Conecte-se Conosco

Destaque

Etiene Medeiros é eleita a melhor da América do Sul

Publicado

em

Etiene foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha no Mundial de Piscina Curta, em 2014

Etiene foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha no Mundial de Piscina Curta, em 2014 Foto: Satiro Sodré/SS Press/CBDA

Os compromissos da temporada 2016 já foram encerrados, mas a pernambucana Etiene Medeiros não para de colher os frutos do excelente trabalho realizado. Em pleno Natal, ela recebeu de presente o título de melhor atleta do ano da natação feminina da América do Sul, em escolha realizada pelo site especializado “Swim Swam”. O destaque entre os homens também é brasileiro, o paulista Felipe França.

Aos 25 anos, Etiene fez a melhor campanha entre as nadadoras do continente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, ficando com a oitava colocação na final dos 50 metros livre, com 24s69 – na semifinal desta prova, ao cravar 24s45, estabeleceu novo recorde sul-americano. No início de dezembro, foi a vez de brilhar no Mundial de Piscina Curta de Windsor, no Canadá, evento no qual faturou uma prata com o revezamento 4×50 metros medley misto e garantiu o bicampeonato nos 50 metros costas, registrando o melhor tempo do ano na prova (25s82) e superando nomes de peso, como a multicampeã Katinka Hosszu e a norte-americana Ali DeLoof.

“Foi um ano importante, teve muita coisa envolvida. Peguei final olímpica. Lógico que queria mais, mas foram alguns altos e baixos dentro da competição e acho que tivemos um desempenho legal. Encerrar o ano com o bicampeonato mundial também foi maravilhoso. Tem muita gente envolvida nessa conquista, muita gente que trabalhou para isso e que está feliz com essa concretização. Estou feliz, realizada, e é muito bom chegar aqui (Recife) e ver que as pessoas acompanharam, que comentam”, disse Etiene, que está de férias na Cidade e na semana passada recebeu uma homenagem durante a cerimônia do Pódio Pernambuco, que reuniu a comunidade esportiva local em noite de gala.

Clínica

Será no Recife, também, o primeiro compromisso da agenda profissional de 2017, o Swin Camp “Nado por tudo”, a ser realizado entre os dias 12 e 14 de janeiro, no Sport. Trata-se de uma espécie de clínica de natação, na qual Etiene falará sobre as vivências da carreira e os caminhos percorridos até se tornar uma referência da natação feminina do Brasil e da América do Sul. Ao lado dela, estarão o técnico do Sesi/SP, Fernando Vanzella, o biomecânico Fabiano Teixeira, a psicóloga esportiva Cristiane Costa e o técnico do Sport, Sadler Sulzberger.

“Meu projeto todo é voltado para a clínica no momento. Acho muito legal essa oportunidade de falar sobre a carreira no esporte de alto rendimento, que não é fácil. Graças a Deus, hoje tenho muito apoio, mas foram vários obstáculos superados. Desde o começo do ano, Vanzella falava sobre a ideia de fazer essa clínica no Recife, a minha terra, mas deixei claro que meu foco era a Olimpíada. Depois dos Jogos, ele disse: ‘vamos?’. E entrei nesse projeto. Estou carregando todo mundo que esteve comigo nesses últimos quatro anos para contarmos as experiências que vivemos. Vou mostrar fotos, abrir meu coração, acho que será um momento bem legal”, adiantou.

Equilíbrio

Realizada e em um momento de plenitude na carreira, Etiene confessa ter trabalhado bastante a questão psicológica para administrar da melhor forma as repercussões acerca das suas conquistas e evitar depositar pressão demasiada. A pernambucana tem status de precursora na natação feminina nacional. Foram dela os primeiros pódios em mundiais Junior e Sêniores de Piscina Curta e Longa. São de Etiene também o primeiro ouro em Jogos Pan-Americanos e o primeiro recorde mundial estabelecido por uma brasileira (nos 50 metros em piscina curta). Com tais feitos, tem quebrado tabus, aberto portas para as meninas da sua geração e, principalmente, servido de espelho e motivação para as mais jovens.

“Quando consegui a primeira medalha no Mundial, em 2014, tive de trabalhar muito esse lado de ‘agora você é conhecida, é um exemplo’. Tive muito apoio do meu técnico e da psicologia nesse processo. Virar uma referência não é fácil, mas tudo isso foi construído e vem com uma bagagem. Hoje tenho uma figura pública aceitável. E acho também que, quanto mais a gente almeja, mas tem de conviver e trabalhar com a repercussão”, analisou. 

(Da Folha PE)

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Deputado Rogério Leão com agenda intensa em todas as regiões do Estado

Publicado

em

O deputado estadual e candidato à reeleição, Rogério Leão (PR), participou de diversos eventos políticos no Sertão de Pernambuco durante este final de semana
No sábado (15) Leão esteve em caminhada pelas ruas de Santa Terezinha, no Alto Pajeú.
No domingo (16) o candidato esteve no município de Mirandiba, onde participou pela manhã de uma roda de conversa no Distrito de Cachoeirinha, com amigos e moradores da localidade. 
À tarde, Rogério esteve em Machados, no Agreste, participando de carreata e bate-papo com os moradores. 
“No bate-papo falei que toda essa energia só reforça nosso desejo de querer muito mais pelo povo pernambucano”, disse o deputado. E enfatizou: “Estamos juntos, do Sertão ao Litoral, na luta para melhorar a qualidade de vida de nossa gente; obrigado pelo carinho, Machados!”.
A agenda de campanha de Rogério Leão segue intensa em todo o Estado. FONTE: Geraldo Palmeira

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.


Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Homem é atropelado por cavalho e morre em Santa Maria da Boa Vista

Publicado

em

Realizada durante a Festa dos Vaqueiros em Santa Maria da Boa Vista, a Corrida do Prado terminou em morte nesse domingo, 16. Um homem identificado como Jaildo Vieira da Silva morreu ao ser atropelado por uma égua que estava participando da competição.

Segundo testemunhas, várias pessoas estavam no meio da pista, mas se afastaram quando os animais se aproximaram. Jaildo não foi para as laterais e acabou atingido por um dos animais.

Ele ainda foi socorrido para o Hospital Monsenhor Ângelo Sampaio, em Petrolina, porém, morreu ao dar entrada na unidade. A Polícia Civil abriu investigação sobre a segurança da corrida. Os responsáveis serão ouvidos a partir de amanhã. Do Blog Alvinho Patriota

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.


Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Ministro do TSE proíbe carta de Lula em propaganda eleitoral de Haddad

Publicado

em

A carta contém trechos como ‘e o nosso nome agora é Fernando Haddad’.

ministro Sergio Banhos, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), proibiu nesta segunda-feira (17) que o PT veicule propaganda eleitoral com a leitura de uma carta do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em apoio a Fernando Haddad (PT).

A carta contém trechos como “e o nosso nome agora é Fernando Haddad” e “eu quero pedir de coração a todos que votariam mim, que votem no Haddad para presidente”.

Haddad substituiu Lula na cabeça da chapa presidencial. Lula teve a candidatura barrada pelo TSE por se enquadrar na lei da Ficha Limpa, já que foi condenado em segunda instância na Lava Jato.

Na decisão, o ministro afirma que o tempo destinado à leitura da carta supera os 25% do tempo autorizado em lei para um apoiador de uma candidatura.

Segundo Banhos, as frases “traduzem o apoio expresso do remetente ao novo candidato a presidente”.”Ocorre, todavia, que, em desrespeito à legislação eleitoral, quase 50% do tempo da propaganda eleitoral restou dedicado à leitura, por terceiros, dos termos da referida carta de apoio, intitulada ‘Carta de Lula ao Povo Brasileiro'”, escreveu o magistrado.

“Ou seja, a coligação representada excedeu ‘o limite de até 25% (vinte e cinco por cento) do tempo de cada programa ou inserção’, reservado para os apoiadores, conforme precisos termos do art. 54 da Lei no 9.504/1997”, acrescentou.

A propaganda foi contestada por Jair Bolsonaro (PSL), adversário de Haddad na corrida pela Presidência. Com informações da Folhapress.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.


Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Trending