Conecte-se Conosco

Destaque

Melatonina tópica estimula crescimento capilar

Publicado

em

Com duplo mecanismo de ação, a Melatonina tópica atua contra a queda capilar por inibir a morte das células que produzem queratina (composição da maior parte do cabelo)

melatonina tópica, novidade da Pharmapeleuma novidade no tratamento capilar antiqueda, que estimula o crescimento e melhora a densidade dos fios. “O ativo é inovador e apresenta mecanismos de ação complementares para atuar contra o envelhecimento capilar e combater a queda de forma geral”, explica a farmacêutica Luisa Saldanha, diretora da rede de farmácia de manipulação, com sede no Recife (PE). O ativo está disponível nas franquias da marca em todo o Brasil.

Segundo a médica Dermatopatologista Dra. Patricia Cruz, Mestre pela Universidade do Porto (Portugal) e com Master em Tricologia Pela Universidade da Catânia (Itália), a molécula de melatonina é muito interessante no campo tricológico pela sua gama de efeitos benéficos no tratamento contra a queda capilar.

“A substância impulsiona o bom andamento da multiplicação das células germinativas do bulbo, confere maior resistência ao estresse oxidativo, seja por estressores externos ou internos e tem ação antagonista contra a DHT (di-hidrotestosterona), hormônio que é ligado à queda capilar”, explica a médica.

“O ingrediente figura também como droga de escolha para auxiliar no tratamento da alopecia e eflúvios telogênicos em pacientes de todas as idades e com praticamente todas as condições de sensibilidade cutânea”, acrescenta. Nenhum efeito adverso é relatado em literatura científica. “O uso dessa substância ainda melhora a resistência das células epidérmicas e dérmicas contra o dano causado pela radiação, tendo efeito fotoprotetor e antiaging cutâneo.”

A melatonina tópica trata o estágio inicial da alopécia androgenética, causa mais comum da perda dos cabelos em homens e mulheres. “A prevalência do problema é de 12% em homens entre 18 e 29 anos, sendo que na faixa de 40 a 49 anos metade deles sofre com a queda capilar. Já nas mulheres, afeta 17% entre 30 e 39 anos, e 25% entre 50 e 69 anos (pós-menopausa)”, conta Luisa.

Mecanismos de ação — A médica Dra. Patricia ainda ressalta que estrutura química da melatonina tem alta afinidade tanto pela água, como pelos lipídeos das membranas celulares, o que garante penetração até o interior das células, onde apresenta um importante papel protegendo os componentes intracelulares do dano oxidativo. “O ingrediente induz a reparação do DNA e protege contra agressores oxidativos”, comenta.

A pele tem receptores de melatonina e a aplicação tópica atua com importante papel na regulação do ciclo capilar por inibir a morte de queratinócitos — células responsáveis por produzir queratina, proteína que compõe o fio de cabelo.

“A melatonina atua durante todo o ciclo capilar, prolongando as fases anágena (de crescimento) e catágena (de regressão)”, explica a farmacêutica. Além disso, a melatonina tópica também age mediada por receptores andrógenos e estrógenos, hormônios fundamentais no controle do crescimento capilar.

“Quando atinge a raiz do cabelo, a testosterona sofre a ação de uma enzima que, consequentemente, reduz a velocidade de multiplicação das células e também provoca a sua morte. O resultado disso é um cabelo mais fino e com lento crescimento”, explica a farmacêutica.

“A melatonina atua como antagonista da di-hidrotestosterona (DHT), deslocando esse hormônio de seu receptor. Então, a melatonina impede a reação que causa a queda de cabelo”, acrescenta Luisa.

Principais tratamentos — Problema das mais variadas origens, a queda do cabelo deve ser tratada essencialmente de acordo com a causa do problema. “Podemos prescrever desde loções e shampoos anti-inflamatórios a medicação oral para diminuir a oxidação ao redor do folículo piloso ou simplesmente para suprir carência nutricional; ou até mesmo tratamentos com injeção de substâncias direto na derme do couro cabeludo, uso de laser de baixa frequência, uso de LEDs e realização de procedimentos como microagulhamento, podendo ser seguido de drug delivery”, explica a médica.

Outra vantagem da melatonina é que ela tem boa capacidade de adaptação aos mais diversos ambientes e veículos, podendo ser amplamente associada com as mais diversas moléculas (como Minoxidil, Ginkgo Biloba, Green Tea e Biotina) e terapias, inclusive com LED vermelho.

Modo de usar — O produto pode ser utilizado no cabelo, na barba e na sobrancelha. A farmacêutica diz que a solução tópica capilar pode ser manipulada em shampoos e loções, sugerindo uma fórmula para lavar o cabelo (Melatonina 0,1% em associação a 1% de PCA Zn e 0,5% de D-Pantenol) e uma de tratamento (0,1% de melatonina em associação a 5% de Minoxidil, 5% de Ginkgo Biloba e 0,1% de biotina). O shampoo deve ser aplicado no couro cabeludo com movimentos circulares, deixar agir por um minuto e enxaguar em seguida. Já a loção capilar deve ser usada uma vez ao dia, à noite, após higienização do couro cabeludo. “É necessário remover no dia seguinte”, conta.

Para barba e sobrancelha, a farmacêutica indica séruns (0,1% de melatonina em associação a 5% de Minoxidil, 5% de Ginkgo Biloba e 0,1% de biotina) que devem ser aplicados uma vez por dia, à noite, após higienização.

Resultados — Estudo clínico realizado com 35 homens, com idade entre 18 e 40 anos, portadores de alopecia androgenética, usaram solução capilar com melatonina, aplica uma vez ao dia, à noite, durante seis meses. Por meio de um equipamento que avalia a contagem, densidade, proporção da fase anágena e telógena e diâmetro capilar, o estudo concluiu que: houve aumento da contagem capilar (29,2% após três meses e 42,7% após seis meses) e da densidade capilar (aumento de 29,1% em três meses e 40,9% em seis meses.

Por Notícias ao Minuto

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

Salgueiro: Veja como foi o pronunciamento do Savio Pires, durante a Sessão desta Quarta-feira, 24 Abr 24

Publicado

em

Veja como foi o pronunciamento do vereador Savio, na sessão desta Quarta-feira, 24 de Abril de 2024.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Salgueiro: Veja como foi o pronunciamento do Leo Parente, durante a Sessão desta Quarta-feira, 24 Abr 24

Publicado

em

Veja como foi o pronunciamento do vereador Leo Parente, na sessão desta Quarta-feira, 24 de Abril de 2024.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Salgueiro: Áudio divulgado nas redes sociais de uma mulher ofendendo a família Carvalho, gera confusão na Câmara de Vereadores

Publicado

em

Um áudio divulgado essa semana em grupos de troca de mensagens, onde uma senhora que se chama Edna, contadora na cidade de Salgueiro, gerou discórdia e até ataques na sessão da Câmara Municipal.

Tudo começou quando a contadora, divulgou um áudio onde não só ataca, mas também ofende o vice-prefeito da cidade Edilton Carvalho e todos com o mesmo sobrenome ‘Carvalho’.

No áudio, a senhora diz que o doutor Edilton “ não vale nada, ô cabra de peia sem-vergonha.” Ainda no áudio, a mulher  fala que o ex-prefeito Clebel Cordeiro chegou a “bater nele (Edilton) e em sua esposa”.

O motivo da revolta desta senhora, seria pelo fato do vice-prefeito ter rompido politicamente com o atual gestor, deixado o “grupo da Zebra”.

Já na Câmara Municipal, o vereador Zé Carlos, aliado de Edilton, foi defender os “Carvalhos”, entrando em uma discursão que ficou um pouco acalorada com o vereador Bruno Marreca.

Ouça abaixo o áudio da Sra. Edna:

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!