Conecte-se Conosco

Saúde

Entenda o que é o ‘blackout’ alcoólico e o perigo que ele representa

Publicado

em

Isso acontece porque os circuitos do hipocampo – área do cérebro que tem um papel crucial em consolidar as memórias do cotidiano – são inibidos pelo álcool

Segundo uma reportagem mostrada pela BBC News, a amnésia provocada pelo excesso de álcool ocorre quando o cérebro se torna incapaz de registrar os eventos vividos durante a bebedeira.

Isso acontece porque os circuitos do hipocampo – área do cérebro que tem um papel crucial em consolidar as memórias do cotidiano – são inibidos pelo álcool, explica o Instituto Nacional de Abuso do Álcool e de Alcoolismo dos EUA (NIAAA).

Por sua vez, esse processo resulta em falhas no sistema de registro cerebral.

Há dois tipos de ‘blackouts’ ou de ‘apagões’. O mais comum, chamado ‘blackout’ fragmentado, acontece quando um indivíduo retém pedaços dispersos de memória, embora tenha se esquecido de alguns detalhes do que aconteceu enquanto estava embriagado. Por exemplo, essa pessoa talvez se lembre de ter bebido alguns shots, mas não de quem pagou a conta. Nesses casos, os especialistas afirmam que um esforço de memória muitas vezes ajuda a recordar os detalhes ausentes.

Já o segundo tipo trata-se do ‘blackout’ total, ou ‘en bloc’: uma amnésia severa que abrange um período de diversas horas. Geralmente é difícil lembrar o que aconteceu, porque essa informação não chegou a ser registrada pelo cérebro.

É comum?

Os ‘blackouts’ fragmentados são bastante comuns, especialmente entre jovens consumidores de álcool, apontam vários estudos.

“Entre 30% e 50% dos jovens adultos que bebem de fato relatam ter tido alguma experiência de ‘apagão’ relacionado ao consumo de álcool”, diz Kate Carey, professora de ciências sociais e comportamentais na Universidade Brown, nos EUA.

Esse efeito entra em ação quando a concentração de álcool no sangue sobe abruptamente e alcança níveis elevados – comumente quando se consome muito álcool em pouco tempo ou quando se bebe de estômago vazio.

Segundo a NIAAA, as mulheres são mais vulneráveis: “elas têm maior propensão a beber com o estômago vazio do que os homens e tendem a ingerir bebidas com maior concentração de álcool do que cerveja, como cocktails, shots e vinho”, diz a organização.

Sinais

Carey explica que não há necessariamente sinais visíveis de que uma pessoa esteja em processo de ‘blackout’ alcóolico.

Como as nossas funções básicas de curto prazo se mantêm ativas a despeito da intoxicação por álcool, é possível que a pessoa esteja acordada e ativa, mas que se não vá lembrar das coisas posteriormente.

No entanto, algumas pessoas de fato mostram sinais de risco: ficam distraídas e incapazes de dar continuidade a uma conversa, por exemplo.

Consequências perigosas

Segundo os American Addiction Centers (centros de combate a vícios nos EUA), esse aumento do nível do álcool no sangue leva as pessoas a comportamentos de risco, já que a sua capacidade decisória fica comprometida.

Além da perda de memória, a ocorrência constante de ‘blackouts’ pode indicar que a pessoa tem um problema de saúde grave com a bebida, como sofrer de alcoolismo.

Por Notícias ao Minuto

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.


Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Saúde

Setor de suplementos alimentares prevê crescimento em 2018 no Brasil

Publicado

em

Cenário se mantém otimista para a indústria e novos negócios no segmento.

mercado brasileiro de suplementos alimentares, terceiro maior do mundo, é um dos setores que mais se destacam em crescimento e inovação no país. Prova deste avanço são os números representativos de faturamento da indústria, que em 2017 apresentou um crescimento de 9,5% no comparativo com o período anterior.

Mesmo diante do cenário atual da economia, a indústria se mantém otimista e as empresas procuram cada vez mais apresentar inovações para atender a demanda do novo perfil do consumidor. Dentro deste cenário, a categoria de proteínas continua em destaque e representa cerca de 65% do total de vendas de suplementos no país.

“O desempenho do mercado de suplementos alimentares continua se fortalecendo ano após ano. Somos um dos setores que mais apresentam números positivos de crescimento. O momento é de inovação e um dos fatores que estimulam a procura por suplementos alimentares é o aumento da expectativa de vida da população, as pessoas querem viver mais e melhor, com saúde e bem-estar. Desta maneira, a indústria nacional está estimulada a desenvolver mais produtos para atender as novas necessidades de consumo”, declara Synésio Batista da Costa, presidente da Brasnutri.

Hoje a fabricação de suplementos alimentares leva em consideração aspectos como a praticidade, tendências, nutrientes comprovados que atuam na manutenção da saúde e a segurança. Por estas razões, as empresas estão apostando cada vez mais no uso de novas tecnologias para criar novas oportunidades de negócios. “Muitos brasileiros estão em busca de mudar padrões e querem ter um estilo de vida mais saudável e o suplemento alimentar está alinhado a esta expectativa. Com o novo marco regulatório aprovado pela ANVISA teremos mais agilidade na aprovação de novos produtos e mais nutrientes que poderão ser adicionados aos suplementos. O resultado é animador, pois o interesse das pessoas por longevidade tem aumentado”, afirma Synésio.

“Para 2018 a previsão é de crescimento do setor e melhora no cenário de consumo, com a recuperação da atividade brasileira há novas perspectivas para empreendedores e empresários do segmento”, completa o presidente da Brasnutri.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Saúde

Governo Federal entrega mil camionetes para combate ao Aedes aegypti

Publicado

em

O presidente da República, Michel Temer, participou de cerimônia de entrega de 1 mil camionetes que vão ajudar no combate do mosquito Aedes aegypti nos estados e municípios.

Segundo o Ministério da Saúde, 500 cidades têm registrado número elevado de casos de dengue, zika e chikungunya, doenças que são transmitidas pelo inseto. O evento ocorreu nesta quarta-feira (12) no Palácio do Planalto.

Durante a solenidade, o presidente Temer lembrou de outras ações de suporte à saúde nos estados e municípios, como a entrega de ambulâncias e de gabinetes odontológicos. Reforçou ainda que a conexão entre governo federal, municípios e estados tem favorecido a melhora da saúde no País e a redução de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

“Nos últimos tempos não tem havido notícias desabonadoras a essa atividade e assim tem sido em todos os setores da nossa administração. Os municípios brasileiros estão recebendo veículos para trabalhar pelo povo municipal”, disse o presidente.

O ministro da Saúde, Gilberto Occhi, explicou que o investimento nas mil camionetes foi de R$ 109 milhões. “Esse veículo será usado nesse trabalho em vigilância em saúde. Todos os estados brasileiros serão contemplados”, explicou Occhi. (Por Ouricuri em foco)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Saúde

Mais Médicos: Mais de 3,7 mil profissionais ainda não se apresentaram nos municípios

Publicado

em

Até as 17h desta terça-feira (11), 4.649 profissionais se apresentaram nos municípios onde trabalharão por meio do Programa Mais Médicos, de acordo com balanço do Ministério da Saúde.

O número corresponde a aproximadamente 55% do total de 8.411 aprovados na primeira etapa do edital. Os médicos têm até esta sexta-feira (14) para comparecer às cidades.

Após o fim da primeira etapa de inscrições, 106 vagas não foram ocupadas. Para preenchê-las, a pasta lançou uma segunda etapa, que aceitará também profissionais sem revalidação do diploma.

O Ministério da Saúde informou que já recebeu 2.277 inscrições de médicos sem CRM brasileiro. Os profissionais têm até sexta para enviar a documentação necessária.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending