Conecte-se Conosco

Destaque

Posses de prefeitos são marcadas por brigas, prisões e mortes

Publicado

em

naom_586ad27132c72

pousada_raimundo300x250Vereador Moisés Lazarine (DEM) aproveitou a cerimônia de posse para pedir sua namorada em casamento.

As cerimônias de posses de alguns prefeitos e vereadores brasileiros que venceram as eleições municipais de 2016 foram marcadas no primeiro dia de 2017 por fatos inusitados que vão de brigas, prisões, morte e até pedido de casamento.

Depois de ter sido preso acusado por contratar funcionários fantasmas como vereador, o Prefeito eleito de Osasco, Rogério Lins (PTN) só foi diplomado em uma cerimônia na Câmara Municipal da cidade, 48 horas após sair da Penitenciária de Tremembé. O novo Prefeito de Osasco disse desconhecer os motivos da sua prisão preventiva. “Minha equipe foi considerada fantasma, uma equipe que trabalha 10, 12, 15 horas por dia”, alegou Rogério Lins.

Outro caso de prisão envolvendo um Prefeito eleito, foi na cidade de Embu das Artes, em São Paulo. Ney Santos venceu as eleições, mas teve a prisão decretada e está foragido desde então. Ney é acusado de lavagem de dinheiro e associação ao crime organizado. No lugar dele, o vereador Hugo Prado (PSB) foi eleito neste domingo (1º) como o presidente da Câmara Municipal da cidade. Na hora da cerimônia de posse de Hugo Prado, vereadores leram uma carta escrita pelo prefeito eleito, Ney Santos onde se diz inocente e que vai se apresentar nos próximos dias.

Já muita confusão e briga marcou a posse dos vereadores da cidade de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife. A confusão aconteceu após o candidato a Prefeito, que foi mais votado na cidade, Romero Sales (PTB) ter o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral por já ter uma condenação por improbidade administrativa. Desta forma, o presidente da Câmara dos Vereadores assume o cargo até que uma nova eleição seja realizada.

Porém, durante a posse dos novos vereadores, várias pessoas gritando palavras de ordem realizaram um protesto em frente ao prédio da Câmara. Assim que a vitória de Ricardo José de Souza (PTC) foi anunciada para a presidência da Casa e que também será o Prefeito interino, os manifestantes partiram para a violência arremessando cadeiras de plástico em direção aos vereadores. A confusão só foi controlada com a chegada de agentes de segurança que usaram spray de pimenta para acalmar os ânimos.

Vai não vai também em Marabá, no sudeste do Pará. O prefeito eleito da cidade, Tião Miranda (PTB), que tinha decidido renunciar ao cargo devido a problemas de saúde, voltou atrás e tomou posse neste domingo (1º) na Câmara dos vereadores de Marabá. Durante o discurso de posse, Miranda disse que sofre de depressão e que tinha renunciado devido a doença, mas por conta do clamor da população ele decidiu rever sua posição e vai encarar o desafio. Com a mudança de planos, Toni Cunha que assumiria no lugar de Tião Miranda, foi empossado mesmo como vice-prefeito.

No município de Torixoréu, no Mato Grosso, quatro vereadores acabaram detidos neste domingo (1º) por se recursarem a cumprir a decisão judicial de empossar a prefeita eleita, Inês Coelho (PP). A prefeita teve a candidatura impugnada, porém recorreu da decisão. Inês Coelho já tinha sido diplomada e conseguiu a liminar para tomar posse.

Em São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo, quatro municípios: Sebastianópolis do Sul, Penápolis, Ilha Solteira e Neves Paulista começam 2017 com prefeitos assumindo interinamente. A Justiça Eleitoral ainda define se os candidatos mais votados vão ou não ocupar o cargo, ou se serão necessárias novas eleições. Em Pontalinda, o candidato mais votado, Elvis Carlos de Souza, conseguiu tomar posse após liminar. Elvis e a esposa, Suzeti Maria São Felice de Sousa foram condenados por nepotismo, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, após o prefeito empossado nomear a primeira-dama para o cargo de secretária de Assistência Social da cidade, logo após assumir o comando do Executivo.

Para não quebrar o hábito de 12 anos, o prefeito eleito de Colatina, Sérgio Meneguelli chegou para tomar posse na Câmara da cidade de bicicleta. Após ficar como vereador por 18 anos na cidade, Meneguelli disse que andar de bicicleta contribuiu para o aproximar das pessoas, e que a a bicicleta é como se fosse seu escritório ambulante. Como prefeito, Sérgio Meneguelli disse que vai continuar com o hábito também no Executivo. “O grande barato da vida é conviver. E a bicicleta funciona como um escritório ambulante. Pela manhã quando vou para o trabalho as pessoas conseguem falar comigo, têm acesso maior ao representante. Amanhã mesmo vou chegar à prefeitura de bicicleta. É mais distante do que a Câmara, mas mesmo assim vou continuar a fazer isso”, declarou o prefeito eleito.

Notícias ao Minuto

Tragédia também marcou as cerimônias de posses de prefeitos pelo país, com a morte do prefeito eleito de Santana do Piauí (PI), Francisco Raimundo de Moura, o Chico Borges (PTB), de 42 anos. O prefeito eleito morreu no início da manhã deste domingo (1º) após sofrer um acidente de carro, horas antes de tomar posse. O carro do político se chocou de frente com um ônibus. O prefeito tinha acabado de participar da festa de Réveillon em Santana do Piauí e seguia em direção a Picos, a 18 km de distância de onde morava.

Em São Carlos, no interior de São Paulo, a posse de vereadores teve um final feliz. Eleito para seu primeiro mandato, o vereador Moisés Lazarine (DEM), aproveitou a cerimônia de posse para pedir a namorada em casamento.

(Sputnik Brasil)

Destaque

INSS começa a pagar nesta quarta décimo terceiro antecipado

Até 8 de maio, mais de 33,6 milhões de segurados receberão a primeira parcela, que será paga conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

Publicado

em

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber nesta quarta-feira (24) a antecipação do décimo terceiro. Até 8 de maio, mais de 33,6 milhões de segurados receberão a primeira parcela, que será paga conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

O extrato com os valores e as datas de pagamento do décimo terceiro está disponível desde a semana passada. A consulta pode ser feita tanto pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares e tablets, quanto pelo site gov.br/meuinss.

Quem não tiver acesso à internet pode consultar a liberação do décimo terceiro pelo telefone 135. Nesse caso, é necessário informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e confirmar alguns dados ao atendente antes de fazer a consulta. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.

O decreto com a antecipação do décimo terceiro foi assinado em março. Este será o quinto ano seguido em que os segurados do INSS receberão o décimo terceiro antes das datas tradicionais, em agosto e em dezembro. Em 2020 e 2021, o pagamento ocorreu mais cedo por causa da pandemia de covid-19. Em 2022 e 2023, as parcelas foram pagas em maio e junho.

Segundo o Ministério da Previdência, o pagamento do décimo terceiro antecipará a entrada de R$ 67,6 bilhões na economia. Desse total, R$ 33,68 bilhões correspondem à primeira parcela, referente à competência de abril e que será paga entre o fim de abril e o início de maio. O restante corresponde à segunda parcela, da competência de maio, a ser paga no fim de maio e início de junho.

A maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do décimo terceiro na primeira parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.

O Ministério da Previdência esclarece que os segurados que recebem benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) também têm direito a uma parcela menor do décimo terceiro, calculada de acordo com a duração do benefício. Por lei, os segurados que recebem benefícios assistenciais, como o Auxílio Brasil, não têm direito a décimo terceiro salário.

Foto Shutterstock

Por Agência Brasil

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

MPF denuncia hacker e deputada federal por invasão a sistemas do judiciário

Publicado

em

Na denúncia enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), o MPF acusa a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti Neto de terem invadido seis sistemas do Judiciário, incluindo do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em pelo menos 13 ocasiões. Eles também foram responsáveis por inserir 16 documentos falsos nas ferramentas, incluindo um mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes e ordens para quebra do seu sigilo bancário e bloqueio de bens.

Os crimes teriam ocorrido entre agosto de 2022 e janeiro de 2023 com o objetivo de desmoralizar o Poder Judiciário brasileiro e seus sistemas informatizados – o que traria ganhos políticos para a deputada e financeiros para o hacker, segundo o MPF. Eles vão responder por invasão a dispositivo informático e falsidade ideológica, em coautoria.

As invasões foram comprovadas por laudos técnicos e provas entregues à Polícia Federal pelo próprio hacker, contendo os códigos fontes do CNJ, entre outros dados. Já a autoria de Zambelli ficou comprovada por depoimentos e informações postadas pela própria deputada em suas redes sociais. Os arquivos do mandado de prisão de Moraes e da quebra de sigilo também foram encontrados nos computadores da parlamentar.

Por MPF

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Prefeitura de Parnamirim emite nota de esclarecimento sobre aluguel de que atende TDF municipal

Publicado

em

O Município de Parnamirim-PE, vem à público esclarecer questões relativas ao aluguel de um imóvel que atende o TFD municipal, exposta de forma oportunista e leviana em matéria publicada em blog sem qualquer credibilidade.

A vil intenção de denegrir a imagem da Administração Municipal salta aos olhos, sobretudo no momento em que o blogueiro se coloca à disposição para colher uma “entrevista” de apenas uma das partes envolvidas no processo judicial que discute o assunto.

Como dito, o assunto encontra-se judicializado desde o ano de 2020, de modo que nem mesmo o Poder Judiciário chegou a qualquer conclusão acerca do feito, não sendo honesto que um blog resolva, agora, promover o julgamento da matéria escutando apenas um dos lados.

Gestão e jornalismo se fazem com seriedade, não cabendo mais em nossa sociedade a tentativa de manipulação da opinião pública por meio de pseudo-jornalismo que tende à prejudicar alguns para beneficiar outros, ao sabor de seus interesses.

O Município informa que seguirá atendendo às decisões por ventura tomadas nos autos do processo que resolverá o impasse, assegurando que nenhum cidadão parnamirinense ficará desassistido por ocasião de seu tratamento de saúde na Capital do Estado.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!