o benefício

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O programa Pé-de-Meia, incentivo financeiro-educacional, entra em vigor este ano para os alunos do ensino médio da rede pública, oferecendo pagamentos anuais de até R$ 3 mil e, ao final, um total de até R$ 9.200 por ciclo.

Com um investimento anual de R$ 7,1 bilhões do Governo Federal, mais de 2,5 milhões de estudantes serão beneficiados.

No entanto, para receber o benefício, os alunos devem atender a critérios como matrícula, frequência escolar mínima de 80%, aprovação nos anos letivos e participação no Enem.

Além disso, devem ter entre 14 e 24 anos e ser de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Estudantes na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) entre 19 e 24 anos também podem ser contemplados, desde que participem do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

As condições de elegibilidade podem ser alteradas anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), que publicará os critérios necessários.

Não é necessário realizar inscrição para o programa; os estudantes devem apenas estar regularmente matriculados no ensino médio na rede pública, ter entre 14 e 24 anos e fazer parte de família inscrita no CadÚnico.

A Caixa Econômica Federal criará automaticamente uma conta digital titular para os estudantes que atendem aos critérios estipulados, facilitando o acesso aos recursos por meio do App Caixa Tem, caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.

Os incentivos incluem pagamento anual de R$ 200 para matrícula, R$ 1.800 por ano para frequência, R$ 1.000 por ano após a aprovação em cada ano letivo e R$ 200 em parcela única para participação no Enem.

Fonte:  NOTÍCIAS AO MINUTO BRASIL

 

           

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Educação

Estudantes começam a receber primeira parcela do Programa Pé-de-Meia

O depósito da parcela única de R$ 200, relativo ao Incentivo-Matrícula, ocorrerá de forma escalonada, conforme o mês de nascimento dos alunos.

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Uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (25), marcará o início dos pagamentos Programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC). O evento começa às 10h. O depósito da parcela única de R$ 200, relativo ao Incentivo-Matrícula, ocorrerá de forma escalonada, conforme o mês de nascimento dos alunos.

·         26 de março: estudantes nascidos em janeiro e fevereiro;

·         27 de março: estudantes nascidos em março e abril;

·         28 de março: estudantes nascidos em maio e junho;

·         1º de abril: estudantes nascidos em julho e agosto;

·         2 de abril: estudantes nascidos em setembro e outubro;

·         3 de abril: estudantes nascidos em novembro e dezembro.

Segundo o MEC, o Incentivo-Matrícula será creditado em contas digitais abertas automaticamente pela Caixa Econômica Federal em nome dos alunos.

No caso de o estudante do ensino médio público contemplado ser menor de idade, será necessário que o responsável legal o autorize a movimentar a conta, para sacar o dinheiro ou usar o aplicativo Caixa Tem. Esse consentimento poderá ser feito em uma agência bancária da Caixa ou pelo aplicativo Caixa Tem. Se o aluno tiver 18 anos ou mais, a conta já estará desbloqueada para utilização do valor recebido.

O incentivo é pago apenas uma vez ao ano, ainda que o estudante faça transferência de matrícula entre escolas ou redes de ensino no mesmo ano letivo.

Porém, o aluno que abandonou a escola e voltou a estudar ou que foi reprovado naquela série terá direito ao Incentivo-Matrícula da respectiva série apenas mais uma vez, durante o período de permanência no ensino médio, esclarece o MEC.

Para fazer o depósito deste primeiro incentivo, o MEC se baseará em informações enviadas pelas redes de ensino dos municípios, estados e do Distrito Federal entre 29 de fevereiro e 8 de março deste ano, por meio do Sistema Gestão Presente (SGP), conforme previsto na Lei 14.818/2024.

O não compartilhamento das informações sobre os estudantes matriculados nas respectivas redes de ensino poderá impactar o pagamento dos incentivos relativos ao período em que as informações não foram compartilhadas.

Para quem não for contemplado neste primeiro período, o MEC informa que se ocorrerem correções e atualizações das informações referentes à matrícula, por parte das redes públicas de ensino médio, entre 9 de março e 14 de junho, o pagamento do Incentivo-Matrícula poderá ser feito até 1º de julho.

O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, destinado a promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. Por meio do incentivo à permanência escolar, o programa quer democratizar o acesso e reduzir a desigualdade social entre os jovens do ensino médio, além de promover mais inclusão social pela educação, estimulando a mobilidade social.

O Pé-de-Meia prevê o pagamento de incentivo mensal de R$ 200, que pode ser sacado em qualquer momento, além dos depósitos de R$ 1.000 ao final de cada ano concluído, que só poderão ser retirados da poupança após a conclusão do ano letivo. Se consideradas as dez parcelas de incentivo, os depósitos anuais e ainda o adicional de R$ 200 pela participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na última série, os valores podem chegar a R$ 9.200 por aluno.

Os estudantes com dúvidas sobre o Pé-de-Meia podem acessar uma seção de Perguntas Frequentes sobre o programa no portal do MEC. Outros canais são o Fale Conosco do MEC (telefone 0800 616161) e o portal de atendimento, por meio da opção 7 e seleção do assunto Programa Pé-de-Meia.

Foto  Shutterstock

Por Agência Brasil

           

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Educação

OAB-PE com 2 mil bolsas integrais de pós-graduação em Direito previdenciário e trabalhista

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Estão abertas as inscrições para os advogados pernambucanos concorrerem a duas mil bolsas integrais de pós-graduação em Direito Trabalhista e Previdenciário.

A iniciativa integra a 2ª edição do maior programa de pós-graduação gratuito da advocacia brasileira, lançado pela Escola Superior de Advocacia Nacional do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (ESA Nacional/CFOAB) em parceria com a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP).

Em Pernambuco, a partir de parceria também com a Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE) da OAB Pernambuco, estão sendo oferecidas 2 mil bolsas de estudos integrais para a advocacia pernambucana para o curso de pós-graduação Lato Sensu em “Prática em Advocacia Trabalhista e Previdenciária”, na modalidade a distância, oferecido pela Faculdade de Direito da FMP do Rio Grande do Sul.

No País, são mais de 10 mil bolsas. As inscrições, com regras em edital público, podem ser realizadas até o dia 31 de março de 2024, no site da ESA Nacional – esa.oab.org.br.

           

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