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Saúde

11 dicas que ajudarão você a manter a saúde em dia

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Ter uma boa saúde é requisito essencial para uma vida saudável e alegre. A saúde traz vigor, disposição e bem-estar na rotina de uma pessoa, além de garantir mais anos de vida. Então, acompanhe as próximas dicas que farão você manter a sua saúde em dia, para aproveitar os melhores momentos ao lado de si mesmo e da sua família. Confira! 

O que fazer para manter a saúde em dia? 

1. Beba água  

 Pode parecer um aviso simples, mas beber água é fundamental para a manutenção das funções vitais do organismo e para evitar a desidratação. Então, nada de passar horas sem beber água. Carregue sempre a sua garrafinha, principalmente se você morar em regiões mais quentes! 

 2. Movimente-se 

A ideia de ficar bastante tempo sentado ou optar sempre pelo elevador podem parecer bem atrativas, mas, se formos avaliar todos os riscos que o sedentarismo causa à saúde, você não permaneceria com essa ideia por bastante tempo.  

Se o seu trabalho exige que você fique sentado por muitas horas, programe horários para levantar e dar uma volta no ambiente em volta. 

Além disso, também é importante adotar o hábito de praticar atividades físicas, de acordo com suas necessidades e recomendações médicas. Alguns exemplos de atividades possíveis de serem feitas são: natação, caminhada, dança, corrida, artes marciais, etc.   

3. Use protetor solar  

Cuidado com o sol! 

4. Ria mais 

O riso diminui o estresse, promove o bem-estar e fortalece as relações sociais. 

5. Alimente-se bem 

O debate sobre alimentação saudável não acontece por acaso. A alimentação saudável é primordial para evitar complicações cardiovasculares e combater o aumento desequilibrado do peso, por exemplo.  

6. Durma bem 

Você está dormindo bem? A qualidade do sono tem influência direta nos resultados das funções desempenhadas ao longo do dia. Uma noite incompleta de sono pode desencadear irritação, atraso de tarefas e sonolência durante o dia. Portanto, para evitar esses males, teste e descubra a quantidade de horas de sono adequadas ao seu organismo.  

7. Diminua o estresse 

Respire fundo e relaxe.   

8. Dialogue 

Uma conversa amigável e compreensiva conserva relações. Ouça, fale, entenda!  

9. Faça um check-up 

Quer garantir dias mais saudáveis? Faça um check-up. Com ele você terá acesso às informações sobre sua saúde, como nível de colesterol, diabetes, análise do funcionamento dos rins, coração e outros órgãos do corpo. Previna-se, faça seus exames de rotina.  

10. Reserve um tempo para você  

Em meio à correria diária, os cuidados consigo mesmo também devem ser priorizados, seja para a realização de uma leitura, um passeio, cuidados com a beleza ou momentos de descanso. Ter tempo para si mesmo garante mais vigor!  

11. Elimine os hábitos prejudiciais 

Repense os seus hábitos e analise o que precisa ser eliminado e modificado. Você está utilizando excessivamente as redes sociais? Está utilizando celular no trânsito? Deixou de visitar seus familiares? Tornou-se sedentário? É possível transformar-se positivamente a qualquer momento. Avalie em quais aspectos a sua vida precisa de mudanças e tenha mais disposição física e mental!  

Por Bio Análise

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Saúde

Não coma fruta parcialmente podre, alerta OMS

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É comum cortar a parte podre de uma fruta ou de um vegetal e comer o resto, mas a Organização Mundial de Saúde chama a atenção para o perigo dos bolores e micotoxinas

Na tentativa de evitar o desperdício alimentar, muitas pessoas optam por retirar a parte podre dos alimentos e consumir o resto. Porém, a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que certos alimentos que parecem parcialmente podres, estarão totalmente podres. 

Assim, o conselho é para que se desfaça, na totalidade, de peças de fruta ou alguns alimentos quando estes estão visivelmente com partes estragadas.

O perigo vem através de micotoxinas e fungos que penetram nos produtos alimentares. Quando uma maçã, por exemplo, parece ter uma mancha de podridão, não será seguro cortar a parte visivelmente afetada e comer o resto porque as micotoxinas já terão se espalhado pelo resto do fruto. O mesmo acontece com os bolores visíveis na fruta.

Ainda assim, esta regra apenas se aplica a frutos úmidos e de texturas suaves, nos quais as micotoxinas penetram mais facilmente, como as carnes cruas ou cozidas, a maioria das frutas, os iogurtes, os leites, o pão ou as frutas e vegetais moles. (POR NOTÍCIAS AO MINUTO)

 

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Saúde

Cinco maneiras de baixar a tensão arterial

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Um estilo de vida saudável pode ser a resposta para o problema

tensão arterial é a pressão que o sangue exerce nas paredes das artérias, enquanto o coração bombeia o sangue pelo corpo. Saber como baixar a tensão arterial rapidamente pode ser muito útil para aqueles que sofrem com hipertensão arterial, já que a patologia pode potenciar o risco do aparecimento de doenças cardíacas e de acidente vascular cerebral.

É possível baixar a tensão arterial rapidamente com pequenas mudanças no estilo de vida. Essas mudanças podem reduzir significativamente o risco de patologias associadas, sem a necessidade de medicamentos.

  1. Exercícios físicos: Apenas 30 minutos de caminhada pode reduzir a pressão arterial. O coração fica mais forte e bombeia o sangue com menos esforço, colocando menos pressão nas artérias e diminui a tensão arterial.
  2. Alimentação proibida e aconselhada: Deve reduzir a ingestão de sódio, beber menos álcool, reduzir os alimentos processados, açúcar e carboidratos e ingerir mais potássio. 
  3. Controlar o stress: O stress é um dos principais impulsionadores da tensão alta. 
  4. Dormir bem: O sono faz baixar tensão arterial rapidamente. Se a pessoa não dorme bem, isso pode afetar a tensão arterial.
  5. Parar de fumar: A longo prazo, as substâncias químicas presentes no cigarro aumentam a tensão arterial, danificando as paredes dos vasos sanguíneos, causando inflamação e prejudicando as artérias. (POR NOTÍCIAS AO MINUTO)

 

 

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Saúde

Saiba como prevenir e tratar o problema das frieiras

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O aparecimento de frieiras durante os meses mais frios ou mais quentes é bastante comum

As frieiras são lesões da pele que aparecem devido a uma ação física sobre os vasos sanguíneos superficiais. As frieiras caracterizam-se pela manifestação de sintomas bastante desconfortáveis, como bolhas, fissuras e inchaço e afetam, normalmente, as extremidades do corpo como as mãos, o nariz, as orelhas e os pés.

Frieira é o termo usado para designar as micoses, que são infecções causadas por fungos. Estes fungos são encontrados em todos os lugares da natureza e nos seres humanos.

Se suspeita que pode ter frieiras, saiba que deve consultar um médico quando a pele começar a ficar pálida ou esbranquiçada e com a presença de bolhas, se os sintomas como a vermelhidão e a dor se agravarem, se tiver febre, dor intensa ou dificuldade na mobilidade da região afetada.

  • Hidrate a pele diariamente.
  • Cuide bem das regiões mais desprotegidas do seu corpo contra umidade. 
  • Secar bem o corpo após o banho, principalmente os pés, virilhas e axilas.
  • Utilize roupas e calçado confortáveis e que possam arejar a região.

Como tratar as frieiras

Além das medidas preventivas, o tratamento das frieiras pode incluir a toma de medicamentos com ação vasodilatadora. Esta medida só pode ser aplicada pelo médico e com receita médica, e é aplicada em casos mais graves de frieiras, quando os cuidados básicos diários não estão fazendo qualquer efeito na redução dos sintomas. Lavar e secar bem as roupas e meias podem ajudar também.

 POR NOTÍCIAS AO MINUTO

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