Conecte-se Conosco

Tecnologia

Presidente da Microsoft quer legislação sobre Inteligência Artificial

Publicado

em

Brad Smith lembrou que a IA está presente em coisas tão simples como a Netflix

presidente da Microsoft, Brad Smith, defendeu nesta quarta-feira (07) na Web Summit, evento de tecnologia que acontece em Lisboa, Portugal, a necessidade de criar legislação internacional sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) que garanta a segurança e liberdade das pessoas e empresas.

“Hoje em dia é tecnicamente possível a um Governo seguir uma pessoa minuto a minuto, saber onde está, para onde vai, com quem fala ou o que está comprando”, lembrou Brad Smith, durante a sua apresentação.

Para o presidente da Microsoft, é preciso criar “regras muito claras” que garantam a segurança das pessoas num mundo onde a Inteligência Artificial (IA) já faz parte do cotidiano.

Brad Smith lembrou que a IA está presente em coisas tão simples como a Netflix, ao sugerir novos filmes ao cliente, tendo em conta os que já foram vistos, um serviço de música que apresenta bandas semelhantes às que costuma ouvir ou um aplicativo de smartphone que consegue transcrever o que uma pessoa diz.

A capacidade de identificar impressões digitais e rostos são outras das mais-valias desta nova tecnologia, que pode ser também bastante perigosa: a IA permite identificar um criminoso e encontrar uma criança perdida, mas também pode ser usada para perseguir inocentes.

As pessoas têm de se sentir livres para participar numa manifestação, por exemplo, sem a sensação de poderem vir a ser perseguidas, e para isso é preciso garantir que existe um compromisso entre as empresas que criam estas tecnologias e os governos para que esta ferramenta não seja mal usada, defendeu.

A Microsoft, juntamente com muitas outras empresas como a Cisco ou o Facebook, celebrou recentemente um acordo em que se comprometeram a seguir dois grandes princípios: garantir a segurança dos seus clientes em todo o mundo e não ajudar governos ou criminosos a atacar pessoas inocentes ou empresas.

Mas para Brad Smith é preciso ir mais longe, criando legislação internacional.

“Ninguém, nenhuma empresa nem nenhuma tecnologia pode estar acima da lei”, defendeu, lembrando que “a IA é a capacidade de os computadores entenderem o mundo e tomarem decisões que, até há pouco tempo, eram tomadas pelo homem”, e é preciso garantir que tudo é feito de forma ética e com “regras muito claras”.

Além da questão ética do uso da IA, existe ainda a da privacidade de dados e do impacto no emprego, que também foi abordado por Brad Smith durante a sua apresentação “Opportunities for people in an age of IA“.

Contrariando os receios dos computadores estarem roubando o trabalho das pessoas, o presidente da Microsoft acredita que dentro de uma década haverá muitos trabalhos na indústria da tecnologia relacionados com áreas tão distintas como história ou política.

Brad Smith defendeu que os jovens devem prosseguir os estudos tendo em conta os seus gostos, mas devem ter também conhecimentos em áreas como as tecnologias, informática ou estatística.

Por Lusa. 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

Nasa seleciona antigo delta em Marte como local de pouso do Mars 2020

Publicado

em

O processo de decisão em favor da cratera de 45 km de diâmetro levou cinco anos

SALVADOR NOGUEIRA – A Nasa escolheu o lugar de pouso de seu próximo jipe marciano, o Mars 2020. O plano é que ele desça na cratera Jezero, local onde há um antigo delta por onde correu água no passado remoto do planeta vermelho.

“O local de pouso na cratera Jezero oferece terrenos geologicamente ricos, com formas de solo que remontam a 3,6 bilhões de anos e que poderiam em tese responder questões importantes de evolução planetária e astrobiologia”, disse Thomas Zurbuchen, vice-administrador da Nasa, responsável pelo Diretório de Ciência da agência espacial americana.

O processo de decisão em favor da cratera de 45 km de diâmetro levou cinco anos e considerou mais de 60 locais diferentes como alvos da vindoura missão.

A região escolhida será desafiadora para o pouso, exigindo maior precisão do que aquela que levou o jipe Curiosity ao planeta vermelho em 2012. O Mars 2020 é estruturalmente similar ao Curiosity e usará o mesmo sistema de pouso, com escudo térmico, paraquedas e uma espécie de guindaste-foguete para a etapa final da descida. O sistema, contudo, passou por atualizações, e agora tem uma tecnologia chamada de Navegação Relativa de Terreno, que ajudará a evitar regiões perigosas para a descida.

A missão do Mars 2020 será buscar evidências diretas e indiretas de vida no passado de Marte. Além disso, o jipe conta com experimentos precursores de futuras missões tripuladas, como um em que oxigênio será produzido a partir do dióxido de carbono na atmosfera.

POR SALVADOR NOGUEIRA, PARA FOLHAPRESS

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo

Tecnologia

Brasileiro com ELA cria aplicativo para pessoas com distúrbios na fala

Publicado

em

Com formação em tecnologia da informação, portador de doença degenerativa traçou uma luta contra o tempo para desenvolver uma forma alternativa de se comunicar

José Afonso Braga, 47 anos, foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA) em 2013. A doença ataca o sistema nervoso central e provoca paralisia motora progressiva e irreversível. Já no primeiro ano após a confirmação do diagnóstico, Zé, como prefere ser chamado, perdeu todos os movimentos do corpo e também a voz.

Ele chegou a experimentar aplicativos voltados para pessoas com distúrbios na fala, mas a maioria das opções no mercado era limitada ao idioma inglês, possuía dicionários fixos e uma interface confusa. Com formação em tecnologia da informação, o mineiro, pai de três filhos, traçou uma espécie de luta contra o tempo para desenvolver uma forma alternativa de se comunicar. Foi quando surgiu o WeCanSpeak.

A entrevista à Agência Brasil foi feita na sala de estar da casa de Zé, num condomínio no Lago Sul, sob o olhar atento da esposa, Valéria Braga. Poucos minutos antes da conversa começar, enquanto o repórter fotográfico se preparava, ele brincou: “Coloca um filtro tipo Tom Cruise (ator norte-americano) nessa câmera. Pra eu ficar bonitão”.

O bate-papo com a repórter ocorreu única e exclusivamente pelos movimentos dos olhos do entrevistado, que se fixam nas teclas da tela de um computador até formar palavras, posteriormente transformadas em áudio. Apesar de todas as limitações, ele conta que está bem, sobretudo em razão dos cuidados qualificados que recebe e de todo o apoio da família e de amigos.

O lançamento oficial do WeCanSpeak aconteceu no último dia 3. Em menos de dez dias, foram mais de 300 downloads. A ferramenta pode ser utilizada em computadores e tablets e é disponibilizada de forma gratuita. Uma versão paga é oferecida a “usuários mais exigentes”, como o próprio Zé classifica.

Entre as premissas básicas fixadas para o desenvolvimento do aplicativo estavam: ser universal; ser configurável (o usuário pode criar seu próprio dicionário com palavras e frases completas adequadas ao seu cotidiano); ser simples, prático e intuitivo (o usuário não precisa passar por vários comandos para falar uma simples frase); e ser acessível (pessoas com todo tipo de poder aquisitivo podem ter acesso à ferramenta).

 

O aplicativo permite até mesmo que ele receba os amigos em casa às quintas-feiras para uma partida de pôquer. A jogatina, segundo a esposa, segue madrugada adentro. “A comunicação é a base da socialização e perder essa capacidade de socializar é, talvez, a maior dor causada pela doença”, disse.

Perguntado sobre sua relação com a doença, ele diz que aceita os desafios impostos pela vida com naturalidade. Ao final de uma conversa tranquila, com o som dos equipamentos que garantem a respiração mecânica de Zé ao fundo, uma frase encerra a entrevista, quase que como uma lição de vida: “Desde o primeiro momento, tenho o compromisso de não deixar a doença me tirar a alegria de viver. E estamos conseguindo isso”. Com informações da Agência Brasil.

Por Notícias ao Minuto

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Tecnologia

WhatsApp é deixado para trás; conheça os apps mais baixados

Publicado

em

Lista tem novidades como o QQ e o Tik Tok, além do desaparecimento do Twitter

Facebook é o aplicativo mais baixado de todos os tempos no Google Play e na App Store, alcançando mais de 500 bilhões de downloads. Segundo relatório da App Annie, empresa provedora de dados do mercado de aplicativos, as primeiras posições do ranking são dominadas por redes sociais. Na sequência do Facebook, vêm o WhatsApp, Messenger, Instagram, YouTube, Snapchat e Skype.

Segundo o ‘TechTudo’, o levantamento também mostra que os tempos não são de crescimento para todas as redes sociais. O Twitter, por exemplo, deixou a lista de apps baixados.

Confira os mais baixado no Google Play:

Confira os mais baixado no App Store:

Por Notícias ao Minuto

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Continue lendo
Propaganda

Trending