Conecte-se Conosco

Destaque

Distúrbio auditivo pode afetar desenvolvimento da fala em crianças

Publicado

em

Veja os sintomas que se deve ter atenção

Muitas crianças apresentam dificuldade para ouvir, compreender o que se escuta ou até mesmo entender ordens e raciocínios complexos. A raiz desses problemas, que podem interferir no desenvolvimento dos pequenos e até de seu círculo social, pode ser o chamado Distúrbio do Processamento Auditivo (DPA).

Quando possui o distúrbio, a criança tem dificuldade de reconhecer diferenças entre os sons das palavras e não consegue processar e compreender perfeitamente o que se fala. “O processamento auditivo não está ligado apenas à capacidade de ouvir os sons, mas sim com a interpretação deles através dos estímulos. Não é só o ouvido, mas todo um sistema de compreensão”, explica a presidente do Departamento Científico de Otorrinolaringologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), Renata Di Francesco.

A doença é, muitas vezes, associada ao Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) por conta dos sintomas parecidos, como a dificuldade de aprendizado. Segundo Renata, alguém com TDAH pode apresentar maus resultados em um teste de DPA, mas um problema não é necessariamente causa do outro.

“É claro que se a pessoa não ouve e interpreta bem, ela pode ser considerada distraída, mas não é tão simples assim. Às vezes, a criança tem o distúrbio auditivo por outras causas. Para isso, é muito importante a interpretação dos testes por especialistas”, alerta.

Entre as principais causas do DPA estão distúrbios neurológicos, privações da audição durante a infância – como infecções no ouvido, que fazem o cérebro armazenar informações distorcidas, problemas no nascimento (prematuridade e baixo peso, por exemplo) ou comprometimento do nervo auditivo. Para prevenir, é importante acompanhar a evolução da audição, fazer os testes ao nascer e evitar infecções.

O indícios de que a criança pode apresentar o distúrbio começam a ser percebidos após recorrentes problemas de aprendizado, principalmente na alfabetização, leitura, e compreensão, na dificuldade de entender ordens, atraso na fala e troca de fonemas. Não existe idade precisa para avaliação, mas as crianças costumam responder melhor aos testes entre seis e sete anos.

“Quem sofre do problema também acha difícil contar histórias e piadas e evitam conversas longas, em especial ao telefone. Frequentemente, solicitam a repetição do que se fala, usam ‘hã? quê?’. São, em geral, crianças distraídas, com pobre habilidade musical, dificuldades em decorar letras musicais e ritmos”, avalia a especialista.

O diagnóstico do DPA é dado por um médico, enquanto a terapia, que pode envolver treinamento auditivo ou multidisciplinar, é conduzida por um fonoaudiólogo. A grande maioria das pessoas supera as dificuldades, vivendo normalmente, salvo casos em que existam outras doenças associadas.

De acordo com o site do Instituto Ganz Sanchez, deve fazer o teste quem apresenta os seguintes sintomas:

– Dificuldade de aprendizado e/ou para ler e escrever

– Troca de letras para falar, ler ou escrever;

– Dificuldade de memorização;

– Desatenção e/ou distração;

– Cansaço rápido quando está assistindo a aulas ou palestras;

– Agitação e/ou inquietação;

– Dificuldade para ouvir e prestar atenção em ambientes ruidosos;

– Pedir para repetir (“o quê?”, “hã?”) ou dizer “não entendi”;

– Parecer não ouvir/entender bem;

– Demora para escutar e/ou compreender o que foi dito;

– Dificuldade em conversas com muitas pessoas ao mesmo tempo;

– Dificuldade para localizar de onde o som está vindo;

– Dificuldade para realizar uma sequência de tarefas que lhe foi solicitada.

Por Estadão Conteúdo.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Belmonte: Assista o pronunciamento emocionado do Ver Zeca do Carmo, eleito novo presidente da CMSJB

Publicado

em

Em um pronunciamento emocionado o vereador Zeca do Carmo, eleito na noite de ontem(18) novo presidente da Câmara Municipal de São José do Belmonte, uso a tribuna daquela casa legislativa para agradecer aos 7 (sete) vereadores que votam com ele na eleição da nova mesa diretora.

Em suas palavras após os agradecimentos aos vereadores que votaram com ele, Zeca disse que “essa é uma das melhores noites da minha vida, que era um sonho, que está nesta caminhada desde o ano de 2000, ou seja a 18 anos” e disse ainda que “a partir de Janeiro, irá mostrar ao povo o que estiver certo e também o que estiver errado”.

Veja abaixo o pronunciamento do Vereador Zeca do Carmo, novo presidente da Câmara Municipal de São José do Belmonte, a partir de 1 de Janeiro de 2019.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Belmonte: Vereadores Evandro, Cleiton e Pablo, emitem nota

Publicado

em

NOTA
Nossa bandeira é São José do Belmonte

O Vereador Evandro Gonçalves, Pablo de Laerte e Cleiton Benjamim, vem em nota esclarecer para a população de nossa cidade que a eleição ocorrida na Câmara Municipal DEVE SER VISTA apenas como um processo cívico-político de caráter democrático, onde foram escolhidos os membros da mesa diretora para o biênio 2019/2020. Que este processo jamais deve figurar como sendo um processo de rupturas ou para ser usado por grupos políticos para disseminar discursos desconstrutivos que em nada favorecem ao esforço que a Câmara tem feito nestes dois últimos anos, sempre votando e de forma unânime tudo aquilo que é bom para a sociedade belmontense, independentemente se o Executivo Municipal tem ou não maioria, pois o que importa para os 13 vereadores da casa é que os projetos aqui chegados tenham caráter isonômico e impessoal.
Queremos dizer ainda que o Legislativo e o Executivo são poderes distintos e harmônicos, que devem continuar trabalhando para o bem da nossa cidade, inclusive porque os vereadores são capacitados, experientes, proativos, democráticos e sensíveis às necessidades da população.
Queremos deixar bem claro a população que não existe rompimento algum com a Gestão do prefeito Romonilson Mariano, apenas porque democraticamente exercemos o direito de decidir internamente por uma nova direção interna, fortalecendo o caráter da independência do poder Legislativo, o que prova que não podemos ser vistos como “um puxadinho da Prefeitura” como bem disse o nosso presidente eleito Zeca.
Temos o caráter indivisível das nossas convicções e opções políticas e o diálogo é que devem marcar as relações entre os dois poderes. Acreditamos que estamos no caminho certo. Disseram os vereadores Evandro Gonçalves, Pablo de Laerte e Cleiton Benjamim.
Queremos parabenizar com muita alegria e respeito mútuo o presidente eleito Zeca Moura, o vice Evandro Gonçalves e os secretários Paulo Pereira e Zé Lucas, pois representam juntos com os demais vereadores da casa o espírito de trabalho, zelo e dedicação pela coisa pública. Parabenizar ainda a mesa diretora atual, por todas as realizações e conquistas dos dois primeiros anos. Disseram ainda os vereadores.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Belmonte: Vereador Zeca do Carmo foi eleito presidente da CMSJB para o biênio 2019/2020

Publicado

em

O vereador Zeca do Carmo(PR) foi eleito presidente da Câmara Municipal de São José do Belmonte-PE, para a legislatura de 2019/2020.

Zeca que está no seu terceiro mandato e que faz parte do grupo político do deputado estadual Rogério Leão e do ex-prefeito Marcelo Pereira, disputou a eleições da câmara municipal com chapa única e teve 8 (oito) dos 13 (treze) votos dos vereadores da do poder legislativo belmontense, 5 (cinco) vereadores votaram em branco.

Zeca se elegeu com o apoio de vereadores que foram eleitos pela base do atual prefeito. Nas eleições de 2016 o grupo da oposição fez apenas 5 (cinco) vereadores, Paulo Pereira, Júnior de Erles, Zeca do Carmo, Ramon Feitosa e Erik Diniz, desses provavelmente dois votaram em branco e provavelmente 4 (quatro) que se elegeram em 2016 pelo grupo de Romonilson, devem ter votado com Zeca do Carmo.

Segundo o novo presidente, que irá assumir em 1º de Janeiro de 2019, ele disse ao Blog do Silva Lima, que quer fazer uma gestão de coalizão, ouvindo seus colegas e pares em busca do que for melhor para o parlamento belmontense e irá contar com o apoio de todos os vereadores e principalmente da nova mesa diretora que é composta pelos seguintes vereadores: Zeca do Carmo (presidente), Evandro da Águas Sertões (Vice-presidente), Paulo Pereira (1º Secretário) e Zé Lucas (2º secretário).

Administrar uma Cidade sem ter o apoio da maioria dos vereadores e ainda ter como presidente da Câmara Municipal um vereador da oposição, não é nada confortável para qualquer gestor. 

As coisas devem mudar na atual gestão em são José do Belmonte-PE, nos anos de 2019 e 2020.

Veja na foto abaixo os vereadores que votaram para eleger o vereador Zeca do Carmo presidente da CMSJB no biênio 2019/2020.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo
Propaganda

Trending