Conecte-se Conosco

Pernambuco

Novo secretariado de Paulo Câmara começa a ganhar forma, e o tabirense Carlos Veras tem nome especulado para Agricultura

Publicado

em

O projeto de Lei com a proposta da reforma administrativa que o governador Paulo Câmara (PSB) está preparando para ser enviado à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) antes do recesso parlamentar – previsto para iniciar no dia 21 deste mês – começou a ganhar a forma e está gerando amplo debate no meio político. Como até agora nenhuma sigla que compõe a base do governo socialista foi contemplada na gestão do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), em algum ministério ou órgão de peso no âmbito nacional, a aposta é que o governador sofra menos pressão na divisão de espaços de seu segundo mandato.

“Ele (Paulo Câmara) terá condições de montar a equipe da forma que achar melhor. Aqui (Pernambuco) será a saída para a recomposição da base. Ficará mais fácil para o governador chegar a um entendimento com as legendas diante do atual cenário”, comentou nesta sexta-feira (07), um socialista em reserva.

Especula-se que o PP e o PR terão espaço reduzido no segundo governo. Durante a campanha eleitoral, o PP emitiu sinais de que poderia se juntar ao então candidato da oposição, o senador Armando Monteiro (PTB), deixando o Palácio numa situação incômoda. Além disso, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) não conseguiu manter a estrondosa votação das eleições anteriores. E na disputa para a Assembleia Legislativa, o PP perdeu espaço para o PSB.

Os progressistas ficaram com a segunda maior bancada, elegendo 10 deputados, enquanto o partido do governador elegeu 11 parlamentares. No caso do PR, o comando da sigla é disputado no estado pelo deputado federal Sebastião Oliveira e o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, que apoiou o senador de oposição Armando Monteiro para o governo do estado.

Cotado

Para contemplar o PT, o deputado federal eleito Carlos Veras está sendo especulado para comandar a Secretaria de Agricultura. A vaga pode ser ocupada também pelo deputado estadual eleito Doriel Barros (PT). No caso de Veras virar secretário, o ex-deputado Odacy Amorim (PT), que ficou na suplência, assumiria sua vaga na Câmara. Se for Doriel o convocado, o ex-prefeito do Recife, João da Costa assumirá a vaga na Assembleia Legislativa.

Outros nomes cotados para fazer parte do segundo governo do PSB são os deputados federais Augusto Coutinho (SD), Fernando Monteiro (PP), João Campos (PSB) e Raul Henry (MDB). Por ter uma estreita relação de amizade com o governador, Raul abriria mão do mandato para assumir a pasta de Desenvolvimento Econômico. Em seu lugar assumiria o ex-secretário de Administração Milton Coelho (PSB), que ficou na suplência.

Dentre as mudanças previstas na reforma do PSB, como a fusão, incorporação, desmembramento de órgãos ou surgimento de novas pastas está a possibilidade da criação da Secretaria de Recursos Hídricos. A nova pasta deve abrigar a Companhia de Pernambucana de Saneamento (Compesa). Desde seu primeiro mandato, o governador atuando para atrair recursos federais para o abastecimento de água no estado. Durante a campanha eleitoral o assunto foi tratado pelo socialista como uma de suas prioridades. (Do Pe Notícias)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Pernambuco

Draco entra em operação em Pernambuco

Publicado

em

Departamento especializado no combate à corrupção e ao crime organizado, o Draco integrará seis delegacias e três núcleos de inteligência.

Com um efetivo de 168 policiais, o Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco) começa a operar nesta segunda-feira (10), no bairro do Tejipió, Zona Oeste do Recife. O novo prédio abrigará seis delegacias, além de integrar três núcleos de inteligência a fim de facilitar as investigações. A inauguração acontece um mês após a criação da central especializada, por meio da aprovação da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), conforme adiantado pela Folha de Pernambuco

O  Draco será inaugurado às 14h de hoje e contará com a presença do secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, e do chefe da Polícia Civil, Joselito Kerhle. Em 2019, haverá a criação de mais duas delegacias de combate à corrupção, uma para Zona da Mata e Agreste e outra para o Sertão. O planejamento final é chegar a 2021 com um total oito delegacias especializadas nessa atividade em todo o Estado.

De acordo com a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS-PE), o novo departamento está em funcionamento, realizando investigações complexas de combate à corrupção. No último dia 5, o Draco desencadeou sua primeira Operação de Repressão Qualificada (ORQ), intitulada Octanagem, que resultou na prisão de três empresários suspeitos de sonegar mais de R$ 85 milhões em impostos. “Até a criação do Draco, Pernambuco não tinha nenhuma delegacia para combater a corrupção“, afirmou o governador estadual, Paulo Câmara. 

O prédio onde o Draco foi instalado possui três pavimentos, 15 salas de trabalho, 14 salas de custódia, oito banheiros, acesso principal e acesso operacional. Ainda em dezembro, haverá uma parceria com a Polícia Federal para capacitação e atualização dos policiais. O departamento reúne e integra seis unidades que tinham atividades isoladas e diversificadas, agora voltadas para a o mesmo esforço. O Grupo de Operações Especiais, que atuava na repressão aos sequestros, passará a investigar policiais envolvidos com o crime. A decisão ocorreu porque, na avaliação da SDSPE, sequestro é uma modalidade criminosa de baixa incidência. 

O quadro policial também teve reforço. “Passamos de 21 policiais, da antiga Decasp (Delegacia de Polícia de Crimes contra a Administração e Serviços Públicos), para 168, e triplicamos o quadro de pessoal do núcleo de inteligência (de 12 para 36) incumbido de apurar a atividade de quadrilhas especializadas em lesar o patrimônio público e retirar direitos dos cidadãos pernambucanos”, afirmou o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua. (Por Folha PE)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Pernambuco

Secretário de Justiça de Pernambuco critica fala do governador do Ceará e cobra investigação isenta na morte de pernambucanos feitos reféns

Publicado

em

O secretário Pedro Eurico encaminhou na manhã desta segunda-feira (10) ofícios a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ao Ministério Público do Ceará e a Controladoria Geral e Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública do Ceará para que o caso seja investigado em Fortaleza.

Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos irá cobrar do governo cearense que as investigações das mortes dos reféns – sendo cinco deles pernambucanos – na tentativa de assalto a uma agência bancária, na última sexta-feira (7) na cidade de Milagres, sejam transferidas para a Secretaria de Segurança do Ceará junto ao Ministério Público (MPCE). “Esse inquérito tem que ser acompanhado em Fortaleza, para que possam garantir a isenção das investigações. 

Cinco pernambucanos 
inocentes foram assassinados e nós queremos os devidos esclarecimentos. Não foram apenas troca de tiros, há fortes indícios de que o que aconteceu foi uma chacina”, declarou o secretário da SJDH, Pedro Eurico. Será encaminhado na manhã desta segunda-feira (10) ofícios junto a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além do MPCE e da Controladoria Geral e Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública do Ceará. Até o momento, oito pessoas foram presas e mais de 24 foram ouvidas pela Polícia Civil.

Eurico também criticou a fala do governador do Ceará, Camilo Simões (PT)questionando a presença das vítimas em uma agência bancária às 2h da madrugada. “Ele foi de uma infelicidade sem limites, afirmando que não era para ter reféns ali, naquela hora. Ora, o estado não garante mais o direito de ir e vir do cidadão? A pessoa que está andando em uma área central pode ser vítima de um episodio daquele? De forma alguma. A polícia já estava informada dessa tentativa de assalto e deveria ter agido com cautela na prisão destas pessoas”, declarou. 

Os corpos do empresário João Batista Magalhães, de 46 anos, o filho dele Vinícius Magalhães, de 14 anos, a cunhada Claudineide Campos, de 41 anos, o marido dela Cícero Tenório, de 60 anos e o filho Gustavo Tenório, de 13 anos, foram sepultados no último sábado (8). Sob forte comoção, uma multidão acompanhou o transporte dos corpos pelas ruas de Serra Talhada. A população demonstrou carinho pelo empresário, que era membro da Câmara de Dirigentes Lojistas da Cidade e tinha história política ligada ao município.

Sequestro e tiroteio

Cerca de 30 homens armados planejaram assaltar as agências do Branco do Brasil e do Bradesco, no município de Milagres, a 480 km de Fortaleza. O grupo havia roubado um caminhão, que foi deixado atravessado na BR-116 e começaram a abordar carros no caminho, levando passageiros como reféns. Na cidade, eles foram surpreendidos por policiais dando inicio ao confronto. O tiroteio se estendeu por mais de 20 minutos. 

De acordo com o prefeito de Milagres, Lielson Landim (PDT), os reféns foram mortos pelos criminosos, mas ainda não há conclusão sobre de onde teriam partido os disparos. Oito suspeitos também morreram na ação. O empresário João Batista Magalhães havia deixado Serra Talhada, acompanhado do filho para buscar familiares no aeroporto de Juazeiro do Norte, já no Ceará. Eles chegavam de São Paulo. No caminho de volta, foram interceptados pelo grupo. (Por Folha PE)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Pernambuco

Costuras do secretariado de Paulo impactam na Alepe

Publicado

em

Isaltino disse que governador cumprirá as promessas de campanha

Reforma administrativa de Paulo Câmara é estratégica para a definição de espaços da base aliada na Casa de Joaquim Nabuco.

Areforma administrativa que o governador Paulo Câmara (PSB) promoverá, trazendo deputados estaduais para auxiliar seu segundo mandato – conforme informações de bastidores – está estrategicamente ligada a uma reformulação dos espaços do governo na Assembleia Legislativa (Alepe). O rearranjo, no entanto, tem como norte o fortalecimento das hostes socialistas visando à eleição de 2020, na qual o partido pretende angariar o comando de municípios estratégicos, como Petrolina e Garanhuns – hoje na mão de opositores.

O nome do deputado Lucas Ramos (PSB) surge como opção tanto para a liderança do governo, quanto para a presidência da Comissão de Finanças – cuja importância advém do seu papel na apreciação do orçamento do Estado. Ramos deverá disputar a Prefeitura de Petrolina e precisará de estrutura para confrontar a popularidade do prefeito – e opositor do Palácio – Miguel Coelho (PSB). A dança das cadeiras que deverá retirar socialistas da Alepe trará, naturalmente, o primeiro suplente Sivaldo Albino (PSB). Albino pode ser o candidato do Palácio à Prefeitura de Garanhuns, para vencer o sucessor do gestor opositor Izaías Régis (PTB). 

A expectativa é que Paulo Câmara convoque, pelo menos, dois nomes para o seu secretariado da Alepe. A prioridade será a coligação formada por MDB, PSB e PSD. São cotados os nomes dos deputados estaduais Rodrigo Novaes (PSD) e Aluísio Lessa (PSB). Na cota do Solidariedade, o federal Augusto Coutinho (SD) pode ser convocado para abrir espaço para Kaio Maniçoba na suplência, mas o estadual Alberto Feitosa (SD) também poderia voltar para a Prefeitura do Recife. Outra costura cogitada é puxar o deputado Rogério Leão (PR) para o secretariado, contemplando o PR sem afastar o deputado federal Sebastião Oliveira de Brasília. O intuito é manter Oliveira próximo à cúpula do PR para evitar que a sigla vá para a oposição, com o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PR).

Na bancada do PSB, há correntes que defendem que a legenda deve ficar com a presidência, seguindo o princípio da proporcionalidade. Esse preceito, contudo, vem sendo negociado ao longo das últimas legislaturas e a tendência é que, agora, mesmo com o PP sendo a segunda bancada, Eriberto Medeiros (PP) prevaleça no cargo. Chefiar o Poder Legislativo, nesse sentido, será um gesto significativo ao PP, que calculava ser a maior bancada na Alepe, mas teve seu desempenho abaixo do PSB. Além disso, seguindo um costume dos tempos de Eduardo Campos, o governador ainda pode justificar a perda de influência do PP na administração estadual como consequência da diminuição do partido na Esplanada dos Ministérios, no Planalto. Logo, inicialmente, o comando da Alepe estará “de bom tamanho”. 

O PSB também tem disputas internas sobre a 2ª Vice-Presidência, desejada por Simone Santana e Aglailson Victor. A inclinação, todavia, está para Simone, uma vez que Victor terá o primeiro mandato. A 1ª Vice-Presidência, que deve ficar com o PSC, é requerida entre Governo e Oposição, já que Guilherme Uchôa Junior é aliado do Palácio e Manoel Ferreira é opositor. Nesse caso, a experiência de nove mandatos de Ferreira deve destacá-lo para a vaga. A 1ª Secretaria deve ser disputada pelo líder governista, Isaltino Nascimento (PSB), e por Clodoaldo Magalhães (PSB), que hoje preside a Comissão de Finanças. Caso Isaltino deixe a liderança do governo, cogita-se Waldemar Borges (PSB) – hoje presidente da Comissão de Justiça – ou Aluisio Lessa. (Fonte Folha PE)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo
Propaganda

Trending