Conecte-se Conosco

Destaque

Deficiência física e uso de próteses: saiba mais as doenças que podem influenciar essa condição

Publicado

em

 

Dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que cerca de 23% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência.  No caso da deficiência motora, como também é conhecida, a pessoa apresenta limitação parcial ou completa em algumas partes do corpo como os braços ou as pernas e podem precisar de prótese, além de acompanhamento com um fisioterapeuta e um psicólogo após o diagnóstico médico. Enquanto algumas pessoas a desenvolvem por causa de fatores não previstos como acidentes, outros diagnósticos surgem a partir de doenças e em algumas situações, a pessoa precisa ter apoio de algum recurso como as próteses.

Algumas doenças têm maior probabilidade de causar esse tipo de problema que pode vir a exigir o uso de próteses, que podem ter diferentes funções e funcionamento.

  1. Lesão medular: deficiência física e prótese

De acordo com a Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR) não há uma causa única para que a deficiência física apareça, no entanto, algumas doenças aumentam os fatores de risco. Uma delas é a chamada lesão medular, que é um ferimento na medula espinhal, localizada na coluna e que, entre outras funções, interfere diretamente no movimento do corpo.

A lesão medular pode ser consequência de quedas, infecções, acidentes e outros traumas. Na prática, ferir a lesão medular é ferir também a coluna vertebral que a protege e que, juntamente com os músculos, sustentam o corpo, promovendo o equilíbrio e o movimento.

Uma pessoa que tem a medula lesionada pode ficar tetraplégica (quando os membros inferiores e superiores e o tronco ficam comprometidos) ou paraplégica (quando as lesões atingem o movimento das pernas). Para auxiliar pacientes em suas rotinas, alguns países como os Estados Unidos já autorizam a comercialização de próteses como os chamados exoesqueletos que com um aparelho motorizado nas pernas permite que o paraplégico ande, sente e até faça pequenas caminhadas.  Em 2014, a abertura da Copa do Mundo, no Brasil foi marcada por um jovem que deu um chute na bola usando um exoesqueleto, neste caso, desenvolvido pela equipe do neurocientista Miguel Nicolelis.

  1. Paralisia cerebral: rubéola, toxoplasmose e outras doenças que podem exigir prótese

Apesar do nome paralisia cerebral, este tipo de doença causa deficiência física e pode afetar e até atrofiar partes do corpo fundamentais para a coordenação motora.

Não existe um motivo para a paralisia cerebral e a deficiência física causada por ela, mas complicações na hora do parto, desnutrição materna e rubéola – doença viral transmitida de pessoa para pessoa, por meio do espirro ou tosse – podem desenvolver a deficiência.

Dependendo do local do cérebro, da forma de lesão e do número de células atingidas, a paralisia causa desequilíbrio muscular, dificuldades na força, no equilíbrio e na locomoção além de outros comprometimentos.

Nos casos físicos em que há necessidade, o uso de próteses conhecidas como órteses é bastante comum. Em casos mais graves, como os tetraparéticos que podem afetar braços e pernas, este material pode minimizar ou impedir de forma precoce as deformidades.

Quando são afetados o movimento de um braço e de uma perna em um lado de corpo, os chamados hemiparéticos, a prótese pode diminuir e minimizar os impactos dos encurtamentos musculares e da caminhada da pessoa.

  1. Amputação: diabetes e uso de prótese

Além de acidentes ou infecções incontroláveis, o diabetes é uma doença que pode causar a amputação dos membros Isto porque o diabetes afeta neurologicamente a sensibilidade das extremidades inferiores de partes como o pé e causa um grande risco de infecções devido a fragilidade do sistema imunológico do paciente.

Quando os médicos ficam sem outra alternativa e a amputação é a única opção para manter a vida do paciente sem necrosar o tecido e afetar outras partes do corpo, o uso de prótese, sobretudo nas pernas é bem comum.

Dependendo do caso, a amputação pode representar uma das únicas chances de a pessoa voltar a andar e ter uma rotina de vida normal apesar das limitações.

Com a tecnologia, as próteses de hoje, podem ser feitas em silicone ou com outros materiais que sejam compatíveis com o corpo e a sensibilidade da pessoa e são planejadas de forma que se encaixem e sejam aceitas por aquele corpo.

Com o material de silicone, a prótese permite movimentos mais naturais e leves e os pacientes também podem usar calçados padrão, caminhar descalços e até fazer outras atividades.

Além de todas estas doenças e da deficiência física, vale lembrar que não só próteses, mas outros avanços tecnológicos podem ajudar as pessoas com deficiência a viver, se reinserir no mercado de trabalho e melhoram a qualidade de vida. Um exemplo claro de como a tecnologia pode ajudar pessoas com deficiências, sejam elas quais forem, é o “eyeborg”, um sensor capaz de interceptar as frequências de luz e transformá-las em frequências acústicas que foi criado por Neil Harbisson, artista norte americano portador de acromatoposia, uma doença que faz com que ele enxergue só duas cores.

Outro exemplo de como a tecnologia tem contribuído cada vez mais para a evolução das próteses é a criação da i-limb, a primeira mão biônica, considerada uma das 50 melhores invenções de 2008 pela revista americana Time. Coberta por uma camada de silicone que assemelha à pele, a prótese, criada pela empresa Touch Bionics, dispõe de cinco dedos capazes de movimentação independente.

(Fonte: Agência digital emarket – www.emarket.ppg.br – Bruna Marins Oliveira – Jornalista – Foto meramente Ilustrativa)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Acompanhe as ocorrências policiais ocorridas na área do 8º BPM, nesta segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019.

Publicado

em

Acompanhe as ocorrências policiais ocorridas na área do 8º Batalhão de Policia Militar (sede Salgueiro) durante as 24 horas desta segunda-feira, 21 de Janeiro de 2019.

(HOMICÍDIO)

 Município         : Terra Nova -PE

Local                 :Praça Cel. Jeremias, Parente de Sá, Centro;

Data/hora         : 2114400JAN2019;

Vítima        :Paulo Gonçalves da Silva, 36 anos;

Endereço         :Praça São Sebastião, Centro, Terra Nova-PE;

B.O Nº               : M10268232/2019        

Resumo            :Policiais Militares do 8º BPM durante Operação de Combate ao CVLI, foram acionados para averiguarem uma ocorrência de homicídio. Chegando ao local, constataram o fato, encontrando o corpo da vítima no chão, com perfurações causadas por disparo de arma de fogo. Segundo informações de testemunhas, os autores não identificados do crime estavam em uma moto HONDA BROS, cor vermelha, placa não informada. A vítima era um detento em regime condicional.  Foram realizadas diligências com o fim de localizar os acusados, mas não houve êxito. A ocorrência foi encaminhada à DPC local onde foi instaurado Inquérito.Lat-8.230508; Long.-39.375169.

(POSSE DE ENTORPECENTE)

Município         : Salgueiro -PE

Local                 :Rua Antonio Henrique P. Calou, Nossa Senhora das Graças, Salgueiro-PE;

Data/hora         : 212030JAN2019;

Imputado         :Hiago Lucas da Conceição, 21 anos ;

Endereço         :Rua Pantaleão, Nossa Senhora das Graças, Salgueiro-PE;

B.O Nº               : 014/2019       

Resumo            : Policiais Militares do 8º BPM, durante a Operação Combate ao CVLI, quando em rondas e abordagens, observaram o imputado jogando um objeto no chão, momento em que o policiamento verificou do que se tratava, constatando que era uma porção de maconha, pesando aproximadamente 50 gramas. Diante o exposto o imputado foi conduzido à DPC local para as medidas cabíveis, onde foi confeccionado um TCO em seu desfavor. (Com Informações do 8º BPM)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Terra Nova-PE: Bado David, presidente da Câmara de Vereadores, participa de reunião com demais parlamentares do município

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira (21), o presidente da Câmara de vereadores do município de Terra Nova-PE, participou de uma reunião na Casa Legislativa do município, juntamente com os demais vereadores, e na ocasião, foram tratados assuntos de interesse de todos os parlamentares, como também, de toda a população terra-novense.

No ápice da reunião, houve o alinhamento e entendimento entre as partes, com o intuito de fazer prevalecer a harmonia, transparência e união entre todos os parlamentares, durante o período legislativo.

Houve também, a formação das 4 (quatro) comissões permanentes que, constitucionalmente, há a necessidade para que aconteça um trabalho sério, com pareceres legais e técnicos, em todos os projetos que tramitarão naquela casa legislativa durante o ano em curso.

A Presidência da Câmara Municipal de Terra Nova, sob o comando de Bado David, definiu, na última terça-feira (15), o calendário de sessões do mês de fevereiro de 2019. Os parlamentares retornarão do recesso no dia 07 de fevereiro, quando acontecerá a primeira sessão ordinária sob o comando da nova Mesa Diretora.

Durante o mês de fevereiro, ainda haverá sessões nos dias 14 e 28. As reuniões acontecem às 9:30h, no Plenário Eduardo Callou, sede da Câmara Municipal de Terra Nova e toda a população está, desde já, convidada a comparecer às sessões plenárias.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Vereador George Arraes Presidente da CMS, visita sede da Fundação Altino Ventura em Recife

Publicado

em

Diante dos rumores de que a Fundação Altino Ventura (FAV) estaria prestes a fechar as portas em Salgueiro, o presidente da Casa Epitácio Alencar, vereador George Arraes, esteve em Recife no último fim de semana e visitou a sede da entidade. Na oportunidade, conversou com o Gerente Administrativo da FAV, Francisco Galvão, e retornou para Salgueiro com informações acalentadoras.

Segundo o vereador, Francisco garantiu que a Fundação Altino Ventura continuará a funcionar na cidade e somente ficou de recesso no período de 15 de dezembro a 15 de janeiro, mas já retomou as atividades. George assegura que Salgueiro não perdeu a unidade da FAV para Serra Talhada, porém, destaca que a prefeitura daquela cidade fornece mais condições para o funcionamento da instituição.

“Não perdemos a FAV para Serra Talhada, o que aconteceu foi que o prefeito de Serra Talhada em uma ação proativa fez um convênio direto da prefeitura com a FAV onde o mesmo fez um termo de cessão por 20 anos de um prédio público e custeia a FAV pagando água, energia e segurança, além de ter firmado convênio com o Governo Federal onde conseguiu na íntegra os recursos para custear todas as despesas da Fundação Altino Ventura em Serra Talhada”, explicou. Do Blog Alvinho Patriota

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending