Conecte-se Conosco

Educação

Em projeto de leitura e escrita, turma de 4º ano recebe visita de carteiro

Publicado

em

Professora conta como desenvolveu projeto para incentivar a escrita e ainda possibilitar o contato da turma com culturas de diferentes países.

Sou professora dos anos iniciais do ensino fundamental em duas turmas da Escola SESC, em Macaíba (RN). Nesse percurso, já pude desenvolver muitas atividades interessantes com as crianças, como foi o caso do projeto de leitura e escrita.

Um projeto bastante significativo foi encerrado recentemente na turma do 4° ano. Intitulado “Uma viagem a povos distantes”, ele foi inspirado no livro “Cartas a Povos Distantes”, do escritor Fábio Monteiro. As crianças se envolveram de tal maneira, que ainda desenvolvemos um novo projeto, chamado “Uma viagem a povos distantes II: Rumo ao Egito”.

“Sem sair de casa” foi a frase motivacional para esse trabalho, pois um dos personagens do livro diz “posso conhecer outras culturas sem sair de casa”. No primeiro projeto, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer a cultura de outros países por meio de pesquisas, slides e vídeos. Também aprofundamos conhecimentos sobre o nosso país.

Na ocasião, ainda trabalhamos um novo gênero textual. A turma escreveu e enviou cartas para familiares e para crianças de uma comunidades da zona rural de Macaíba. Recebemos também a visita do carteiro, que conversou com a turma sobre a história do correio.

Diante de toda essa experiência, avanços significativos foram observados, tanto na leitura, quanto na escrita. O projeto despertou nas crianças o interesse de continuar a escrever para familiares e amigos.

A possibilidade de conhecer outras culturas (de países como China, Portugal, México, Estados Unidos, Espanha) também encantou a turma. Como um dos personagens do livro “Cartas a Povos Distantes” reside em Luanda, capital de Angola, também abordamos informação sobre essa capital, cantamos e dançamos uma canção africana na apresentação do projeto.

Agora, lá vamos nós, rumo ao Egito. Motivadas pelo primeiro projeto, as crianças decidiram criar uma história e levar um novo tripulante para a viagem: o menino Vicente, lá do sertão da Paraíba (personagem fictício criado por elas).

É importante frisar que as crianças são autoras dos projetos, pois elaboram a justificativa, os objetivos e as etapas prováveis. Como professora, eu apenas fiz intervenções quando eram necessárias.

Para compartilhar essa experiência, enviei um e-mail ao escritor Fábio Monteiro, e ele pediu que enviássemos uma carta da turma, que certamente retornaria. Posso dizer que a emoção toma conta de mim sempre que relato esse projeto e conto a proporção que ele vem tomando.

Quem me motiva a desenvolver esses trabalhos são as crianças, que estão sempre em busca de algo novo e desafiador. Outra coisa interessante que podemos notar é que essa geração que frequenta as salas de aulas também não é mais a mesma. Para ser um professor inovador é preciso saber que muita coisa mudou. É nessa perspectiva que pretendo inovar cada vez mais na minha prática.

por Josefa Lucila Felix Moreira

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.


Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Educação

Sisu 2019 tem 14.284 vagas em seis instituições de Pernambuco

Publicado

em

Para o primeiro semestre de 2019, seis universidades pernambucanas oferecem 14.284 vagas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Podem participar os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e não tiraram nota zero na prova de redação. As inscrições têm início nesta terça-feira (22), através da página do Sisu, e vão até a sexta-feira (25).

Em todo o país, são oferecidas 235.461 vagas em 129 instituições de ensino superior. As oportunidades em Pernambuco represantam 6% do total oferecido.

As vagas são para a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade Federal do Vale de São Francisco (Univasf), o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e o Institituto Federal do Sertão de Pernambuco (IFSertão).

IF Sertão

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão de Pernambuco (IF Sertão), têm 442 vagas disponíveis em seis campi, nas cidades de Santa Maria da Boa Vista, Floresta, Serra Talhada, Salgueiro e Petrolina.

As vagas são para agronomia (30), viticultura e enologia (35), alimentos (62), física (125), sistemas para internet (30), computação (30), química (30), engenharia civil (35), gestão da tecnologia da informação (25) e matemática (40).

UFRPE

Na Universidade Federal Rural de Pernambuco, são disponibilizadas 3.980 vagas, distribuídas em 55 cursos. São 2.100 oportunidades no campus de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife; 560 na Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), no Agreste; 720 na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), no Sertão; e 600 na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA),na Região Metropolitana.

Para concorrer, é necessário não ter tirado zero na redação do Enem. Notas de outras edições da prova não são aceitas.

Segundo a UFRPE, a novidade neste ano é o curso de engenharia ambiental, que oferta 80 vagas, sendo 40 no primeiro semestre. Houve também um aumento no número de vagas no curso de bacharelado em gastronomia, que subiu de 40 para 60. A instituição não mudou os pesos das áreas para o cálculo da nota dos candidatos. (Do Nill Jr)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Educação

IF Sertão-PE de Petrolina e Salgueiro, estão com inscrições abertas para cursos

Publicado

em

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para o preenchimento de vagas em cursos do IF Sertão-PE em Petrolina e Salgueiro, no Sertão do estado.

As oportunidades são para transferência interna, externa, reingresso de outra Instituição, professor da rede pública e portador de diploma.

Entre os cursos disponíveis estão Gestão de Tecnologia da Informação, Tecnologia em Alimentos, Licenciatura em Química, Física, Música e Computação, Viticultura e Enologia, Agronomia e Sistemas para Internet dos campi Petrolina, Petrolina Zona Rural e Salgueiro.

Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de fevereiro no site.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Educação

Campus Salgueiro do IF Sertão-PE oferece cursos de Programação em Jogos e Robótica

Publicado

em

No último fim de semana, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IF Sertão-PE divulgou o Edital n° 05/2019, referente à abertura do processo seletivo para o preenchimento de 360 vagas dos cursos de Programação em Jogos e Robótica do projeto Academia HackTown. Voltados para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, os cursos são oferecidos na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC).

O Campus Salgueiro tem 120 vagas disponíveis, distribuídas entre as modalidades Kids 0 (idade entre 7 a 8 anos), Kids I (entre 9 e 10 anos), Kids II (entre 11 e 12 anos), Teens Júnior (entre 13 e 14 anos) e Teens (de 15 a 17 anos). Para participar é preciso estar regularmente matriculado a partir do Ensino Fundamental, prioritariamente em escolas públicas.

A inscrição é gratuita e pode ser feita exclusivamente pela internet, neste site, até o dia 15 de fevereiro. Após preencher todas as informações do formulário, o candidato ainda precisa entregar os comprovantes em envelope lacrado, com cópia da prova de inscrição colada na frente do envelope.

O processo seletivo vai ser realizado em fase única, através da análise da documentação exigida no edital. O resultado será divulgado no dia 26 de fevereiro e os cursos devem começar no dia 11 de março. Do Blog Alvinho Patriota

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending