Conecte-se Conosco

Destaque

Secretaria de Saúde de PE investiga morte por doença rara no sistema nervoso

Publicado

em

Morte de homem está sob investigação (Foto: Arte TV Globo)

Morte de homem está sob investigação (Foto: Arte TV Globo)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, neste sábado (17), por meio de nota, que investiga a morte de um homem de 58 anos no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), na área central do Recife. O óbito sob suspeita teria sido causado pela doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ), conhecida como doença priônica. De acordo com o Ministério da Saúde, a moléstia, que atinge o sistema nervoso central, é rara e não infecciosa, na maioria das vezes. A incidência é de um a dois casos para cada um milhão de habitantes.

Em todo o mundo, uma variante dessa doença ficou conhecida popularmente como ‘Mal da Vaca Louca’. Caso seja confirmada a suspeita, será o sétimo caso de doença priônica desde 2005, em Pernambuco, segundo dados do Ministério da Saúde. No mesmo período, ocorreram 14 notificações no estado. É o primeiro caso investigado em quatro anos.

A suposta vítima é Gabriel Bráz da Silva. Ele estava internado na unidade de saúde desde agosto deste ano, segundo a família, e morreu na noite da sexta-feira (16). Conforme a secretaria, o corpo foi encaminhado para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), centro com capacidade de realizar a retirada das vísceras cerebrais, única forma de investigação da doença.

De acordo com o sobrinho dele, Márcio Batista, o homem sofria com os sintomas da doença há dois anos. Porém, só foi internado pela primeira vez há nove meses, em Goiana, na Mata Norte. “Ele começou sentindo as pernas fracas e com dificuldade para mastigar”, relembrou. O quadro, no entanto, evoluiu rápido. Logo em seguida, Gabriel não andava nem falava mais.

Márcio diz que os médicos não sabem como o tio contraiu a doença. Entretanto, a família comenta que ele costumava comprar carnes na feira livre de Goiana, onde morava. “Mandaram a gente queimar as roupas dele e cremar o corpo, mas enterramos no município por falta de orientações”.

A SES garante que a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) foi acionada para explicar as medidas de segurança para manipulação do corpo. A moléstia atinge o sistema nervoso central. Ela se manifesta de várias formas. Os sintomas são demência progressiva associada a tremores musculares de extremidades.

Ainda segundo a pasta, a transmissão da doença pode ser prevenida ao evitar ingestão de carne. Principalmente, o cérebro ou outro tecido nervoso de animais doentes. Há ainda a contaminação por transfusão de sangue ou transplante de órgãos.

Explicações
Segundo a nota de Secretaria Estadual de Saúde, as doenças priônicas constituem um grupo de patologias crônicas, progressivas, de ocorrência imprevisível, invariavelmente fatais e afetam principalmente o sistema nervoso central, que acomete tanto homens como animais.

Na maioria dos casos registrados no Brasil, a doença não tem origem infecciosa, ocorrendo normalmente num padrão espontâneo (sem antecedentes na familia) ou familiar (quando há relatos de casos entre parentes).

Nos anos 80, a partir de um surto de doença ocorrido no rebanho bovino da Inglaterra, foi amplamente divulgado nos meios científicos que a existência de um agente transmissível como causa da moléstia e de outras doenças priônicas.

Esse agente causador não é um vírus ou qualquer organismo conhecido naquela época, e sim um novo agente. O príon é uma partícula proteinácea com capacidade infectante. A secretaria ressalta que que a expressão ‘Mal da Vaca Louca’ é utilizada, de forma equivocada, como sinônimo de Doença de Creutzfeldt-Jakob. “Nenhum caso dessa variante foi notificado no Brasil”, informa a nota.

Estatísticas
A vigilância epidemiológica da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde captou, de 2005 a 2014, 439 notificações de casos suspeitos de DCJ, dos quais 38 (8,6%) foram confirmados definitivamente pelo exame neuropatológico, 15 (3,4 %) foram classificados como DCJ possível, 54 (12,3%) se enquadram como DCJ provável, 38 (8,6%) foram descartados e 294 (67%) não possuem dados complementares suficientes para definição de caso ou ainda aguardam informações.

(Do G1 PE)

Destaque

Criminosos invadem sistema de pagamentos da União e desviam dinheiro

Publicado

em

A Polícia Federal investiga uma suposta invasão ao sistema de pagamentos da União, apurou a RECORD. Segundo fontes na corporação, o total de dinheiro desviado ainda não foi calculado. Os criminosos atuaram em ataques direcionados ao sistema de entrada de usuários autorizados a realizar pagamentos. Com as credenciais verdadeiras, eles teriam inserido ordens de pagamento e desviado recursos públicos.

Um dos pagamentos teria sido feito com o login roubado de um gestor da Câmara dos Deputados, via Pix, o mesmo usuário que teria gerado a chamada ordem de serviço. Na instituição, os pagamentos sequer poderiam ocorrer na modalidade. Também não poderiam ser realizados pelo mesmo CPF de quem gerou a ordem.

A investigação corre em sigilo e conta com o apoio da Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

Em nota oficial, o Tesouro Nacional afirmou que o episódio não configura uma invasão, “mas sim uma utilização indevida de credenciais obtidas de modo irregular”. “As tentativas de realizar operações na plataforma foram identificadas e não causaram prejuízos à integridade do sistema”, diz o comunicado. O Tesouro reforçou, ainda, que todas as medidas estão sendo tomadas em resposta ao caso, “incluindo a implementação de ações adicionais para reforçar a segurança do sistema”.

Por R7

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Mãe e filho matam idosos e atiram em padre durante festa no Mato Grosso

Publicado

em

A Polícia Civil procura padrasto, mãe e filho envolvidos no assassinato de dois idosos e de balearem um padre em Peixoto de Azevedo, Mato Grosso. O crime, motivado por uma dívida de R$ 60 mil reais, terminou na morte de Pilson Pereira da Silva, de 69 anos, e Rui Luiz Bogo, de 81.

Inês Gemilak, pecuarista conhecida na região, Marcio Ferreira, o marido e Bruno Gemilak, o filho, são os acusados de envolvimento no crime. Os três foram flagrados cometendo o crime durante uma festa de aniversário.

Em imagens de câmeras de segurança, os tiros são flagrados. Quem consegue, foge, mas alguns são idosos e os dois são atingidos, caindo mesmo tentando se esconder. O padre baleado contou ao Brasil Urgente como tudo aconteceu:

“Me joguei atrás do sofá e a bala passou ainda por dois sofás e pegou na minha mão, eu jogado no chão já e ela ricocheteou no relógio, foi o que segurou senão teria me matado. Ele deu mais outro tiro, caíram os vidros todos nas minhas costas. Eu acho que ele pensou que eu tinha morrido já e o senhorzinho que estava do meu lado já morreu ali”, conta.

A pecuarista estava com uma arma curta, mas de cano estendido. A câmera mostra ela indo embora, acompanhada do filho, que usava uma espingarda. Ele era médico no hospital da cidade. O outro homem que aparece é o marido de Inês e padrasto de Bruno. Os três fugiram.

Segundo a polícia, a família morou de aluguel em um imóvel do dono da casa e devia R$ 60 mil. A dívida gerou um processo judicial e muitas brigas entre eles. O alvo era o credor, que não foi atingido porque a arma falhou na hora que ele seria morto. Os idosos atingidos não tinham nenhuma relação com a briga.

Fonte: Band

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Destaque

Verdejante realiza reunião de escuta dos artistas na próxima sexta (26)

Publicado

em

A Diretoria de Cultura e Turismo de Verdejante está convocando a sociedade civil, o conselho de cultura, os artistas e todos os envolvidos na cultura do município para participarem de uma reunião de planejamento. O objetivo é discutir e definir as ações que serão realizadas com os recursos da PNAB-2 (Política Nacional Aldir Blanc).

No dia 26 de abril (sexta-feira), às 18h, o encontro acontecerá no Espaço Cultural de Verdejante.

É indispensável a sua presença, pois sua colaboração e suas ideias serão fundamentais para nortear as atividades culturais que serão desenvolvidas através deste importante programa de fomento à cultura.

Juntos, podemos fortalecer ainda mais a cultura de nosso município e proporcionar momentos incríveis para todos os nossos cidadãos.

Portanto, não perca essa oportunidade de contribuir e deixar a sua marca na história cultural de Verdejante.

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!