Conecte-se Conosco

Destaque

Os novos caminhos da Segurança

Publicado

em

 

A segurança pública se tornou, nos últimos anos, o maior desafio para quem está à frente dos nossos Executivos estaduais. Os já bastante elevados números de assaltos, homicídios e outros tipos de crimes foram catapultados com a ramificação do tráfico de drogas no País, colocando os governadores de Estado contra as cordas. E esse triste fenômeno encontrou no consumo do crack e toda a cadeia que o acompanha o combustível ideal aliciar um verdadeiro exército que se divide entre meros batedores de carteiras viciados e facções como o Comando Vermelho – originário do Rio de Janeiro – e o Primeiro Comando da Capital, o PCC – nascido em São Paulo.

Em Pernambuco, a explosão desse verdadeiro “coquetel molotov” espalhou estilhaços por todos os lados. O governador Paulo Câmara, que herdara um Pacto Pela Vida sem o mesmo fôlego, leia-se recursos, dos anos dourados do Governo Eduardo Campos, precisou apostar na mudança de nomes – secretários, chefes de Polícia e comandantes militares -, de protocolos e de perfil de investimento. Fazer mais com menos deixou de ser apenas uma opção que ficava muito bonita no discurso para se tornar uma prática que não conseguia lutar contra a curva ascendente dos dados negativos expostos diariamente na Imprensa.

Paulo precisou ser criativo, usar todo o seu conhecimento de gestão pública, afinal, foi assim que ele foi apresentado à população no debate eleitoral de 2014, para encontrar os atalhos necessários que garantissem mais recursos para a sua política de segurança. O governador imprimiu um forte arrocho em sua gestão; cortou na carne, no osso e até no tutano. Foi juntando aos pouco os R$ 290 milhões que encorpam o seu Plano de Segurança de Pernambuco. Um pacote que aposta fortemente no aumento do número de profissionais de segurança (contratação de 4.500 novos policiais) e na estrutura que sustentam a sua atuação, como novos Batalhões, Batalhões Especializados, Companhias e na aquisição de helicópteros e outros equipamentos.

E, faltando menos de um ano para a eleição, os números começam aparecer. Muito timidamente, é verdade. Porém, suficientes para imprimir mais confiança no alcance de um resultado positivo, ou pelo menos não tão duro como o que estávamos nos acostumando a ver. Só para se ter uma ideia, o município de Caruaru, governada pela principal prefeita de oposição a Paulo, Raquel Lyra, já registrou em outubro e setembro uma redução próxima de 50% no número de homicídios. Esse efeito não ocorreu por acaso. Paulo encaminhou, em setembro, 140 homens dos 1.500 policiais militares recém-formados, os tais laranjinhas, para a Capital do Agreste. E a resposta foi muito rápida. Esse resultado ainda deve ser otimizado pela envio de outros 160 praças que passaram a compor, desde a última terça-feira, o BIESP, Primeiro Batalhão Especializado do Interior.

Esse aumento regionalizado do efetivo policial propiciou que o governador se lançasse em visitas por todas as regiões do Estado para “apresentar” à população os novos homens da PM. Fez isso em Garanhuns, Nazaré da Mata, Vitória de Santo Antão. E já agendou idas à Araripina, Tamandaré e outras cidades na próxima semana. Paulo entendeu que a sensação de segurança é tão importante quanto a própria segurança. O efeito laranjinha mostra isso. Quanto mais novos policiais com o boné de cor chamativa ocupam as ruas, mais gente deixa suas casas para viver seus municípios.

Sexta-feira, no Palácio do Campo das Princesas, O governador reuniu um grande número de prefeitos para anunciar a criação de batalhões de Polícia, batalhão especializado, reforços de efetivos municipais e criação de novas delegacias. Destacar os incrementos virou uma prioridade na sua agenda. De olho em 2018, Câmara sabe muito bem que a possibilidade de uma real mudança no cenário da segurança pública pode lhe garantir o fôlego necessário para entrar na disputa com muito mais chances de carimbar a reeleição. (Da coluna do Magno Martins)

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Destaque

MPF denuncia hacker e deputada federal por invasão a sistemas do judiciário

Publicado

em

Na denúncia enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), o MPF acusa a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti Neto de terem invadido seis sistemas do Judiciário, incluindo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em pelo menos 13 ocasiões. Eles também foram responsáveis por inserir 16 documentos falsos nas ferramentas, incluindo um mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes e ordens para quebra do seu sigilo bancário e bloqueio de bens.

Os crimes teriam ocorrido entre agosto de 2022 e janeiro de 2023 com o objetivo de desmoralizar o Poder Judiciário brasileiro e seus sistemas informatizados – o que traria ganhos políticos para a deputada e financeiros para o hacker, segundo o MPF. Eles vão responder por invasão a dispositivo informático e falsidade ideológica, em coautoria.

As invasões foram comprovadas por laudos técnicos e provas entregues à Polícia Federal pelo próprio hacker, contendo os códigos fontes do CNJ, entre outros dados. Já a autoria de Zambelli ficou comprovada por depoimentos e informações postadas pela própria deputada em suas redes sociais. Os arquivos do mandado de prisão de Moraes e da quebra de sigilo também foram encontrados nos computadores da parlamentar.

Por MPF

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Prefeitura de Parnamirim emite nota de esclarecimento sobre aluguel de que atende TDF municipal

Publicado

em

O Município de Parnamirim-PE, vem à público esclarecer questões relativas ao aluguel de um imóvel que atende o TFD municipal, exposta de forma oportunista e leviana em matéria publicada em blog sem qualquer credibilidade.

A vil intenção de denegrir a imagem da Administração Municipal salta aos olhos, sobretudo no momento em que o blogueiro se coloca à disposição para colher uma “entrevista” de apenas uma das partes envolvidas no processo judicial que discute o assunto.

Como dito, o assunto encontra-se judicializado desde o ano de 2020, de modo que nem mesmo o Poder Judiciário chegou a qualquer conclusão acerca do feito, não sendo honesto que um blog resolva, agora, promover o julgamento da matéria escutando apenas um dos lados.

Gestão e jornalismo se fazem com seriedade, não cabendo mais em nossa sociedade a tentativa de manipulação da opinião pública por meio de pseudo-jornalismo que tende à prejudicar alguns para beneficiar outros, ao sabor de seus interesses.

O Município informa que seguirá atendendo às decisões por ventura tomadas nos autos do processo que resolverá o impasse, assegurando que nenhum cidadão parnamirinense ficará desassistido por ocasião de seu tratamento de saúde na Capital do Estado.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Criminosos invadem sistema de pagamentos da União e desviam dinheiro

Publicado

em

A Polícia Federal investiga uma suposta invasão ao sistema de pagamentos da União, apurou a RECORD. Segundo fontes na corporação, o total de dinheiro desviado ainda não foi calculado. Os criminosos atuaram em ataques direcionados ao sistema de entrada de usuários autorizados a realizar pagamentos. Com as credenciais verdadeiras, eles teriam inserido ordens de pagamento e desviado recursos públicos.

Um dos pagamentos teria sido feito com o login roubado de um gestor da Câmara dos Deputados, via Pix, o mesmo usuário que teria gerado a chamada ordem de serviço. Na instituição, os pagamentos sequer poderiam ocorrer na modalidade. Também não poderiam ser realizados pelo mesmo CPF de quem gerou a ordem.

A investigação corre em sigilo e conta com o apoio da Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

Em nota oficial, o Tesouro Nacional afirmou que o episódio não configura uma invasão, “mas sim uma utilização indevida de credenciais obtidas de modo irregular”. “As tentativas de realizar operações na plataforma foram identificadas e não causaram prejuízos à integridade do sistema”, diz o comunicado. O Tesouro reforçou, ainda, que todas as medidas estão sendo tomadas em resposta ao caso, “incluindo a implementação de ações adicionais para reforçar a segurança do sistema”.

Por R7

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!