Conecte-se Conosco

Destaque

Melatonina tópica estimula crescimento capilar

Publicado

em

Com duplo mecanismo de ação, a Melatonina tópica atua contra a queda capilar por inibir a morte das células que produzem queratina (composição da maior parte do cabelo)

melatonina tópica, novidade da Pharmapeleuma novidade no tratamento capilar antiqueda, que estimula o crescimento e melhora a densidade dos fios. “O ativo é inovador e apresenta mecanismos de ação complementares para atuar contra o envelhecimento capilar e combater a queda de forma geral”, explica a farmacêutica Luisa Saldanha, diretora da rede de farmácia de manipulação, com sede no Recife (PE). O ativo está disponível nas franquias da marca em todo o Brasil.

Segundo a médica Dermatopatologista Dra. Patricia Cruz, Mestre pela Universidade do Porto (Portugal) e com Master em Tricologia Pela Universidade da Catânia (Itália), a molécula de melatonina é muito interessante no campo tricológico pela sua gama de efeitos benéficos no tratamento contra a queda capilar.

“A substância impulsiona o bom andamento da multiplicação das células germinativas do bulbo, confere maior resistência ao estresse oxidativo, seja por estressores externos ou internos e tem ação antagonista contra a DHT (di-hidrotestosterona), hormônio que é ligado à queda capilar”, explica a médica.

“O ingrediente figura também como droga de escolha para auxiliar no tratamento da alopecia e eflúvios telogênicos em pacientes de todas as idades e com praticamente todas as condições de sensibilidade cutânea”, acrescenta. Nenhum efeito adverso é relatado em literatura científica. “O uso dessa substância ainda melhora a resistência das células epidérmicas e dérmicas contra o dano causado pela radiação, tendo efeito fotoprotetor e antiaging cutâneo.”

A melatonina tópica trata o estágio inicial da alopécia androgenética, causa mais comum da perda dos cabelos em homens e mulheres. “A prevalência do problema é de 12% em homens entre 18 e 29 anos, sendo que na faixa de 40 a 49 anos metade deles sofre com a queda capilar. Já nas mulheres, afeta 17% entre 30 e 39 anos, e 25% entre 50 e 69 anos (pós-menopausa)”, conta Luisa.

Mecanismos de ação — A médica Dra. Patricia ainda ressalta que estrutura química da melatonina tem alta afinidade tanto pela água, como pelos lipídeos das membranas celulares, o que garante penetração até o interior das células, onde apresenta um importante papel protegendo os componentes intracelulares do dano oxidativo. “O ingrediente induz a reparação do DNA e protege contra agressores oxidativos”, comenta.

A pele tem receptores de melatonina e a aplicação tópica atua com importante papel na regulação do ciclo capilar por inibir a morte de queratinócitos — células responsáveis por produzir queratina, proteína que compõe o fio de cabelo.

“A melatonina atua durante todo o ciclo capilar, prolongando as fases anágena (de crescimento) e catágena (de regressão)”, explica a farmacêutica. Além disso, a melatonina tópica também age mediada por receptores andrógenos e estrógenos, hormônios fundamentais no controle do crescimento capilar.

“Quando atinge a raiz do cabelo, a testosterona sofre a ação de uma enzima que, consequentemente, reduz a velocidade de multiplicação das células e também provoca a sua morte. O resultado disso é um cabelo mais fino e com lento crescimento”, explica a farmacêutica.

“A melatonina atua como antagonista da di-hidrotestosterona (DHT), deslocando esse hormônio de seu receptor. Então, a melatonina impede a reação que causa a queda de cabelo”, acrescenta Luisa.

Principais tratamentos — Problema das mais variadas origens, a queda do cabelo deve ser tratada essencialmente de acordo com a causa do problema. “Podemos prescrever desde loções e shampoos anti-inflamatórios a medicação oral para diminuir a oxidação ao redor do folículo piloso ou simplesmente para suprir carência nutricional; ou até mesmo tratamentos com injeção de substâncias direto na derme do couro cabeludo, uso de laser de baixa frequência, uso de LEDs e realização de procedimentos como microagulhamento, podendo ser seguido de drug delivery”, explica a médica.

Outra vantagem da melatonina é que ela tem boa capacidade de adaptação aos mais diversos ambientes e veículos, podendo ser amplamente associada com as mais diversas moléculas (como Minoxidil, Ginkgo Biloba, Green Tea e Biotina) e terapias, inclusive com LED vermelho.

Modo de usar — O produto pode ser utilizado no cabelo, na barba e na sobrancelha. A farmacêutica diz que a solução tópica capilar pode ser manipulada em shampoos e loções, sugerindo uma fórmula para lavar o cabelo (Melatonina 0,1% em associação a 1% de PCA Zn e 0,5% de D-Pantenol) e uma de tratamento (0,1% de melatonina em associação a 5% de Minoxidil, 5% de Ginkgo Biloba e 0,1% de biotina). O shampoo deve ser aplicado no couro cabeludo com movimentos circulares, deixar agir por um minuto e enxaguar em seguida. Já a loção capilar deve ser usada uma vez ao dia, à noite, após higienização do couro cabeludo. “É necessário remover no dia seguinte”, conta.

Para barba e sobrancelha, a farmacêutica indica séruns (0,1% de melatonina em associação a 5% de Minoxidil, 5% de Ginkgo Biloba e 0,1% de biotina) que devem ser aplicados uma vez por dia, à noite, após higienização.

Resultados — Estudo clínico realizado com 35 homens, com idade entre 18 e 40 anos, portadores de alopecia androgenética, usaram solução capilar com melatonina, aplica uma vez ao dia, à noite, durante seis meses. Por meio de um equipamento que avalia a contagem, densidade, proporção da fase anágena e telógena e diâmetro capilar, o estudo concluiu que: houve aumento da contagem capilar (29,2% após três meses e 42,7% após seis meses) e da densidade capilar (aumento de 29,1% em três meses e 40,9% em seis meses.

Por Notícias ao Minuto

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Mirandiba: Assista o pronunciamento do Ver Gilberto de Alonso na sessão da CMM desta sexta-feira(19)

Publicado

em

O vereador Gilberto de Alonso usou a tribuna também para fazer cobranças ao poder executivo, na oportunidade o vereador apresentou um requerimento o qual foi aprovado por unanimidade, solicitando informações com as despesas pagas a empresa que fazer o transporte no município.

O parlamentar votou à favor do Projeto de Lei que pedi abertura de crédito suplementar para o fundo municipal de saúde.

Veja abaixo o pronunciamento do vereador Gilberto de Alonso na sessão de 19 de outubro de 2018, da Câmara Municipal de Mirandiba.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Mirandiba: Veja o pronunciamento do Ver Natinho do Sindicato, na sessão da CMM desta sexta-feira(19)

Publicado

em

De

Acompanhe abaixo o pronunciamento do Vereador Natinho do Sindicato, concedido na tribuna da Câmara de Vereadores de Mirandiba, na sessão ordinária realizada nesta sexta-feira, 19 de outubro de 2018.

O parlamentar começou fala agradecendo a todos os eleitores pelos votos concedidos aos candidatos que o mesmo apoio, João Santos para deputado estadual,  que obteve 447 votos e ao deputado Adalberto Cavalcanti que foi o segundo mais bem votado no município, tendo  quase 1.000 votos.

Natinho também falou a respeito da educação no município Escola Mariano Siqueira, que na semana passada só teve dois dias de aula e nesta semana não houve aula. O município tá uma bola de neve e em uma situação calamitosa, disse o parlamentar.

O vereador pediu para que a secretaria de educação compareça a Câmara de vereadores, para esclarecer alguns pontos sobre a educação no município.

Segundo o parlamentar os agricultores na receberam o garantia safra, porque o município só pagou duas parcelas das cinco que deveria pagar como contra partida.

“Mirandiba tá um trem fora dos trilhos, desgovernado” declaro Natinho do Sindicato 

Veja abaixo o vídeo do vereador Natinho do Sindicato.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Belmonte: Assista o pronunciamento emocionado do Ver Zeca do Carmo, eleito novo presidente da CMSJB

Publicado

em

Em um pronunciamento emocionado o vereador Zeca do Carmo, eleito na noite de ontem(18) novo presidente da Câmara Municipal de São José do Belmonte, uso a tribuna daquela casa legislativa para agradecer aos 7 (sete) vereadores que votam com ele na eleição da nova mesa diretora.

Em suas palavras após os agradecimentos aos vereadores que votaram com ele, Zeca disse que “essa é uma das melhores noites da minha vida, que era um sonho, que está nesta caminhada desde o ano de 2000, ou seja a 18 anos” e disse ainda que “a partir de Janeiro, irá mostrar ao povo o que estiver certo e também o que estiver errado”.

Veja abaixo o pronunciamento do Vereador Zeca do Carmo, novo presidente da Câmara Municipal de São José do Belmonte, a partir de 1 de Janeiro de 2019.

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending