Conecte-se Conosco

Destaque

Melatonina tópica estimula crescimento capilar

Publicado

em

Com duplo mecanismo de ação, a Melatonina tópica atua contra a queda capilar por inibir a morte das células que produzem queratina (composição da maior parte do cabelo)

melatonina tópica, novidade da Pharmapeleuma novidade no tratamento capilar antiqueda, que estimula o crescimento e melhora a densidade dos fios. “O ativo é inovador e apresenta mecanismos de ação complementares para atuar contra o envelhecimento capilar e combater a queda de forma geral”, explica a farmacêutica Luisa Saldanha, diretora da rede de farmácia de manipulação, com sede no Recife (PE). O ativo está disponível nas franquias da marca em todo o Brasil.

Segundo a médica Dermatopatologista Dra. Patricia Cruz, Mestre pela Universidade do Porto (Portugal) e com Master em Tricologia Pela Universidade da Catânia (Itália), a molécula de melatonina é muito interessante no campo tricológico pela sua gama de efeitos benéficos no tratamento contra a queda capilar.

“A substância impulsiona o bom andamento da multiplicação das células germinativas do bulbo, confere maior resistência ao estresse oxidativo, seja por estressores externos ou internos e tem ação antagonista contra a DHT (di-hidrotestosterona), hormônio que é ligado à queda capilar”, explica a médica.

“O ingrediente figura também como droga de escolha para auxiliar no tratamento da alopecia e eflúvios telogênicos em pacientes de todas as idades e com praticamente todas as condições de sensibilidade cutânea”, acrescenta. Nenhum efeito adverso é relatado em literatura científica. “O uso dessa substância ainda melhora a resistência das células epidérmicas e dérmicas contra o dano causado pela radiação, tendo efeito fotoprotetor e antiaging cutâneo.”

A melatonina tópica trata o estágio inicial da alopécia androgenética, causa mais comum da perda dos cabelos em homens e mulheres. “A prevalência do problema é de 12% em homens entre 18 e 29 anos, sendo que na faixa de 40 a 49 anos metade deles sofre com a queda capilar. Já nas mulheres, afeta 17% entre 30 e 39 anos, e 25% entre 50 e 69 anos (pós-menopausa)”, conta Luisa.

Mecanismos de ação — A médica Dra. Patricia ainda ressalta que estrutura química da melatonina tem alta afinidade tanto pela água, como pelos lipídeos das membranas celulares, o que garante penetração até o interior das células, onde apresenta um importante papel protegendo os componentes intracelulares do dano oxidativo. “O ingrediente induz a reparação do DNA e protege contra agressores oxidativos”, comenta.

A pele tem receptores de melatonina e a aplicação tópica atua com importante papel na regulação do ciclo capilar por inibir a morte de queratinócitos — células responsáveis por produzir queratina, proteína que compõe o fio de cabelo.

“A melatonina atua durante todo o ciclo capilar, prolongando as fases anágena (de crescimento) e catágena (de regressão)”, explica a farmacêutica. Além disso, a melatonina tópica também age mediada por receptores andrógenos e estrógenos, hormônios fundamentais no controle do crescimento capilar.

“Quando atinge a raiz do cabelo, a testosterona sofre a ação de uma enzima que, consequentemente, reduz a velocidade de multiplicação das células e também provoca a sua morte. O resultado disso é um cabelo mais fino e com lento crescimento”, explica a farmacêutica.

“A melatonina atua como antagonista da di-hidrotestosterona (DHT), deslocando esse hormônio de seu receptor. Então, a melatonina impede a reação que causa a queda de cabelo”, acrescenta Luisa.

Principais tratamentos — Problema das mais variadas origens, a queda do cabelo deve ser tratada essencialmente de acordo com a causa do problema. “Podemos prescrever desde loções e shampoos anti-inflamatórios a medicação oral para diminuir a oxidação ao redor do folículo piloso ou simplesmente para suprir carência nutricional; ou até mesmo tratamentos com injeção de substâncias direto na derme do couro cabeludo, uso de laser de baixa frequência, uso de LEDs e realização de procedimentos como microagulhamento, podendo ser seguido de drug delivery”, explica a médica.

Outra vantagem da melatonina é que ela tem boa capacidade de adaptação aos mais diversos ambientes e veículos, podendo ser amplamente associada com as mais diversas moléculas (como Minoxidil, Ginkgo Biloba, Green Tea e Biotina) e terapias, inclusive com LED vermelho.

Modo de usar — O produto pode ser utilizado no cabelo, na barba e na sobrancelha. A farmacêutica diz que a solução tópica capilar pode ser manipulada em shampoos e loções, sugerindo uma fórmula para lavar o cabelo (Melatonina 0,1% em associação a 1% de PCA Zn e 0,5% de D-Pantenol) e uma de tratamento (0,1% de melatonina em associação a 5% de Minoxidil, 5% de Ginkgo Biloba e 0,1% de biotina). O shampoo deve ser aplicado no couro cabeludo com movimentos circulares, deixar agir por um minuto e enxaguar em seguida. Já a loção capilar deve ser usada uma vez ao dia, à noite, após higienização do couro cabeludo. “É necessário remover no dia seguinte”, conta.

Para barba e sobrancelha, a farmacêutica indica séruns (0,1% de melatonina em associação a 5% de Minoxidil, 5% de Ginkgo Biloba e 0,1% de biotina) que devem ser aplicados uma vez por dia, à noite, após higienização.

Resultados — Estudo clínico realizado com 35 homens, com idade entre 18 e 40 anos, portadores de alopecia androgenética, usaram solução capilar com melatonina, aplica uma vez ao dia, à noite, durante seis meses. Por meio de um equipamento que avalia a contagem, densidade, proporção da fase anágena e telógena e diâmetro capilar, o estudo concluiu que: houve aumento da contagem capilar (29,2% após três meses e 42,7% após seis meses) e da densidade capilar (aumento de 29,1% em três meses e 40,9% em seis meses.

Por Notícias ao Minuto

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

Radialista Claudinei Santos lança chapa para disputar a presidência do Salgueiro

A escolha do sucessor de José Guilherme, que comanda o clube desde 2017, será agora no mês de abril.

Publicado

em

O radialista Claudinei Santos lançou candidatura para presidir o Salgueiro. A escolha do sucessor de José Guilherme, que comanda o clube desde 2017, será agora no mês de abril, sem data ainda definida. O comunicador vai representar a chapa “Voa Carcará”.

Em entrevista ao ge, Claudinei falou sobre os desafios para recolocar o Salgueiro no cenário do futebol. Único time do interior a conquistar o Campeonato Pernambucano, feito alcançado em 2020, o Carcará desistiu de disputar o Estadual este ano, alegando problemas financeiros.

– Acho que Zé Guilherme acertou na questão de campo, de contratar jogador com pouco dinheiro, e chegar a ser o único campeão pernambucano, realizar o sonho dos sertanejos de trazer o Flamengo, Corinthians, o Santos, de trazer tanta gente grande para jogar no Sertão, mas eu acho que faltou no clube foi comunicação com o mercado, com a marca, captação de recursos para não ficar dependendo apenas da cidade.

Natural da cidade de Itacuruba, Claudinei lembra que foi assessor do time da cidade, que já jogou a Série A do Pernambucano, e que chegou em Salgueiro em 2005, no ano de fundação do Carcará. Neste período, participou da vida do clube, chegando a participar da montagem do plano de sócio.

– Essa experiência me instigou a não deixar acabar o Salgueiro. Venho há mais de seis meses estudando a viabilidade do Salgueiro, a marca, o mercado, a cidade. O time ficou maior que a cidade. Então, financeiramente ficou inviável. Vendo tudo isso, fui buscar amigos da área do futebol, estou me associando a uma das grandes empresas do mercado de tecnologia e no mercado de captação de recursos, para assim, se for eleito, chegar a ser presidente do clube começar logo pela comunicação.

Segundo Claudinei Santos, o momento financeiro do Salgueiro “assustou” alguns interessados em assumir a gestão do clube. Ele afirma que, mesmo sabendo da situação do Carcará, pretende montar uma equipe de trabalho forte, para sanar os problemas.

– Quero montar uma diretoria forte, que tenha várias áreas agregadas: área política, administrativa, social, porque eu tenho um projeto ousado. Eu quero brigar para ocupar um espaço maior no Sertão Central, no interior e no Brasil.

O radialista diz que, caso assuma o Salgueiro, a ideia é correr para que o Carcará consiga disputar a Série A2 deste ano. Segundo comunicado divulgado pela Federação Pernambucana de Futebol, o Conselho Técnico da competição será realizado no dia 8 de abril. Caso não consiga participar da segundona, o Carcará deve recomeçar sua história na Série A3.

– Nosso objetivo é correr contra o tempo e ver se ainda consegue disputar a Série A2 este ano. Já vai ter arbitral. Se a gente tiver condições técnicas, financeiras de disputar esse ano ainda, a gente não quer perder tempo. A gente quer participar, montar uma equipe forte e voltar para a primeira divisão.

– Se a gente não conseguir, até porque há uma dúvida, já que o Salgueiro não caiu, o Salgueiro desistiu, e essa desistência é preciso que a gente aprofunde com o jurídico a Federação, qual é a legalidade do Salgueiro participar da Série A2 agora.

Sobre o papel do atual presidente, José Guilherme, em uma futura gestão, Claudinei diz que espera contar com a experiência do então dirigente.

– Zé é patrimônio do clube, é ele quem está saindo. Eu não queria que Zé saísse, enquanto comunicador, eu disse a ele. Zé começou como motorista e chegou a ser presidente do clube, sustentou o clube esse tempo todo. O problema de Zé é que ele cansou, quer cuidar mais da família, ter mais tempo, quer fugir um pouco do estresse que o futebol proporciona. Só que eu disse pra ele, a gente não vai ter sucesso ou reerguer esse clube agora sem ele. Eu preciso dele comigo, no mínimo um semestre. Se ele não estiver próximo, a dificuldade vai ser maior, até porque são muitas coisas para administrar e ele já vem fazendo isso há um bom tempo.

José Gulherme, presidente do Salgueiro, e Claudinei Santos, durante entrevista — Foto: Reprodução / redes sociais

Foto: Reprodução /redes sociais

Por GE

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Prefeitura de Parnamirim realiza depósito do salário dos servidores referente ao mês de março

Publicado

em

A Prefeitura de Parnamirim realizou o pagamento do salário do mês de março dos servidores efetivos e comissionados de todas as secretarias, além dos contratados da educação.

São mais de 2,4 milhões injetados na economia do município.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Prefeitura de Parnamirim realizará dia D de Vacinação contra Influenza no sábado 13 de abril

Publicado

em

A adesão ainda está baixa! A Prefeitura alerta para a importância de atualizar a caderneta vacinal e participar de todas as campanhas preventivas do município.

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações. A vacina é segura, evita casos graves e óbitos por gripe.

Acompanhe os grupos:
Trabalhador da saúde;
Criança de 06 meses a menores de 6 anos – 5 anos, 11 meses e 29 dias;
Gestantes;
Puérperas;
Professores do ensino básico e superior;
Idosos com 60 anos ou mais;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das forças de segurança e salvamento;
Profissionais das Forças Armadas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade. 

Por Andrezza Barros

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!