Conecte-se Conosco

Destaque

Papa pede perdão por abusos sexuais cometidos por sacerdotes no Chile

Publicado

em

Demora da Igreja em afastar o religioso e falta de advertências a seus comandados são citadas como principais razões da queda de confiança dos chilenos na instituição

Em seu primeiro dia de visita ao Chile, nesta terça (16), o papa Francisco tocou em um tema delicado da viagem e pediu perdão pelos mais de 75 casos de abuso sexual de menores pelo ex-sacerdote Fernando Karadima, 87.

A demora da Igreja Católica em afastar o religioso -as primeiras denúncias são de 2004 e a punição só veio em 2011- e a falta de advertências a seus comandados são citadas como principais razões da queda de confiança dos chilenos na instituição.

Segundo pesquisas recentes, hoje apenas 45% da população se declara católica. Protestos e ataques a igrejas precederam a chegada do pontífice.

“Não posso deixar de manifestar a dor e a vergonha ante o dano irreparável causado a menores por parte de representantes da Igreja”, disse Francisco em sua primeira intervenção pública, sendo muito aplaudido.

“Estou com meus irmãos bispos para pedir perdão e fazer todos os esforços para apoiar as vítimas, enquanto nos comprometemos a garantir que isso nunca volte a acontecer”.

A menção ao caso, porém, foi insuficiente para as vítimas, que pediram uma audiência privada com o papa -não concedida-, o afastamento de religiosos que encobriram Karadima e o início de uma ação penal contra o sacerdote pedófilo, que nunca ocorreu por causa de suposta pressão do Vaticano.

Uma das vítimas, Juan Carlos Cruz, que hoje vive nos EUA, viajou a Santiago para falar com Francisco. “São palavras vazias que só causam mais dor”, disse a uma rádio local, referindo-se ao pedido de perdão.

“Já se foi o tempo de pedir desculpas, ainda há bispos em seus cargos que viram os abusos e encobriram.”

Em artigo no “New York Times”, o acadêmico e ensaísta chileno Ariel Dorfman, 75, falou da influência que Karadima exerceu sobre uma geração de chilenos que depois se tornariam protagonistas da sociedade –o sacerdote atuava em escolas e com grupos de jovens de classe média e alta de Santiago.

“Era o guia espiritual de amigos meus”, conta Dorfman, que afirma ter se chocado ao saber dos casos de abusos e diz ter sido tratado “como o centro do universo” na primeira vez que o encontrou.

SAIAS-JUSTAS

Outros temas polêmicos da visita foram apenas citados por Francisco, que pediu aos chilenos que “escutem os povos originários, os jovens que pedem reformas e os imigrantes” -alusão às reivindicações por terra e soberania dos mapuches, a quem visita nesta quarta (17), aos estudantes que protestaram por ensino gratuito em 2011 e à chegada cada vez maior de imigrantes da Venezuela e do Haiti.

Embora o presidente eleito, Sebastián Piñera, tenha manifestado desejo de se reunir com o pontífice, este respeitou o protocolo e só se reuniu com Michelle Bachelet, que deixa o posto em março.

Em tom amigável, os dois conversaram e caminharam. Não foi divulgado o teor da conversa, portanto não se sabe se o papa abordou a reivindicação de território pela Bolívia, causa pela qual já manifestou simpatia.

À tarde, Francisco e Bachelet visitaram uma penitenciária feminina, onde 400 mulheres o receberam abanando lenços e cantando. O sacerdote ouviu depoimentos de algumas e as abençoou.

No fim do dia, na Catedral de Santiago, o papa voltou a referir-se aos abusos sexuais.

“[Enfrentem] a realidade como ela se apresenta”, afirmou, acrescentando que a Igreja vive “momentos de turbulência”, mas “devemos passar de uma Igreja abatida e desolada para uma Igreja capaz de colocar-se a serviço dos abatidos e desolados”.

Por Folhapress.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

 

Siga-nos em nossas redes sociais no FacebookTwitter,  InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para a redação do Blog do Silva Lima por e-mail: blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.

Destaque

A corrupção é símbolo da velha política e nosso governo não tolera”, diz governadora após prisão de homem que tentou subornar secretário da Fazenda

Publicado

em

“A corrupção é o maior símbolo da velha política. Da política que ficou para trás. Do tipo política que estamos mudando. Nosso governo não tolera atos de corrupção e demonstra com atos”.

A declaração foi divulgada nas redes sociais pela governadora Raquel Lyra (PSDB), nesta sexta (19), após a prisão de um homem que tentou subornar o secretário estadual da Fazenda, Wison de Paula.
O caso veio à tona a partir de uma divulgação feita pelo próprio governo. O homem, que não teve o nome divulgado, enviou ao titular da Sefaz-PE uma caixa de cereja contendo quasse R$ 50 mil em dinheiro.
Ao se pronunciar sobre esse crime, configurado como corrupção ativa, Raquel Lyra aproveitou a oportunida e, pelo Instagram, parabenizou a Polícia Civil e ao próprio secretário pela agilidade na prisão do suspeito.
“Parabéns à polícia e ao nosso secretário, pela ação rápida que garantiu a prisão de um criminoso que agora será julgado pela Justiça”, destacou Lyra.
Ela ainda finalizou a nota enfatizando que:
“A polícia seguirá com as investigações para que todos os responsáveis sejam punidos”.
Como foi
O governo disse na nota que o secretário recebeu a caixa de cerveja com o dinheiro na quarta (17).
O secretário Wilson de Paula comunicou à Secretaria de Defesa Social que havia um pacote com várias cédulas, totalizando R$ 49.996.
Imagens divulgadas pelo Estado mostram os maços de reais.
Ao constatar o crime, o secretário Wilson de Paula comunicou o fato ao titular da SDS, Alessandro Carvalho, e pediu uma apuração rigorosa.
Na nota, o Estado afirmou que a “Gestão Raquel Lyra condena e não vai tolerar nenhuma tentativa de atos de corrupção contra qualquer integrante do governo”.
O homem já está à disposição da Justiça, onde passará por audiência de custódia.
Pena
Art 332 do Código penal Brasileiro diz que a corrupção ativa fica configurada quando alguém solicita, exige, cobra ou obtém, para si ou para outro (s), vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função.
A pena para esse crime é de reclusão de dois a cinco anos, além de multa.
Fonte:DP

 

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Mulheres rumo ao poder, uma nova era na Câmara de Vereadores de Salgueiro

Publicado

em

O cenário político de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, está prestes a testemunhar uma mudança histórica, com a possibilidade de cinco vozes femininas ecoarem nos corredores da Câmara de Vereadores casa Epitácio Alencar no próximo ano.

Eliane Alves, que busca a reeleição, a ex-vereadora Paizinha Patriota, sobrinha do deputado federal Gonzaga Patriota, Renatinha Sampaio, filha de Maurilio Sampaio Carvalho, conhecido como Dr. Maurilio do antigo DNER surge como uma voz influente, e Eduarda Sampaio, esposa do vereador Emmanuel Sampaio, além da neta de Dr. Romão Paula Sampaio completa esse grupo dinâmico de mulheres que buscam fazer história na política de Salgueiro.

Por Francisco Brito

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Garanhuns: Conselho Regional de Educação Física suspende registro de dono de academia acusado de estuprar aluna adolescente durante avaliação

Publicado

em

O Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região/Pernambuco (CREF12/PE) divulgou nessa quarta-feira, 17, que decidiu no dia 26 de março pela suspensão cautelar, com impedimento total do exercício da profissão por 6 meses, de Allef Franklin Silvestre de Oliveira, dono e responsável técnico de uma academia em Garanhuns, acusado de estupro por uma adolescente de 17 anos. A jovem afirma que foi abusada pelo homem durante uma avaliação física no dia 22 de março deste ano. Ele acabou preso em flagrante.

De acordo com o CREF12/PE, a decisão foi referendada no dia 4 de abril pelo Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), publicada no Diário Oficial da União e comunicada ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Se exercer a profissão durante o período de suspensão do registro, Allef responderá criminalmente por exercício ilegal.

Ainda segundo o conselho, o processo ético está em andamento, seguindo todos os ritos obrigatórios do Código Processual de Ética, com possibilidades de punição que vão desde advertência até o cancelamento do registro profissional. A academia ficará interditada até a atualização do registro junto ao CREF12/PE.

Por Alvinho Patriota

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!