2 presidentes protagonizaram constrangimentos no carnaval desde 1985

A relação entre chefes de Estado e a maior festa popular do Brasil é tema de debate após a escola de samba carioca Acadêmicos de Niterói homenagear o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Carnaval de 2026.
Imagem sugerida — Foto: Poder360
Imagem sugerida — Foto: Poder360

A decisão da escola de samba carioca Acadêmicos de Niterói de homenagear o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Carnaval de 2026 reacendeu o debate sobre a relação entre chefes de Estado e a maior festa popular do Brasil.

O evento foi marcado pela representação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como um palhaço e por homenagens ao PT e a Lula. Desde a redemocratização, em 1985, somente 2 casos envolvendo chefes de Estado brasileiros haviam ganhado repercussão nacional por episódios rumorosos no contexto do Carnaval.

O caso mais emblemático foi em 1994, quando o então presidente Itamar Franco foi fotografado em um camarote do Sambódromo do Rio ao lado da modelo Lilian Ramos, que apareceu sem roupa íntima aparente. A imagem estampou capas de jornais, provocou constrangimento institucional e entrou para a história política como o episódio mais conhecido envolvendo um chefe de Estado brasileiro no ambiente formal dos desfiles de Carnaval.

Outro episódio de grande repercussão ocorreu em 2019, quando o então presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou em suas redes sociais um vídeo de conteúdo sexual explícito gravado durante eventos carnavalescos. O vídeo mostrava um homem urinando sobre o outro. Segundo Bolsonaro, as imagens foram filmadas em um bloco de Carnaval de rua.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.