Conecte-se Conosco

Cultura

Cultura: 100 anos de história do apostolado da oração da paróquia de São José do Belmonte

Publicado

em

No início do século XX um grande fato marca a vida da Igreja Católica da cidade de Belmonte, qual seja: a fundação do Apostolado da Oração.

Em 1914, toma possa na Paróquia de Belmonte o Padre Manoel Firmino Pinheiro. Nessa época, a Igreja Católica, em especial, viveu momentos de muita tristeza. Além da Primeira Grande Guerra, sentiu o falecimento, a 20 de agosto de 1914, do papa Pio X, o “Papa da Eucaristia”. A 31 de setembro, foi nomeado pelo colégio de cardeais o papa Bento XV.

Padre

Padre Manoel Firmino Pinheiro, foi o idealizador e fundador do Apostolado da Oração na Paróquia de São José do Belmonte em 1915.

O ano de 1915 começou e desenrolou-se com as incertezas geradas pela Grande Guerra, mas com muitas orações na Matriz de São José e em outras Igrejas do mundo. A 13 de junho, o Padre Manoel Firmino Pinheiro, em contato direto com os fiéis, após a missa, inicia a primeira ação para fundação do Apostolado da Oração, através de uma reunião para criação do referido grupo. Padre Manoel Firmino foi seu idealizador, ele que se dedicou, com intenso esforço e zelo catequético, em um período em que nossa cidade sofria com a contenda familiar entre Carvalhos e Pereiras e com o temor ante o início da Primeira Guerra Mundial, um dos momentos mais tristes da história do planeta Terra e da comunidade humana. Tempo de terror, de desespero, de morte. Por outro lado, exatamente em função de uma iniciativa tão oportuna, esperanças foram renovadas em Belmonte, com a fundação da associação do Apostolado da Oração. De início, Padre Manoel Firmino conseguiu a adesão de muitas senhoras das mais distintas famílias da Paróquia como zeladoras e formou a Diretoria do Apostolado da Oração, sendo escolhida como 1ª Presidente Maria Nogueira de Carvalho (dona Sinhara); Vice-Presidente Maria Nunes da Silva; Secretária Raquel Leonelina Pires de Alencar (dona Sinhazinha); Tesoureira Alexandrina de Oliveira Moura; Zeladoras: Albertina Gomes Ferraz, Luíza dos Santos Barros, Ana da Assunção Pires, Antônia Cavalcanti de Carvalho, Joana da Glória Moura, dona Jardilina Ferraz, dona Cosma Maria da Conceição dentre muitas outras.

No domingo, 24 de outubro de 1915, aconteceu a instalação oficial do Apostolado da Oração e a solenidade de consagração das zeladoras. A solenidade contou com grande participação dos fiéis, havendo algumas crianças recebido a primeira comunhão. Nesse dia, houve a consagração solene de 20 associados e nomeado o Padre Manoel Firmino para ser o diretor local do Apostolado, o qual em ato solene, consagrou a cidade de Belmonte ao Sagrado Coração de Jesus. Em 06 de novembro de 1915 ocorreu a primeira reunião mensal e, em 27 de agosto de 1916, foi aprovado o Estatuto do Apostolado da Oração da Paróquia de São José de Belmonte.

Imagem

Imagem centenária do Sagrado Coração de Jesus,
venerada na Igreja Matriz de São José, doada em
1915 pelo capitão Manoel Mariano de Menezes.

Com a chegada da imagem do Coração de Jesus vinda do Recife, o Apostolado da Oração realizou no dia 24 de outubro de 1915, com todo o esplendor, a 1ª FESTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS da Paróquia de São José de Belmonte, com procissão, Missa, fogos, repique de sinos, animados pela Sociedade Musical “Euterpina Belmontense”.

A belíssima imagem do Sagrado Coração de Jesus é a mesma que se venera até hoje na Matriz de São José. Foi doada pelo fazendeiro o capitão Manoel Mariano de Menezes.

Zeladoras

Zeladoras e Associados do Apostolado da Oração da Paróquia de São José do Belmonte.

Toda essa bonita história que começou na Matriz de São José está relatada no livro intitulado “APOSTOLADO DA ORAÇÃO DA PARÓQUIA DE SÃO JOSÉ DO BELMONTE – 100 ANOS DE HISTÓRIA 1915/2015” de autoria de Valdir Nogueira e pode ser adquirido na Secretaria da Paróquia localizada à Praça Pires Ribeiro, centro da cidade de São José do Belmonte. A renda obtida com as vendas dos livros será destinada as obras da Paróquia de São José.

Por Valdir José Nogueira de Moura
Colunista Cultural do Blog do Silva Lima

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

Shakira deixa parafernálias de lado em turnê mais roqueira

Publicado

em

Colombiana se apresenta no domingo, em São Paulo, em noite esgotada, e na terça, em Porto Alegre

última vez em que Shakira cantou no Brasil foi em 2014, no fim da Copa do Mundo, a dias do 7 a 1. A colombiana volta ao país neste domingo (21), em São Paulo, a dias da eleição presidencial.

A cantora aprecia instantes históricos? Vai falar sobre política, como o fez recentemente o britânico Roger Waters, ex-Pink Floyd? O disco mais recente cita o medo do envelhecimento ou crises no relacionamento com o namorado e também celebridade Gerard Piqué, jogador de futebol do Barcelona?

Não foi possível fazer as perguntas; a colombiana negou entrevistas e preferiu guardar suas interações com o público local para as redes sociais.

Nelas, vê-se pistas de uma turnê mais nua, sem tanta parafernália. Ótima cantora, Shakira tira proveito disso: aos 41 anos, dança a valer e explora raízes roqueiras em guitarras bem tocadas e camisetas de grupos como Def Leppard.

O repertório parte de temas novos, como “Chantaje”, que divulgam o disco “El Dorado” (2017), o 11º dela. Mas há hits antigos, como “Hips Don’t Lie” e “Estoy Aquí”, de 1995.

A turnê já passou por Europa, Estados Unidos e México. Depois, visita Argentina, Chile, Equador e, afinal, Colômbia.

A recepção deve ser calorosa: há sete anos sem ver ao vivo a cantora, que se dedicava à maternidade, a América Latina é a base do status de superestrela de Shakira, e a região que mais recebe suas ações de filantropia por educação infantil.

SHAKIRA – EL DORADO WORLD TOUR

Quando: Dom. (21): 21h, em São Paulo (ingressos esgotados), e ter. (23), 21h, em Porto Alegre.

Onde: Allianz Parque – av. Francisco Matarazzo, 1.705, São Paulo, s/ tel, no domingo (21), e Arena do Grêmio – av. Padre Leopoldo Brentano, 110, Porto Alegre, s/tel. Ter. (23): 21h, na terça (23).

Preço: Ingressos esgotados em SP. Em Porto Alegre: ingr.: R$ 115 a R$ 500, pelo myticket.com.br.

Classificação: 16 anos.

POR FOLHAPRESS

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Cultura

‘New York Times’ pede que Caetano explique o Brasil aos americanos

Publicado

em

O jornal encomendou um texto ao cantor e compositor

Diante do momento nebuloso que vive o Brasil, com uma eleição presidencial confusa e em pé de guerra, muita gente no exterior tem dificuldade para entender o que se passa no país sul-americano.

Por conta disso, o jornal “The New York Times”, dos Estados Unidos, convidou Caetano Veloso para tentar explicar o Brasil aos americanos.

De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, o cantor e compositor baiano está escrevendo um artigo que será publicado em breve no “NYT”.

Por Notícias ao Minuto

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Cultura

Shakira é orientada a não mencionar eleições em shows no Brasil

Publicado

em

O ex-Pink Floyd, Roger Waters foi vaiado por grande parte do público ao apresentar a hashtag #EleNão no telão, durante show em São Paulo

Depois do ex-líder do Pink Floyd, o artista Roger Waters ter sido vaiado e xingado durante show realizado no estádio Allianz Parque, no último dia 9 de outubro, em São Paulo, quando exibiu a hashtag #EleNão no telão.

Segundo informa o colunista Ancelmo Gois do jornal ‘O Globo’, a cantora colombiana Shakira que se apresentará no Brasil, São Paulo no dia 21 e em Porto Alegre no dia 23, teria sido orientada pela produção do espetáculo a não se envolver nas eleições presidenciais do país.

Por Notícias ao Minuto

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending