Conecte-se Conosco

Política

Moro aceita denúncia e Cabral se torna réu na Lava Jato

Publicado

em

cabral_01018

Ex-governador do Rio, esposa dele e outras cinco pessoas são acusadas de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.

O juiz federal Sérgio Moro abriu ação penal, nesta sexta-feira (16), contra o ex-governador do Rio Sérgio Cabral por propina de pelo menos R$ 2,7 milhões da empreiteira Andrade Gutierrez entre 2007 e 2011. As informações são do jornal Estado de S. Paulo.

O esquema de corrupção e lavagem de dinheiro teria sido realizado pro meio de obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), da Petrobrás.

Cabral já está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. O ex-governador já é réu pela Operação Calicute, na Justiça Federal do Rio.

Fora ele, se tornaram réus a mulher dele, Adriana Ancelmo, Carlos Miranda, suposto ‘homem da mala’ do ex-governador; os executivos da Andrade Gutierrez Clóvis Renato Numa Peixoto Primo e Rogério Nora de Sá; o ex-secretário do Governo Cabral, Wilson Carlos Cordeiro da Silva Carvalho, e sua mulher Mônica Araújo Macedo Carvalho.

“No âmbito dos beneficiários, o próprio governador e seus associados Wilson Carlos Cordeiro da Silva Carvalho e Carlos Emanuel de Carvalho Miranda teriam participado dos acertos e da operacionalização do recebimento de valores”, destaca o juiz na decisão. A ação penal deve tramitar sem sigilo.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Temer autoriza extradição de Cesare Battisti; ex-ativista italiano é procurado pela PF

Publicado

em

O presidente Michel Temer (MDB) decidiu extraditar nesta sexta-feira (14) o ex-ativista italiano Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua em seu país de origem pelo assassinato de quatro pessoas nos anos 1970. A decisão de Temer se segue à determinação de prisão preventiva, para fins de extradição (veja a íntegra), assinada ontem (quinta, 14) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux.

A Polícia Federal já iniciou as buscas por Battisti, que estava morando em Cananéia, localidade litorânea a cerca de 260 quilômetros da capital paulista. Como ainda não foi localizado quase 24 horas depois da ordem de prisão, ele é considerado formalmente foragido.

Temer poderia ter repassado a responsabilidade pela extradição de Battisti ao seu sucessor, Jair Bolsonaro (PSL). Pelo presidente eleito, o ex-ativista já pode se considerar extraditado. Em troca de mensagens pelo Twitter com o ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, Bolsonaro disse que, no que depender dele, o italiano voltará a cumprir pena na Europa.

“Obrigado pela consideração de sempre, senhor ministro do Interior da Itália. Que tudo seja normalizado brevemente no caso deste terrorista assassino defendido pelos companheiros de ideais brasileiros. Conte conosco”, publicou o presidente eleito, em resposta ao ministro italiano.

A defesa de Battisti já ajuizou no STF um pedido de liminar para evitar a prisão e a extradição. Entre as razões para o pedido, os advogados Igor Sant’Anna Tamasaukas e Otávio Ribeiro Lima Mazieiro alegam que o italiano tem filho economicamente dependente nascido no Brasil e não responde a processo criminal por lavagem de dinheiro ou tem condenação criminal, “sequer em primeira instância” (veja a íntegra do documento aqui).

Histórico

O italiano de 63 anos fazia parte do grupo Proletários Armados para o Comunismo (PAC) e foi condenado à prisão perpétua na Itália em 1993. Em 2004, mudou-se para o Brasil e em 2007 foi preso. O governo italiano pediu a extradição de Battisti, mas o então ministro da Justiça Tarso Genro concedeu refúgio político a ele.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu então que a palavra final deveria ficar a cargo do então presidente Lula. Mas, nas mesma decisão, não declarou a irreversibilidade da decisão presidencial.

No último dia de seu governo, em 31 de dezembro de 2010, Lula negou a extradição do italiano. Na campanha presidencial, Bolsonaro afirmou que era favorável à extradição de Battisti.

“Reafirmo aqui meu compromisso de extraditar o terrorista Cesare Battisti, amado pela esquerda brasileira, imediatamente em caso de vitória nas eleições”, escreveu no Twitter.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Política

Deputado Gonzaga Patriota recebe maior honraria da Marinha do Brasil

Publicado

em

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) recebeu, nesta quinta-feira (13), a Medalha Mérito Tamandaré, uma das mais expressivas condecorações de paz da Marinha do Brasil e extensiva a civis. Nesta data, comemora-se o nascimento de Joaquim Marques Lisboa, o almirante Tamandaré, patrono da Marinha Brasileira. Por isso, é celebrado também o Dia do Marinheiro.

As medalhas foram destinadas a congratular aqueles que, de alguma maneira, tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos. A comenda foi criada em 1957.

Além de Gonzaga Patriota, outras personalidades civis e militares, além de instituições, foram agraciadas com a Medalha Mérito Tamandaré. A cerimônia aconteceu no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília. (Por PE notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Política

Lula envia carta ao Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis

Publicado

em

O ex-presidente Lula enviou nesta quinta-feira (13) uma carta ao Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), que participaram do tradicional Natal dos Catadores na Vigília Lula Livre, em Curitiba.

Há anos, Lula sempre participa do Natal dos Catadores, tradição cultivada quando era presidente e que foi mantida após deixar o Palácio do Planalto. Também foi Lula o primeiro presidente a receber um grupo de catadores no Palácio, um simbolismo histórico da relação do ex-presidente com o povo.

Preso político há mais de oito meses, neste ano Lula foi privado de participar da cerimônia, o que motivou o movimento a realizar o evento na frente da Superintendência da Polícia Federal de Curitiba.

“Não baixem a cabeça jamais. O trabalho de vocês é tão importante quanto de um médico, engenheiro, advogado”, diz trecho da carta.

Leia a íntegra da carta:

Queridos amigos do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis,

Se os que me prenderam injustamente, sem eu ter cometido crime nenhum, achavam que iam nos impedir de estarmos juntos em mais um Natal, se enganaram. Eu estive com vocês antes de ser presidente, quando fui presidente, depois de ser presidente. Estou com vocês hoje e estarei com vocês sempre.

Todo o ano como presidente da República, eu fiz questão de participar do Natal dos Catadores, para lembrar a sociedade que o governo deve cuidar de todos, mas ter um olhar especial para quem precisa mais, para o trabalhador.

Quando assumi a presidência, fiz questão de levar os ministros para visitarem algumas das regiões mais pobres do país. Para eles olharem nos olhos das pessoas, visitarem as casas do povo que tinha nos elegido e para quem tínhamos que governar. Alguns deles jamais tinham colocado o pé em uma favela. Eles precisavam saber que povo não é estatística, são seres humanos lutando diariamente por uma vida melhor.

Meu governo começou assim, e começaria assim de novo. E eu nunca vou esquecer minha emoção com o depoimento de uma companheira catadora, no último ano do meu segundo mandato, que disse que o mais importante que eu fiz para ela foi ela ter orgulho da profissão dela, de andar de cabeça erguida, de ter dignidade.

Era para isso que eu queria ser presidente: para matar a fome do povo, dar oportunidade, dignidade e autoestima.

Por isso digo para vocês: não baixem a cabeça jamais. O trabalho de vocês é tão importante quanto de um médico, engenheiro, advogado. É muito digno e faz o bem nessa sociedade que produz tanto lixo no meio ambiente. Não deixem o preconceito deles machucar vocês. O preconceito é uma doença, gente preconceituosa, que cultiva o ódio é gente doente. Não vamos nos deixar contaminar por essa doença.

Muita saúde, muita força, muita solidariedade para vocês. Fiquem firmes juntos. Vamos teimar, vamos lutar, vamos trabalhar todo o dia para construir um Brasil melhor.

Um Feliz Natal,

Lula

(Por Esmael Morais)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo
Propaganda

Trending