Conecte-se Conosco

Educação

Processo seletivo para contratação de profissionais para Noronha é suspenso

Publicado

em

Inscrições processo seletivo

Inscrições processo seletivo

O movimento é grande no Centro de Geração de Renda (Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo)

O Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (1) anuncia a suspensão do processo seletivo para contratação de profissionais para Administração de Fernando de Noronha. A publicação determina que novo prazo para inscrição seja estabelecido. A decisão de prorrogar o calendário deve adiar também o anúncio  do resultado final, estabelecido inicialmente para o dia 13 de julho. O deputado estadual Edilson Silva (Psol) , questionou o calendário e o fato das inscrições serem feitas apenas na ilha, mas admite-se o candidato entre na disputa por meio de procuração. O período de inscrição começou na segunda-feira (27) e terminaria nesta sexta-feira (1). Em processos seletivos anteriores, realizados em Noronha pelo Governo do Estado, as inscrições foram  realizadas em apenas três dias.

Diário Oficial processo ssletivo

Diário Oficial processo seletivo

Mesmo com a suspensão, válida a partir desta sábado (2), os candidatos podem se habilitar a concorrer no processo ainda neste sexta-feira (1). Até a quinta-feira (31),  cerca de 600 pessoas haviam feito as inscrições.  O movimento no Centro de Geração, local onde os documentos estão sendo recebidos,  é muito grande desde o início da manhã.  Estão sendo oferecidas 301 vagas nos níveis fundamental, médio e superior. Não será realizada prova, a contratação é feita com base na análise dos currículos. Os aprovados serão contratados por um prazo de até 24 (vinte e quatro) meses, prorrogáveis por iguais períodos, até o prazo máximo de seis anos. 

Administração de Fernando de Noronha emitiu uma nota oficial sobre a suspensão do processo seletivo. “As secretarias de Administração, Saúde e a Administração de Fernando de Noronha resolveram suspender a partir deste sábado,  02 de julho de 2016, a Seleção Simplificada para o preenchimento dos cargos para a Autarquia Territorial de Fernando de Noronha. Será estabelecido um novo calendário com a ampliação dos prazos previstos para a inscrição no processo seletivo. Nesta sexta-feira, 01 de julho, a Administração de Fernando de Noronha continuará recebendo os currículos das 8h às 14 horas, no Centro de Geração e Renda, na Vila dos Remédios, sem prejuízo aos candidatos que se programaram para concorrer às vagas”, finaliza a nota.

(Do G1)

Educação

Revalida já aprovou 459 médicos cubanos desde 2011

Publicado

em

País tem taxa de aprovação acima da média; Cuba anunciou retirada do programa Mais Médicos nesta quarta, e o presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou que a governo caribenho não aceitou as condições estabelecidas por ele, que incluíam a aprovação no Revalida.

Desde 2011, o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira, conhecido como Revalida, já aprovou 459 médicos de nacionalidade cubana, segundo um levantamento obtido pelo G1 neste ano. A grande maioria dos médicos que fazem o exame são brasileiros que fizeram a graduação em medicina fora do país. Considerando apenas os médicos estrangeiros, os cubanos representam a segunda nacionalidade com o maior número de aprovados no Revalida.

Nesse quesito, Cuba fica atrás apenas da Bolívia, que já teve 491 médicos aprovados no Revalida. Segundo os dados, a taxa de aprovação de Cuba no Revalida é de 28,8%, a sétima mais alta, superior inclusive que a de candidatos de naturalidade brasileira.

Veja as nacionalidades de quem fez medicina no exterior e passou em uma das edições do Revalida entre 2011 e 2016 — Foto: Alexandre Mauro/G1
Veja as nacionalidades de quem fez medicina no exterior e passou em uma das edições do Revalida entre 2011 e 2016 — Foto: Alexandre Mauro/G1
Cálculo da média das taxas de aprovação por país nas edições do Revalida entre 2011 e 2016 (nos anos em que o país teve pelo menos um participante) — Foto: Alexandre Mauro/G1
Cálculo da média das taxas de aprovação por país nas edições do Revalida entre 2011 e 2016 (nos anos em que o país teve pelo menos um participante) — Foto: Alexandre Mauro/G1

O levantamento, publicado em março pelo G1, leva em conta todas as edições já concluídas do Revalida desde 2011. A edição 2017 do exame ainda está em andamento: a segunda fase será realizada neste sábado (17) e domingo (18).

Cuba deixa o Mais Médicos

Nesta quarta-feira (14), o Ministério da Saúde Pública de Cuba anunciou a decisão de deixar o programa Mais Médicos, criado durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. O governo cubano citou “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil.

Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro declarou que expulsaria os médicos cubanos do Brasil por meio do exame de revalidação de diploma de médicos formados no exterior, o Revalida. A intenção também estava em seu programa de governo.

Após o anúncio, o presidente eleito usou sua conta no Twitter para comentar o assunto:

“Condicionamos a continuidade do programa Mais Médicos à aplicação de teste de capacidade, salário integral aos profissionais cubanos, hoje maior parte destinados à ditadura, e a liberdade para trazerem suas famílias. Infelizmente, Cuba não aceitou”, escreveu ele na rede social.

Na tarde desta quarta, em entrevista coletiva em Brasília, Bolsonaro afirmou que, assim que ele assumir a Presidência, o governo brasileiro dará asilo a todos os cidadãos cubanos que solicitarem a proteção.

Sobre o Revalida

O exame foi criado em 2011 para unificar o processo de validação de diplomas de medicina obtidos no exterior, que antes era feito por diversas universidades públicas em processos distintos. A prova é um requisito obrigatório para qualquer médico – de nacionalidade brasileira ou estrangeira – poder exercer a profissão de medicina no Brasil.

Revalida e Mais Médicos

Porém, nenhum médico com diploma obtido no exterior que atua no programa Mais Médicos precisa participar do Revalida e validar o diploma. Isso acontece porque o Mais Médicos contrata os profissionais por meio de uma bolsa-formação, ou seja, eles não possuem vínculo empregatício.

No caso dos médicos cubanos, além de não precisarem fazer o Revalida, eles são remunerados de maneira distinta, por meio de um acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A decisão de permitir que os profissionais do Mais Médicos continuem participando do programa sem passar pelo Revalida passou inclusive pelo crivo do Supremo Tribunal Federal (STF) que, em novembro de 2017, manteve as regras de dispensa do Revalida e do valor diferenciado para médicos cubanos.

Continue lendo

Educação

Projeto Câmara nas Escolas inicia esta semana

Publicado

em

A Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira inicia esta semana o Projeto Câmara nas Escolas. O Projeto é idealizado pelo Presidente da Câmara, Igor Mariano, e conta com o apoio de todos os parlamentares.

O Presidente falou da sua expectativa: “Esse é um projeto que vinha batalhando para destravar desde o início do ano, visa educar nossos jovens sobre o papel do legislativo, estou muito feliz que vamos conseguir realizar este momento de discussão, agradeço demais a Secretaria de Educação e aos professores da rede municipal, sem eles isso não seria possível”, destacou Mariano.

O que é o Projeto?

O Projeto foi criado pela Câmara Municipal e conta com o apoio irrestrito da Secretaria de Educação e dos professores da rede municipal. Na sua essência o projeto visa aproximar os alunos da rede municipal com o Poder Legislativo, os alunos do 9º ano terão a oportunidade de visitar as instalações da Câmara Municipal e discutirem com os vereadores as funções e o papel do legislativo, suas comissões, formas de proposições, etc. Também teremos um momento de perguntas e respostas sobre as atividades do legislativo à luz da Constituição Federal, da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno da Casa.

Quais as escolas que poderão participar do Projeto?

Todas as escolas da rede municipal de ensino, o público alvo acordado entre Câmara Municipal e Secretaria de Educação foram os alunos do 9º ano.

Os alunos receberão algum material didático?

Sim, foi elaborada uma cartilha detalhada pela Câmara Municipal sobre todos os temas que serão debatidos na visita até o Poder Legislativo, todos os alunos receberão este material.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Educação

Em Pernambuco, as provas do Enem já começaram

Publicado

em

Ao meio-dia os portões do Bloco G da Unicap foram fechados. Local registrou atrasos de estudantes.

Com o fechamento do portões ao meio-dia, os estudantes em Pernambuco aguardam o início da aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre neste domingo (11) em mais de 1,7 mil municípios do país.

No Bloco G da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o estudante Clóvis Francisco dos Santos, 20 anos, não conseguiu chegar a tempo para realização do exame. Morador de Olinda, ele saiu de casa às 11h30. “Trabalhei até tarde ontem e perdi a hora. O cansaço atrapalhou, mas vou me preparar para tentar o próximo ano”, lamentou o estudante que estava tentando o Enem pela terceira vez. Já cursando fisioterapia, ele faria o exame para tentar uma bolsa de estudos.

Já Felipe Francatti, 23 anos, chegou faltando dois minutos para fechar os portões, mas ele acabou entrando no Bloco A, mas as provas estão sendo aplicadas no Bloco G da universidade. “Os portões dos blocos são frente a frente, me confundi”, comentou o estudante de Marketing que iria tentar jornalismo pelo Enem.

Houve ainda o caso de um terceiro estudante que também não conseguiu ter acesso ao local de prova, por atraso.

Ansiedade
Antes da abertura dos portões, sentados nas calçadas, muitos dos estudantes  aproveitavam o momento para relaxar e conversar, ou estar ao lado dos pais. Anne Caroline Martins, 19 anos, tenta o Enem pela quarta vez. Ela sonha em fazer o curso de Relações Internacionais. “Dá um frio na barriga, mas eu estudei bastante. Espero eu, que eu passe esse ano. Venho me preparando desde janeiro”, conta.

Já para Alvelinno Silva, 17, é a primeira vez. Assim como para a maioria dos estudantes, o “calo” é a matéria de matemática. “Estudei muito para não ter tantas dificuldades na prova de matemática. É o meu maior carma. Mas, vai dar tudo certo”, espera ele, que carrega o sonho de entrar no ramo da gastronomia.

As provas começam a ser aplicadas às 12h30. A partir das 12h, os alunos devem estar em sala de aula e serão realizados procedimentos de segurança. O participante não poderá deixar o local de prova antes das duas primeiras horas e só poderá levar o caderno de questões para casa caso deixe a sala 30 minutos antes do fim da prova.

O gabarito oficial do Enem 2018 será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até 14 de novembro. Já o resultado deverá sair no dia 18 de janeiro de 2019.

(Foto: Clóvis Francisco dos Santos, 20 anos, não chegou a tempo e perdeu o Enem)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda

Trending