Conecte-se Conosco

Destaque

Etiene Medeiros é eleita a melhor da América do Sul

Publicado

em

Etiene foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha no Mundial de Piscina Curta, em 2014

Etiene foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha no Mundial de Piscina Curta, em 2014 Foto: Satiro Sodré/SS Press/CBDA

Os compromissos da temporada 2016 já foram encerrados, mas a pernambucana Etiene Medeiros não para de colher os frutos do excelente trabalho realizado. Em pleno Natal, ela recebeu de presente o título de melhor atleta do ano da natação feminina da América do Sul, em escolha realizada pelo site especializado “Swim Swam”. O destaque entre os homens também é brasileiro, o paulista Felipe França.

Aos 25 anos, Etiene fez a melhor campanha entre as nadadoras do continente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ficando com a oitava colocação na final dos 50 metros livre, com 24s69 – na semifinal desta prova, ao cravar 24s45, estabeleceu novo recorde sul-americano. No início de dezembro, foi a vez de brilhar no Mundial de Piscina Curta de Windsor, no Canadá, evento no qual faturou uma prata com o revezamento 4×50 metros medley misto e garantiu o bicampeonato nos 50 metros costas, registrando o melhor tempo do ano na prova (25s82) e superando nomes de peso, como a multicampeã Katinka Hosszu e a norte-americana Ali DeLoof.

“Foi um ano importante, teve muita coisa envolvida. Peguei final olímpica. Lógico que queria mais, mas foram alguns altos e baixos dentro da competição e acho que tivemos um desempenho legal. Encerrar o ano com o bicampeonato mundial também foi maravilhoso. Tem muita gente envolvida nessa conquista, muita gente que trabalhou para isso e que está feliz com essa concretização. Estou feliz, realizada, e é muito bom chegar aqui (Recife) e ver que as pessoas acompanharam, que comentam”, disse Etiene, que está de férias na Cidade e na semana passada recebeu uma homenagem durante a cerimônia do Pódio Pernambuco, que reuniu a comunidade esportiva local em noite de gala.

Clínica

Será no Recife, também, o primeiro compromisso da agenda profissional de 2017, o Swin Camp “Nado por tudo”, a ser realizado entre os dias 12 e 14 de janeiro, no Sport. Trata-se de uma espécie de clínica de natação, na qual Etiene falará sobre as vivências da carreira e os caminhos percorridos até se tornar uma referência da natação feminina do Brasil e da América do Sul. Ao lado dela, estarão o técnico do Sesi/SP, Fernando Vanzella, o biomecânico Fabiano Teixeira, a psicóloga esportiva Cristiane Costa e o técnico do Sport, Sadler Sulzberger.

“Meu projeto todo é voltado para a clínica no momento. Acho muito legal essa oportunidade de falar sobre a carreira no esporte de alto rendimento, que não é fácil. Graças a Deus, hoje tenho muito apoio, mas foram vários obstáculos superados. Desde o começo do ano, Vanzella falava sobre a ideia de fazer essa clínica no Recife, a minha terra, mas deixei claro que meu foco era a Olimpíada. Depois dos Jogos, ele disse: ‘vamos?’. E entrei nesse projeto. Estou carregando todo mundo que esteve comigo nesses últimos quatro anos para contarmos as experiências que vivemos. Vou mostrar fotos, abrir meu coração, acho que será um momento bem legal”, adiantou.

Equilíbrio

Realizada e em um momento de plenitude na carreira, Etiene confessa ter trabalhado bastante a questão psicológica para administrar da melhor forma as repercussões acerca das suas conquistas e evitar depositar pressão demasiada. A pernambucana tem status de precursora na natação feminina nacional. Foram dela os primeiros pódios em mundiais Junior e Sêniores de Piscina Curta e Longa. São de Etiene também o primeiro ouro em Jogos Pan-Americanos e o primeiro recorde mundial estabelecido por uma brasileira (nos 50 metros em piscina curta). Com tais feitos, tem quebrado tabus, aberto portas para as meninas da sua geração e, principalmente, servido de espelho e motivação para as mais jovens.

“Quando consegui a primeira medalha no Mundial, em 2014, tive de trabalhar muito esse lado de ‘agora você é conhecida, é um exemplo’. Tive muito apoio do meu técnico e da psicologia nesse processo. Virar uma referência não é fácil, mas tudo isso foi construído e vem com uma bagagem. Hoje tenho uma figura pública aceitável. E acho também que, quanto mais a gente almeja, mas tem de conviver e trabalhar com a repercussão”, analisou. 

(Da Folha PE)

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Mais um: Lula vira réu na Justiça de SP por lavagem de dinheiro

Publicado

em

A 2ª Vara Federal de São Paulo aceitou, hoje, denúncia em que o Ministério Público Federal (MPF) acusa o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do crime de lavagem de dinheiro no suposto recebimento de 1 milhão de reais em uma doação do grupo ARG ao Instituto Lula. Segundo os procuradores, o valor foi repassado à instituição após o petista influenciar nas decisões do presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang, que favoreceram a empresa no país africano. Com a decisão, Lula se torna réu e será julgado.

Ao aceitar denúncia do MPF, o magistrado não faz juízo sobre o mérito da acusação e observa apenas se os procuradores reuniram indícios suficientes para que os acusados sejam levados a julgamento.

Também responderá à ação penal o empresário Rodolfo Giannetti Geo, controlador do grupo ARG, pelos crimes de tráfico de influência em transação comercial internacional e lavagem de dinheiro. Lula também seria acusado de tráfico de influência, mas como os supostos crimes ocorreram entre setembro de 2011 e junho de 2012 e o petista tem mais de 70 anos, o delito prescreveu em relação a ele.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Serra Talhada: Decoração natalina chama atenção

Publicado

em

A cidade de Serra Talhada localizada no sertão do Pajeú está contagiada pelo espírito de Natal. Decorações natalinas foram instaladas pela prefeitura na Praça Barão do Pajeú, onde fica a Igreja Matriz, e na Concha Acústica (marco zero da cidade). A paramentação tem atraído os olhares dos serra-talhadenses e visitantes que circulam pelas áreas. Muitos não perdem a oportunidade de imortalizar o momento através de fotos, sozinhos ou acompanhados de pessoas queridas.

O prefeito Luciano Duque parabenizou o trabalho de sua equipe. “Muito bonita a ornamentação natalina da praça Barão do Pajeú, da Matriz de Nossa Senhora da Penha, e da Concha Acústica. Parabéns a equipe que realizou esse extraordinário trabalho. Parabéns à primeira dama Karina Rodrigues que coordenou mais uma vez todos os preparativos para que tivéssemos um Natal de Amor em Serra Talhada”, comentou. 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Vereador Natinho do Sindicato participa do 4º congresso da FETRAF-PE

Publicado

em

O vereador mirandibense Natinho do Sindicato participou está participando do 4º° congresso da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF-PE.),que está sendo realizado nesta quinta e sexta feira (13 e 14 Dez 18) na Cidade de  Caruaru, agreste pernambucano.

O congresso também servi para realizar a eleição da nova mesa diretora que irá conduzir os trabalhos da Federação pelos próximos 4 anos. Na ocasião o vereador Natinho que também é presidente do sindicato dos agricultores na agricultura familiar em Mirandiba, foi eleito coordenador estadual do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

Em conversa com o Blog do Silva Lima, o vereador e sindicalista, disse que “fiquei muito feliz de ser escolhido e com certeza irei conduzir as atividades de forma maciça e transparente na luta por dias melhores para os trabalhadores”.

O evento contou com a presença do deputado federal eleito Túlio Gadelha e de diversas autoridades da área da agricultura no estado pernambucano.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending