Conecte-se Conosco

Destaque

Entenda como se deu o impasse sobre a soltura de Lula

Publicado

em

 

Veja abaixo o que aconteceu desde a sexta até a noite deste domingo (8), quando houve o desfecho do caso.

vaivém de decisões sobre a libertação ou não do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou ainda na última sexta-feira (6), quando deputados do PT protocolaram um pedido de habeas corpus ao petista.

A celeuma só teve fim na noite de ontem (8), após mais de nove horas de impasse no Judiciário. O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, manteve a prisão do ex-presidente, colocando fim ao confronto de decisões dos desembargadores Rogério Favreto e João Pedro Gebran Neto.

Em seu despacho, Thompson Flores afirmou que os argumentos usados no pedido de habeas corpus a favor de Lula são os mesmos já submetidos e analisados pela 8ª Turma do TRF, inclusive o fato de Lula ser pré-candidato à Presidência da República. Segundo ele, “rigorosamente, a notícia da pré-candidatura eleitoral (de Lula) é fato público/notório do qual já se tinha notícia” no julgamento da 8ª Turma. Por isso, considerou que deveria ser preservada a revogação da soltura do petista, feita pelo desembargador Gebran Neto. 

Veja abaixo a cronologia dos acontecimentos:

SEXTA, 6

19h32 – Os deputados petistas Paulo Teixeira, Wadih Damous e Paulo Pimenta protocolam um pedido de libertação do ex-presidente Lula no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região). Outras solicitações foram feitas às 19h43 e às 19h59. Como nesse horário já havia começado o plantão da corte, os pedidos vão para o juiz plantonista Rogerio Favreto, e não para o relator da Lava Jato no tribunal.

DOMINGO, 8

9h05 – O juiz Rogério Favreto, plantonista do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, determina em despacho a soltura do ex-presidente Lula. Entre os argumentos, estão a falta de fundamentação da ordem de prisão, de abril, não especifica os motivos para o petista ser preso. Também cita, como “fato novo”, a condição de pré-candidato à Presidência dele.

11h49 – Petistas protocolam petição reclamando da demora para o cumprimento da decisão de soltura e da ausência de delegado na sede da PF.

12h05 – Sergio Moro, que condenou Lula em primeira instância, escreve em despacho que Favreto é “autoridade absolutamente incompetente” para determinar a soltura de Lula. Se a polícia cumprir, diz o juiz paranaense, estará descumprindo ordem da turma do TRF-4 que ordenou a prisão.

12h44 – Favreto reitera, em despacho, a ordem de soltura afirmando que qualquer agente pode liberar o ex-presidente. Também afirma que o descumprimento acarreta em “responsabilização de descumprimento de ordem judicial”.

14h13 – Relator da Lava Jato no TRF-4, João Pedro Gebran Neto, que votou pela condenação de Lula em janeiro e pela prisão assim que não houvesse mais recursos no caso do tríplex na corte, publica despacho determinando que a PF não solte o ex-presidente. “A decisão proferida em caráter de plantão poderia ser revista por mim, juiz natural para este processo, em qualquer momento”, escreveu.

16h12 – Favreto expede nova ordem, determinando a soltura de Lula no prazo de uma hora e contestando o documento de Gebran. Ele escreveu ainda que vai levar o caso de Moro ao Conselho Nacional de Justiça.

17h41 – A Polícia Federal diz entender que o prazo para a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, determinada pelo juiz federal Rogério Favreto, no plantão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), é até as 18h41 deste domingo (8).

19h – Petistas  que estão em frente à sede da Polícia Federal, em Curitiba, onde Lula está preso, disseram que ficarão a postos e de plantão no local até o ex-presidente ser solto.

19h35 – O presidente do TRF-4 Carlos Thompson Flores decide manter Lula preso. Ele endossa o relator Gebran Neto, que suspendeu ordem de habeas corpus dado pelo plantonista Rogério Favreto ao ex-presidente.

19h55 – Mesmo após a decisão do presidente do TRF-4, manifestantes pró-Lula dizem que não sairão da frente da Polícia Federal, em Curitiba, até ver o ex-presidente solto. Com informações da Folhapress.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

Mais um: Lula vira réu na Justiça de SP por lavagem de dinheiro

Publicado

em

A 2ª Vara Federal de São Paulo aceitou, hoje, denúncia em que o Ministério Público Federal (MPF) acusa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do crime de lavagem de dinheiro no suposto recebimento de 1 milhão de reais em uma doação do grupo ARG ao Instituto Lula. Segundo os procuradores, o valor foi repassado à instituição após o petista influenciar nas decisões do presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, que favoreceram a empresa no país africano. Com a decisão, Lula se torna réu e será julgado.

Ao aceitar denúncia do MPF, o magistrado não faz juízo sobre o mérito da acusação e observa apenas se os procuradores reuniram indícios suficientes para que os acusados sejam levados a julgamento.

Também responderá à ação penal o empresário Rodolfo Giannetti Geo, controlador do grupo ARG, pelos crimes de tráfico de influência em transação comercial internacional e lavagem de dinheiro. Lula também seria acusado de tráfico de influência, mas como os supostos crimes ocorreram entre setembro de 2011 e junho de 2012 e o petista tem mais de 70 anos, o delito prescreveu em relação a ele.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Serra Talhada: Decoração natalina chama atenção

Publicado

em

A cidade de Serra Talhada localizada no sertão do Pajeú está contagiada pelo espírito de Natal. Decorações natalinas foram instaladas pela prefeitura na Praça Barão do Pajeú, onde fica a Igreja Matriz, e na Concha Acústica (marco zero da cidade). A paramentação tem atraído os olhares dos serra-talhadenses e visitantes que circulam pelas áreas. Muitos não perdem a oportunidade de imortalizar o momento através de fotos, sozinhos ou acompanhados de pessoas queridas.

O prefeito Luciano Duque parabenizou o trabalho de sua equipe. “Muito bonita a ornamentação natalina da praça Barão do Pajeú, da Matriz de Nossa Senhora da Penha, e da Concha Acústica. Parabéns a equipe que realizou esse extraordinário trabalho. Parabéns à primeira dama Karina Rodrigues que coordenou mais uma vez todos os preparativos para que tivéssemos um Natal de Amor em Serra Talhada”, comentou. 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Vereador Natinho do Sindicato participa do 4º congresso da FETRAF-PE

Publicado

em

O vereador mirandibense Natinho do Sindicato participou está participando do 4º° congresso da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF-PE.),que está sendo realizado nesta quinta e sexta feira (13 e 14 Dez 18) na Cidade de  Caruaru, agreste pernambucano.

O congresso também servi para realizar a eleição da nova mesa diretora que irá conduzir os trabalhos da Federação pelos próximos 4 anos. Na ocasião o vereador Natinho que também é presidente do sindicato dos agricultores na agricultura familiar em Mirandiba, foi eleito coordenador estadual do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Em conversa com o Blog do Silva Lima, o vereador e sindicalista, disse que “fiquei muito feliz de ser escolhido e com certeza irei conduzir as atividades de forma maciça e transparente na luta por dias melhores para os trabalhadores”.

O evento contou com a presença do deputado federal eleito Túlio Gadelha e de diversas autoridades da área da agricultura no estado pernambucano.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending