Conecte-se Conosco

Esporte

Famílias de vítimas do voo da Chape recorrem na Bolívia, Colômbia e EUA

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Em 28 de novembro de 2016, o voo 2933 da LaMia caiu nos arredores de Medellín.

LEX SABINO E LUIZ COSENZO – Dois anos após a queda do avião que levava a Chapecoense a Medellín, na Colômbia, que matou 71 pessoas, clube e familiares das vítimas não chegaram a um consenso sobre quem seriam os responsáveis por pagar as indenizações. Para os familiares, o próprio clube tem culpa, o que os dirigentes discordam.

Para evitar o risco de prescrição dos pedidos de indenização, Luiz Fernando Pereira e Fernando Vernalha Guimarães, advogados da família do técnico Caio Júnior, um dos mortos, entraram com pedido na Vara Cível de Curitiba para que fosse interrompido o prazo processual e que todas as partes fossem citadas. Entre elas, a Conmebol, que também afirma não ter responsabilidade pelo acidente.

Em 28 de novembro de 2016, o voo 2933 da LaMia caiu nos arredores de Medellín. Este levava a Chapeconse, dirigentes e jornalistas para a final da Copa Sul-Americana daquele ano, contra o Atlético Nacional. Após o acidente, a equipe brasileira foi nomeada campeã.Nas últimas semanas, a reportagem conversou com advogados envolvidos nos processos, familiares das vítimas e dirigentes da Chapecoense. Eles não têm opinião unânime sobre os caminhos a serem seguidos.

Há processos com pedidos de indenização no Brasil, Bolívia, Colômbia e Estados Unidos. Neste último, a ação foi aberta pelo escritório Podhurst Orseck, com sede em Miami, especializado em acidentes aéreos. A maioria das famílias deu procuração para os advogados americanos entrarem com processos porque o contrato do voo foi feito na Flórida pelos sócios da LaMia com residência no país. Há outro documento redigido no país: o do abastecimento da aeronave. O fator principal para a queda foi uma pane seca. A bateria da asa, de fabricação nos EUA, também não funcionou.

A Podhurst Orseck prometeu investigar aspectos do acidente que ainda não estão esclarecidos para familiares, como se alguém pressionou a Chapecoense para a contratação da LaMia para o transporte da delegação e que papel teve a Conmebol na transação. Segundo advogados ouvidos pela reportagem, nos EUA é mais provável conseguir a indenização e de forma mais rápida. O escritório ainda busca avaliar o valor que poderia ser pago aos familiares das vítimas e como obtê-lo.

A Chapecoense não quis fazer parte deste processo. “Não foi discutida essa questão”, respondeu Tullo Cavalazzi, um dos advogados do clube.Para a Chapecoense, o principal caminho é processo contra a LaMia, os órgãos bolivianos de controle aéreo e a Biza Seguros e Resseguros, companhia responsável pela apólice que deveria cobrir o voo.

O processo contra as partes bolivianas do acidente, se é esperança do clube, causa descrença nos advogados de familiares.

Como forma de tentar resolver a questão dos processos cíveis contra a Chapecoense, os dirigentes afirmam que em caso de vitória na Justiça, 40% do dinheiro arrecadado será dividido entre as famílias.

O consenso entre os representantes legais envolvidos no caso é que se trata de uma promessa vazia. A LaMia não tem bens registrados e o governo boliviano, mesmo se perder, não vai fazer o pagamento.

“Consultamos vários escritórios de advogados na Bolívia e todos disseram a mesma coisa”, afirma Fernando Guimarães.”De fato, a gente acha que a LaMia tem dificuldades, embora ela tenha de responder civil e criminalmente e seja importante essa condenação. A partir do momento em que ela é responsabilizada seus sócios poderão ser também. Aí talvez poderemos encontrar patrimônios desses sócios”, defende Cavalazzi.

Há o plano de um processo também na Colômbia (onde o prazo de prescrição é maior) contra as autoridades aeronáuticas do país, que teriam a obrigação de não permitir o voo por causa da apólice de seguros, “que tinha manifestas incompatibilidades com as operações realizadas pela LaMia”, segundo texto de protesto judicial aberto por famílias das vítimas, ao qual a reportagem teve acesso.

A Chapecoense também promete dar às famílias 40% do que for arrecadado, em caso de vitória na Colômbia. Este processo é considerado mais viável porque há seguro vigente que cobriria os custos da indenização.

A equipe catarinense faz as promessas para tentar frear as ações trabalhistas e cíveis que recebeu por causa do acidente. São 54 no total. Foram feitos apenas oito acordos.A proposta padrão apresentada pela Chapecoense foi de R$ 1,2 milhão, paga em parcelas mensais de R$ 10 mil.

“Estamos conversando porque entendemos que não somos culpados. Temos que trazer a LaMia, o governo da Bolívia e o da Colômbia para o processo. Eles autorizaram o voo naquela tragédia”, se queixa Cesair Bartolomei, vice-presidente jurídico da Chapecoense.

Em agosto deste ano, em reunião em Chapecó, ficou definido que os acordos em andamentos seriam suspensos até que a situação da Chapecoense no Brasileiro fosse definida.

A uma rodada do fim do torneio, a equipe está em 16º, apenas uma posição à frente da zona de rebaixamento.

“Se ficarmos na Série A, podemos conversar de novo com as famílias que se propõem a aceitar a nossa proposta. Se cairmos, não temos como pagar”, afirma Bartolomei.

Com a ajuda da Chapecoense, foi criada também a Fundação Vidas, para tentar arrecadar recursos com empresas e doações para os parentes das vítimas. Mas o clube não pretender dar nenhum dinheiro para a organização, presidida por Fabienne Belle, viúva do fisiologista Cezinha.

Ela também é responsável pela AFAV-C (Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo da Chapecoense), uma das duas organizações que reúnem famílias dos mortos. A outra é a Abravic (Associação Brasileira das Vítimas do Acidente com a Chapecoense).Como a fundação precisava de algum bem para ser criada, o clube cedeu uma sala comercial em Chapecó. (Com informações da Folhapress).

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Esporte

Guardiola revela desejo de ser presidente do Barcelona no futuro

Guardiola teve uma carreira de sucesso nos tempos em que foi jogador do Barcelona e também treinador.

Publicado

em

Treinador consagrado no cenário mundial após temporadas de sucesso à frente do Barcelona e do Bayern de Munique, Pep Guardiola continua colecionando títulos no Manchester City. No entanto, ao participar de um documentário com a jogadora de futebol Aitana Bonmatí, vencedora do Prêmio Laureus, ele revelou a vontade de retornar ao clube catalão. “Serei o presidente do Barcelona.”

Em sua participação no documentário, ele falou sobre os planos que reserva para o seu futuro no esporte. Quando a atleta contou que pretende ser diretora esportiva do Barcelona, e que tinha intenção de contratá-lo, Guardiola comentou sobre o seu projeto esportivo.

“Eu viria de graça. Não seria uma questão econômica. Mas vai haver um problema que devo te avisar: eu serei o presidente e vou te contratar como diretora esportiva”, comentou o atual técnico do Manchester City.

No vídeo, ele ainda questionou o motivo de a atleta querer se tornar dirigente do clube. “Por gostar de criar a estrutura, decidir quem sai e quem fica e ser líder do processo. Quem sabe eu seja treinadora”, afirmou Bonmatí.

Guardiola teve uma carreira de sucesso nos tempos em que foi jogador do Barcelona e também treinador. Sob forte influência do técnico holandês Johan Cruyff, o ex-volante assumiu o comando técnico do time catalão e fez história. Entre as taças mais relevantes à beira do campo, estão os dois Mundiais Interclubes e também os dois troféus da Liga dos Campeões.

Foto Getty

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Thiago Silva está de saída do Chelsea e já tem destino traçado; diz site

Segundo informações divulgadas nesta quarta-feira pelo portal Goal, o jogador brasileiro teria chegado a um “acordo verbal” com o Fluminense após uma série de negociações intensas.

Publicado

em

Thiago Silva tem contrato válido com o Chelsea até o próximo dia 30 de junho, mas, ao que tudo indica, não irá renová-lo, já que teria decidido qual será seu próximo passo na carreira após o término da atual temporada.

Segundo informações divulgadas nesta quarta-feira pelo portal Goal, o jogador brasileiro teria chegado a um “acordo verbal” com o Fluminense após uma série de negociações intensas, o que sugere que o anúncio oficial pode acontecer nas próximas semanas.

Caso se confirme, esta será a terceira vez que o experiente zagueiro de 39 anos vestirá a camisa do clube carioca, onde iniciou sua formação e retornou em 2006, após ser diagnosticado com tuberculose.

Dessa forma, o veterano está prestes a encerrar uma longa trajetória no futebol europeu, onde defendeu alguns dos maiores clubes do continente, incluindo não apenas o Chelsea, mas também o AC Milan e o Paris Saint-Germain.

Foto getty

Por Notícias ao Minuto

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Santos anuncia chegada de Serginho, revelado no clube, e Carille ganha opções para a meia

Serginho estava no Maringá.

Publicado

em

O Santos pretende fazer uma Série B sem sustos e não para de trazer peças para fortalecer o elenco. Depois de sofrer no estadual com a lesão de Giuliano e suspensão de Otero, o clube vai dando opções para a armação ao técnico Fábio Carille e oficializou mias uma chegada. Horas após apresentar Patrick, o clube oficializou o a vinda por empréstimo de Serginho, que estava no Maringá.

“O Santos Futebol Clube oficializou nesta terça-feira a contratação do meia Serginho. Revelado nas categorias de base do Peixe, o atleta de 33 anos retorna ao clube após passagem de destaque pelo Maringá FC e assinou contrato de empréstimo válido até o final do Campeonato Brasileiro da Série B”, confirmou o Santos.

O experiente jogador nasceu em Santos, passou pelas categorias de base e jogou no time profissional em 2010, antes de se aventurar pelo país, passando por Red Bull Brasil, Oeste, Palmeiras, Kairat, do Casaquistão, Ceará, Matsumoto Yamaga, do Japão, Daegu, da Coreia do Sul, Paysandu e Portuguesa, até chegar ao Maringá.

Serginho chamou a atenção dos dirigentes do Santos por causa de seu brilho no Maringá. Ele foi contratado pela equipe paranaense no início de 2023 e assumiu o protagonismo rapidamente. Foram 52 jogos disputados, com 12 gols anotados, que renderam a premiação de melhor meia do Campeonato Paranaense deste ano.

“De volta ao clube que o revelou, o atleta chega para reforçar ainda mais o Santos FC na disputa do Brasileirão Série B. Bem-vindo, Serginho!”, deu as boas-vindas o Santos. A concorrência agora aumenta e dá tranquilidade para o técnico Fábio Carille rodar o elenco sem perder a qualidade.

Além de Giuliano, Otero e o recém-contratado Patrick, Carille ainda contava com Cazares e Nonato para ajudar na armação. Serginho chega respaldado pela boa fase e pode “obrigar” o técnico até o buscar novas posições para alguns concorrentes. Nonato e Giuliano também atuam com segundo volante e Cazares pode atuar como ponta.

Foto Reprodução / Twitter

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!