Conecte-se Conosco

Destaque

Fechou o ano com ‘chave de ouro’: Prefeito Romonilson Mariano, presenteia população belmontense, tapando buracos da PE-430 com barro e pedras

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Com tantos buracos tomando conta da PE-430, Avenida Euclides de Carvalho, você já imaginou encontrar buracos tapados com barro e pedras em asfalto?

Esta situação tornou-se realidade no município de São José do Belmonte, Sertão do Estado de Pernambuco.

Isso mesmo que você, amigo leitor, acaba de ler.

Quem trafega pela PE-430, especificamente pela Avenida Euclides de Carvalho, que liga o Centro da cidade de São José do Belmonte ao Bairro Cacimba Nova, deve ter visto que a Prefeitura Municipal passou com a ‘Operação tapa-buracos‘, por algumas áreas da via, embora não sendo uma obra de incumbência da Gestão Municipal, sendo esta, de inteira responsabilidade do Governo do Estado, mas, mesmo assim, a Gestão ousou em fazê-la, só que não usou o material adequado, e acabou desagradando, no entanto, quem circula pela via.

As pedras soltas, o barro e a poeira, deixaram ainda mais irregularidades no asfalto, o que aumenta os riscos de acidentes, principalmente envolvendo motociclistas”. Disse um mototaxista, complementando: “À noite, isso aqui é um verdadeiro desafio. Se a gente não passar devagar e tiver paciência para esperar alguns motoristas e motociclistas, irresponsáveis, passarem, a poeira cobre nossa visão, e a gente corre o risco de sofrer um acidente”.

É uma dura realidade, o fato de que a população belmontense está comendo ‘o pão que o diabo amassou‘, há alguns anos, devido a situação caótica que se encontra alguns trechos da PE-430, em relação aos buracos, os quais têm, continuam e continuarão causando, infelizmente, vários transtornos. Inclusive, colocando em estado de iminência a ocorrência de acidentes.

Durante a gestão passada, foi iniciada a obra de duplicação da referida PE, através do ex-prefeito Marcelo Pereira, e também, através dos deputados Rogério Leão e Sebastião Oliveira, que juntos ao governador, facilitaram a vinda dessa tão importante e necessária obra.

Juntamente com a duplicação, veio também, o Portal de entrada da cidade, que foi concluído e inaugurado na gestão de Marcelo, no ano de 2016.

No entanto, algo que tem intrigado bastante os munícipes, é a incerteza se, de fato, a obra da duplicação foi finalizada, ou se foi apenas paralisada, pois, muitos acreditavam que a restauração da parte asfáltica da PE estivesse no projeto das ações da construtora, algo que todo ano tem sido feito de forma paliativa, mas, em poucos dias, a situação fica do mesmo jeito, e as vezes, até pior, a exemplo do momento atual.

A buraqueira de alguns trechos da PE, de fato, incomoda e coloca em risco a população, dentre os quais, destacamos os trechos próximos à antiga Compesa e outro próximo à Escola José Nunes Magalhães, no Bairro Cacimba Nova.

Na semana passada, uma ação da Gestão Municipal chamou bastante a atenção dos munícipes, principalmente, de motoristas e motociclistas que transitam por esses trechos, como também, de proprietários de comércios que trabalham próximos aos referidos locais, além de moradores das adjacências.

Diante disso, a redação do Blog do Silva Lima recebeu algumas imagens e vídeos (no final da matéria), registrados por alguns comerciantes, motoristas e motociclistas, na segunda-feira (31), os quais lançaram o convite para que nos dirigíssemos aos locais registrados e verificássemos uma situação um tanto quanto inusitada.

Ao chegarmos aos locais indicados, nos deparamos com uma poeira tremenda, várias pedras pequenas soltas, saltando de um lado para o outro, ao derraparem nos pneus de carros e motos, na iminência de atingirem outros carros, ou mesmo, de atingirem alguns pedestres que passavam pelos locais.

Em conversa com alguns dos comerciantes que nos convidaram, os quais trabalham próximos aos locais, ouvimos e vimos o grande descontentamento e a tamanha insatisfação dos mesmos com a Gestão Municipal, pela grande falta de respeito com a atitude ora tomada.

Até prejuízo já tive, devido esse grande desserviço da Gestão atual. Como posso realizar os trabalhos no meu comércio, num local que antes me favorecia, e agora não me favorece mais? Por conta da poeira, todo o trabalho que fiz durante esses dias, foi de água abaixo”; Disse um comerciante.

Já vi tapar buraco em asfalto com brita e jogar piche por cima, fazendo a compactação logo em seguida, mas tapar com material cheio de pedra e que só faz poeira, só estou vendo aqui mesmo, em Belmonte, e com exclusividade, nessa Gestão”. Disse outro mototaxista, complementando que “se a tentativa do prefeito foi de melhorar a vida da população, pois,  aconteceu o contrário, ele está é colocando em risco a nossa saúde e integridade”.

O ano de 2018 chegou ao término, e, se findaram 2 (dois) anos da Gestão de Romonilson Mariano. É uma Gestão que fez algumas poucas coisas benéficas para a população, mas, ações relacionadas a obras, não se tem o que comemorar. Muito pelo contrário. Estou triste, pois a ‘Terra da Pedra do Reino’, minha Terra-mãe, volta a um passado não tão distante, onde só se jogavam barro nas ruas, e agora, houve uma ampliação, jogando barro e pedras no asfalto”. Disse uma moradora do Bairro Cacimba Nova.

Esta avenida, que orgulhava os munícipes, hoje é sinônimo de abandono. Parece que foi bombardeada. Logo no início da Gestão atual, acabaram com a bela paisagem que existia na entrada da cidade, derrubando as árvores históricas, situação que fez acabar com a boa sombra que a gente necessitava tanto, para os deslocamentos do nosso Bairro Cacimba Nova ao Centro da cidade e vice-versa, a pé. Já agora, vemos essa outra péssima ação dessa Gestão, tapando buraco de asfalto com barro e pedras. Mas, dizem que é a ‘Gestão que Cuida de Gente‘, a qual, ao meu ver, a mesma acaba de ampliar o desenvolvimento da mais nova fórmula de tapa-buracos nos asfaltos da cidade, com barro. Se essa moda pega, ela vai ser condecorada como a Gestão doPrefeito tapa-buracos com barro e pedras”. Disse uma comerciante bastante indignada, cravando: “Nós precisamos é de asfalto sobre asfalto, senhor prefeito, e não, de um buraco de asfalto tapado com barro e pedras”.

Interessante isso, já que jogaram brita e piche em várias ruas do Distrito do Carmo e estão jogando também em várias ruas do Centro da cidade, sendo que as mesmas já são todas calçadas e saneadas, porque não pegaram um pouco desse material, em substituição ao barro e pedras jogadas na PE? Porque não fizeram o mesmo que há alguns meses atrás, onde divulgaram na mídia da Gestão, que iriam tapar os buracos da referida PE em questão, por conta da Prefeitura Municipal, já que o Governo do Estado não estava realizando o serviço, e de fato, o fizeram, e usando o material correto, diferentemente do de agora”. Comentou outro comerciante.

Os buracos, de fato, prejudicavam quem tem moto, carro, porque são muito fundos, e estão próximos de onde tem escolas e posto de saúde. O motorista tinha que parar o carro e ir devagar, se não, dava problema no amortecedor, mas agora com esse material jogado, piorou mais a situação, pois alguns motoristas e motociclistas não param, passam a toda velocidade, fazendo com que pedras voem até uma longa distância, fazendo muita poeira, prejudicando pedestres e as pessoas que moram próximas aos trechos”. Disse outra moradora do Bairro Cacimba Nova.

Ponderando que a situação está ruim e prejudicando mais ainda a população, principalmente, em relação a situação do trânsito nos locais, um mototaxista que presenciou os trabalhos dos servidores e máquinas da Prefeitura, questionou o trabalho. “Para os condutores que sofrem com o problema, ano após ano, o trabalho já não está surtindo um efeito positivo e favorável“.

O município vem recebendo, há vários anos, diversas críticas relacionadas aos problemas dos buracos na PE-430. Muitos entendem que é uma obrigação do Governo do Estado, que deve ser feito um planejamento e que as operações tapa-buracos sejam executadas com qualidade, com o material adequado. Algumas vias da referida PE já receberam tapa-buracos inúmeras vezes.

Na Avenida Euclides de Carvalho, próximo à antiga Compesa e próximo à Escola José Nunes Magalhães, os buracos nos locais já foram tapados por diversas vezes. Estes supracitados, são apenas dois exemplos dos inúmeros buracos que existem por toda a via.

Sabemos que há uma falha muito grande do Governo do Estado com a PE-430, principal via de acesso à sede municipal, aos estados do Ceará e Paraíba, algo que tem causado transtornos à população e, como também, ao prefeito Romonilson Mariano, aliado do governador Paulo Câmara.

Sabemos perfeitamente que usuários têm cobrado e esperavam do Gestor municipal, a adoção de medidas urgentes e emergenciais, já que o Governo do Estado não deu uma solução definitiva, tampouco, paliativa, algo que deveria ter sido realizado no momento em que a construtora responsável esteve operando, há alguns meses atrás, a obra de duplicação.

Diante da precariedade da via, em dois trechos, acreditamos que, em resposta às reivindicações, o prefeito enviou operários e o maquinário da Prefeitura Municipal para realizarem serviços de melhoria, tapando os buracos com barro e pedras.

A ação paliativa, por sinal, venhamos e convenhamos, muito mal feita, foi realizada durante a última semana do mês de dezembro de 2018, ficando cravada no município como a obra “Chave de ouro”, um presente dado pela Gestão Municipal à população belmontense, fechando assim, as ações da Gestão durante o ano de 2018.

O caso à cerca da duplicação e recuperação da PE-430 tem gerado inúmeras dúvidas à população belmontense, deixando várias interrogações.

Indubitavelmente, é uma obra muito bem-vinda ao município, de grande utilidade para toda a população e de suma importância. A qual, reiteramos, foi conseguida com muito esforço e luta do ex-prefeito Marcelo Pereira, do deputado estadual, Rogério Leão, e do deputado federal, à época, secretário de transportes, Sebastião Oliveira. Mas que, infelizmente, tem se tornado uma novela com alguns capítulos nas mentes dos munícipes, pois, não se sabe ao certo, se a obra foi finalizada, haja vista a existência de inúmeros trechos que estão deixando a desejar, algo que só depende, única e exclusivamente, do Governo do Estado de Pernambuco.

Assim como, não se sabe também, se no projeto da obra de duplicação, consta algo relacionado à restauração, conservação e manutenção dos trechos supracitados. Mas, cá pra nós, que poderia ter sido dada uma atenção mais que especial às áreas mencionadas e a tantas outras existentes durante a atual Gestão, através do Governo do Estado, ah, poderia sim.

Diante de tudo isso, a população belmontense pergunta:

Por que a gestão municipal gastar dinheiro público com combustível, material, máquinas, recursos humanos, com esta medida paliativa tomada recentemente, a qual só fez piorar a situação, ao invés de o senhor prefeito Romonilson Mariano, usar todo o prestígio que tem, ou pelo menos demonstrou ter, com o governador, para cobrá-lo, haja vista a estreita ligação entre ambos, durante a campanha eleitoral do ano passado, para que sejam tomadas as providências necessárias urgentes, solucionando de forma definitiva, esse grande problema. Culminando assim, na melhoria da situação dos motoristas, motociclistas, comerciantes, pedestres. Enfim, contribuir, significativamente, para a melhoria de vida de todo o povo belmontense e alavancar o progresso na Terra da Pedra do Reino?

Ou não é assim que se cuida, verdadeiramente, de gente?

Veja alguns vídeos e imagens da situação que se encontra alguns trechos da PE-430, após a operação tapa-buracos, realizada pela Prefeitura Municipal de São José do Belmonte:

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

Secretaria de Infraestrutura inicia intervenção para melhorias no Saneamento Básico na rua Joaquim André Cavalcanti em Cabrobó

Publicado

em

O Governo do Município de Cabrobó, através da Secretaria de Infraestrutura iniciou uma intervenção importantíssima na rua Joaquim André Cavalcanti, centro da cidade. Esta ação é uma resposta direta a um problema crônico que tem afligido os moradores desta área.

“Identificamos a necessidade de uma modificação substancial na rede de saneamento básico, a fim de resolver de uma vez por todas os transtornos frequentes que têm impactado negativamente a comunidade. Ao longo do tempo, ficou evidente que soluções paliativas não eram suficientes para lidar com as obstruções recorrentes nesta rua. Estamos modificando uma grande parte da rede. Esta medida visa não apenas resolver os problemas imediatos, mas também garantir uma infraestrutura mais duradoura e eficiente para todos os residentes.” – disse o Secretário Joede Soares.

Além da intervenção na rede de saneamento, a secretaria iniciou também ação complementar para limpeza em toda a extensão da rua Joaquim André Cavalcanti e seus arredores. Reconhecemos a importância de manter a cidade limpa e agradável para todos os seus habitantes.

“Gostaríamos de fazer um apelo especial à colaboração dos moradores. Pedimos encarecidamente que todos se unam a nós neste esforço coletivo para manter nossa cidade limpa. Muitas vezes, nossas equipes de limpeza enfrentam o desafio de lidar com o descarte inadequado de lixo após concluírem seu trabalho. Precisamos do apoio de cada cidadão para garantir que nossos esforços em prol da limpeza não sejam em vão.” – completa o Secretário.

A colaboração de todos é essencial para preservar a beleza e a qualidade de vida em Cabrobó.

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Cabrobó

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

‘Cometa do Diabo’ poderá ser visto do Brasil no fim de semana; saiba como observar o fenômeno

O corpo celeste já passou pelo Hemisfério Norte.

Publicado

em

Conhecido como ‘Cometa do Diabo’, o cometa 12P/Pons-Brooks que continua se aproximando da Terra poderá observado do Hemisfério Sul, incluindo regiões do Brasil, a partir de domingo, 21. O corpo celeste já passou pelo Hemisfério Norte.

“No dia 21 de abril, ele deverá se tornar mais visível no Hemisfério Sul, uma vez que atingirá a sua máxima aproximação ao Sol, momento cientificamente denominado por periélio. No entanto, desde o dia 7 de abril, observadores no Nordeste do Brasil já têm conseguido fazer registros da passagem do cometa”, afirma Filipe Monteiro, pesquisador do Observatório Nacional.

Isso ocorre porque os Estados mais ao Norte poderão ver o cometa primeiramente no céu. O corpo celeste demora aproximadamente 71,3 anos para completar uma volta em torno do Sol e e se torna mais brilhante à medida que se aproxima dele.

Será visível a olho nu?

Para Monteiro, não é possível afirmar que o cometa poderá ser visto a olho nu, dado que a intensidade do brilho desses tipos de objetos é imprevisível. “Por isso, é possível que haja a necessidade de fazer uso de outros instrumentos, tais como binóculos e telescópios”, reforça o astrônomo.

“Além disso, teremos Lua cheia e, por isso, a observação do cometa pode ficar mais difícil, uma vez que o brilho da Lua atrapalha a observação da maior parte dos alvos astronômicos. Assim, a visibilidade do cometa ficará mais interessante para os observadores algumas noites antes e após a Lua cheia”, destaca o pesquisador do Observatório Nacional.

Quando e como observar?

Em abril, o ‘Cometa do Diabo’ estará abaixo da constelação de Touro e, em maio, abaixo da constelação de Órion. “Os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol, para ver o cometa. Ele estará visível logo após o pôr do sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro, e a partir de maio, abaixo da constelação de Órion, sempre por volta das 17h40 às 18h30?, afirma Monteiro.

No Brasil, o horário em que o corpo celeste se tornará visível varia conforme a região, em razão da diferença da hora em que o Sol se põe em cada localidade.

Veja a seguir mais detalhes:

– No Norte, mais especificamente no Acre, o cometa permanecerá visível até por volta das 19h50, porque o Estado está no extremo leste do País.

– No Nordeste, por outro lado, observadores poderão enxergar o 12P/Pons-Brooks entre 17h45 e 18h20.

– Já no Rio de Janeiro, o cometa poderá ser visto até umas 18h20.

– Por estarem mais próximos da Linha do Equador, Norte e Nordeste têm a chance de presenciar o corpo celeste a uma altura melhor antes do restante do Brasil.

“A maior dificuldade será encontrar um lugar com o horizonte oeste livre, visto que o cometa está muito baixo no céu, a uma altura de cerca de 15 graus”, pondera o astrônomo.

Há riscos ao planeta terra?

Ainda de acordo com Monteiro, enquanto no dia 21 de abril o cometa estará mais próximo ao Sol, no dia 2 de junho ele fará sua máxima aproximação com a Terra, mas não há risco de colisão. “Sua visibilidade estará mais fraca e dependerá do auxílio de binóculos para o cometa ser observado.”

A Nasa JPL também classificou o 12P/Pons-Brooks como um “asteroide próximo à Terra” devido à proximidade de sua órbita com o planeta terrestre, mas ele não é considerado potencialmente perigoso porque simulações de computador não indicaram qualquer probabilidade iminente de colisão futura.

Em julho, conforme a agência aeroespacial, o cometa já estará muito escuro para ser visto, mesmo com binóculos.

Descoberta

O 12P/Pons-Brooks é um cometa periódico do tipo Halley que foi descoberto pela primeira vez em 1812, por Jean-Louis Pons, e redescoberto de forma independente em 1883, por William Robert Brooks.

De acordo com Monteiro, conhecidos também como cometas de curto período, são cometas periódicos com um período orbital entre 20 e 200 anos. “Isto difere dos cometas de longo período, cujas órbitas podem durar milhares de anos”, acrescenta ele.

Por que o nome ‘Cometa do Diabo’?

Essa denominação surgiu a partir de uma observação do cometa em 20 de julho de 2023, realizada pelo astrônomo Elek Tamás, do Observatório Harsona na Hungria.

“O astrônomo percebeu que o cometa estava consideravelmente mais brilhante, pois provavelmente havia sofrido alguma explosão, isto é, uma liberação de gás e poeira de forma inesperada que fez com que o seu brilho aumentasse bastante”, afirma Monteiro.

“Essa explosão cometária também distorceu a coma (uma espécie de nuvem que é formada ao redor do cometa) em forma de ferradura ou chifres e, por isso, muitos meios de comunicação apelidaram o objeto de ‘Cometa do Diabo’.

Outra curiosidade sobre o cometa está relacionada à sua aparência. “Sua forma levou as pessoas a compará-lo à icônica nave Millennium Falcon da franquia Star Wars. Por conta disto, uma série de astrônomos estão investigando as possíveis causas da formação dos chifres”, acrescenta Monteiro.

Uma das hipóteses, por exemplo, é a de que o cometa esteja expelindo gás e poeira de forma desigual. “Talvez haja uma área da superfície que não está liberando vapor, enquanto as áreas de cada lado estão sublimando gelos”, avalia.

“Ou talvez seja um efeito de sombra, onde material mais denso ou até a topografia no centro do cometa parece bloquear parte do material brilhante atrás dele do nosso ponto de vista”, avalia o pesquisador.

O que são cometas?

Segundo o Observatório Nacional, os cometas são objetos feitos principalmente de gases congelados, rocha e poeira. Eles se tornam ativos à medida que se aproximam do Sol. Isso porque o calor do astro aquece o cometa de forma rápida, fazendo com que seu gelo se transforme em gás”, acrescenta. Neste processo de sublimação, forma-se uma nuvem ao redor do cometa conhecida como ‘coma’.

Foto pixabay

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

A corrupção é símbolo da velha política e nosso governo não tolera”, diz governadora após prisão de homem que tentou subornar secretário da Fazenda

Publicado

em

“A corrupção é o maior símbolo da velha política. Da política que ficou para trás. Do tipo política que estamos mudando. Nosso governo não tolera atos de corrupção e demonstra com atos”.

A declaração foi divulgada nas redes sociais pela governadora Raquel Lyra (PSDB), nesta sexta (19), após a prisão de um homem que tentou subornar o secretário estadual da Fazenda, Wison de Paula.
O caso veio à tona a partir de uma divulgação feita pelo próprio governo. O homem, que não teve o nome divulgado, enviou ao titular da Sefaz-PE uma caixa de cereja contendo quasse R$ 50 mil em dinheiro.
Ao se pronunciar sobre esse crime, configurado como corrupção ativa, Raquel Lyra aproveitou a oportunida e, pelo Instagram, parabenizou a Polícia Civil e ao próprio secretário pela agilidade na prisão do suspeito.
“Parabéns à polícia e ao nosso secretário, pela ação rápida que garantiu a prisão de um criminoso que agora será julgado pela Justiça”, destacou Lyra.
Ela ainda finalizou a nota enfatizando que:
“A polícia seguirá com as investigações para que todos os responsáveis sejam punidos”.
Como foi
O governo disse na nota que o secretário recebeu a caixa de cerveja com o dinheiro na quarta (17).
O secretário Wilson de Paula comunicou à Secretaria de Defesa Social que havia um pacote com várias cédulas, totalizando R$ 49.996.
Imagens divulgadas pelo Estado mostram os maços de reais.
Ao constatar o crime, o secretário Wilson de Paula comunicou o fato ao titular da SDS, Alessandro Carvalho, e pediu uma apuração rigorosa.
Na nota, o Estado afirmou que a “Gestão Raquel Lyra condena e não vai tolerar nenhuma tentativa de atos de corrupção contra qualquer integrante do governo”.
O homem já está à disposição da Justiça, onde passará por audiência de custódia.
Pena
Art 332 do Código penal Brasileiro diz que a corrupção ativa fica configurada quando alguém solicita, exige, cobra ou obtém, para si ou para outro (s), vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função.
A pena para esse crime é de reclusão de dois a cinco anos, além de multa.
Fonte:DP

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!