Conecte-se Conosco

Esporte

24ª rodada do Brasileirão tem muita reclamação do VAR que estaria vendo problema onde não tem

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

“Está pior com o VAR”. Tenho certeza que você já ouviu essa frase em algum lugar! Apesar de eu acreditar no VAR, neste fim de semana, tivemos uma amostra de como não se deve usá-lo.

Houve duas penalidades marcadas após consulta ao vídeo que comprovam a imaturidade da arbitragem para lidar com essa nova ferramenta, tanto na cabine quanto no campo de jogo.

No sábado, o pênalti marcado para o Cruzeiro contra o Internacional só existiu para o árbitro do campo e de vídeo. Aliás, nem o árbitro achou pênalti na hora que viu a disputa entre Patrick e Orejuela. Só que ele foi convencido pela câmera lenta e ângulo ruim de que o contato pé com pé entre os jogadores foi suficiente para marcar pênalti. Paradoxalmente, o árbitro acertou sem o vídeo e errou com ele.

No domingo, o pênalti marcado para o CSA contra o Avaí após consulta ao vídeo foi mais uma prova de que a câmera lenta traiu a arbitragem. Mais um pênalti mal marcado com o “auxílio” do VAR.

O VAR está procurando “formigas”, ou seja, pequenos contatos que com lupa e câmera lenta viram faltas claras. É o jogo virtual comandado por um árbitro normalmente com pouca experiência em jogos da Série A e na nova função, trancado em um ambiente frio e escuro, o que ajuda a distanciá-lo da realidade do jogo.

A tendência é que o desempenho do VAR melhore ao longo dos próximos anos. Já que não existe treinamento contínuo para a arbitragem, os árbitros vão aprender por osmose, com suas próprias experiências, a melhor forma de uso do VAR.

O pior de tudo isso é que os jogadores têm percebido essa fragilidade dos árbitros e a falta de critérios na utilização do VAR e têm dificultado absurdamente a análise dos lances. Criam ou valorizam contatos normais de jogo; fazem pressão para os árbitros olharem o monitor; simulam agressões; reclamam o tempo todo. Realmente, o futebol está ficando chato e não é só por causa do VAR.

Os árbitros não treinam. Os jogadores pressionam. Os treinadores e dirigentes reclamam. Todos “colaboram” para piorar o cenário.

A tal campanha do “Respeito ao Árbitro” lançada recentemente pela CBF se resumiu a uma peça publicitária. E as visitas do Gaciba aos clubes são uma exposição do que na teoria deveria ser o VAR. Mas, na prática, as duas penalidades marcadas essa semana contradizem frontalmente o princípio da “mínima interferência e máximo benefício”.

O uso do VAR no Brasil está expondo semanalmente não apenas os erros claros e óbvios dos árbitros de campo, mas a fragilidade de conceitos e critérios da arbitragem. Tudo isso porque não existe treinamento contínuo. Os árbitros praticam arbitragem uma vez por semana nos jogos do Brasileirão. O resultado não podia ser diferente.

Os clubes precisam convencer a CBF a investir parte de seu lucro anual milionário na profissionalização do árbitros. Nos últimos anos, a CBF investiu na arbitragem, inclusive com recursos do patrocínio que os próprios árbitros carregam no uniforme. Porém, investiu mal em uma estrutura pesada e em cursos semanais que não dão resultado efetivo. Se a missão da CBF é promover o futebol brasileiro, é bom que se saiba que a arbitragem faz parte dele!

(Por GE)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Esporte

Federação Cearense de Futebol quer mudar local da partida entre Sport x Ceará pela Copa do Nordeste

Publicado

em

A Federação Cearense de Futebol (FCF) tem reunião marcada com a diretoria do Ceará na próxima segunda-feira (1º). O encontro visa definir uma estratégia de segurança da delegação e torcida do Vozão na partida contra o Sport, pelas quartas de final da Copa do Nordeste. A partida acontece no dia 10 ou 11 de abril.

Por conta dos acontecimentos da final do Nordestão 2023 e do atentado contra a delegação do Fortaleza, a intenção é solicitar que o jogo aconteça em outro estado.

Com informações do opovoonline / esportesopovo

Foto: Jailton Jr./JC Imagem

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Endrick ganha 1 milhão de seguidores durante passagem pela seleção

O jogador ganhou quase 1 milhão de novos seguidores nas redes sociais, sendo 700 mil no Instagram, 250 mil no Tik Tok e 10 mil no X (ex-Twitter).

Publicado

em

Endrick foi o grande nome da seleção brasileira nos amistosos contra Inglaterra e Espanha. O atacante de 17 anos marcou dois gols nas partidas e esteve entre os assuntos mais comentados nas redes sociais. Não à toa, ganhou quase 1 milhão de novos seguidores nas redes sociais, sendo 700 mil no Instagram, 250 mil no Tik Tok e 10 mil no X (ex-Twitter).

Atualmente, Endrick está com 11,5 milhões de seguidores nas redes sociais. São 8,4 milhões no Instagram, 2,8 milhões no Tik Tok e 302 mil no X.

Os números só crescem desde outubro de 2022, quando Endrick estreou pelo Palmeiras e logo foi negociado com o Real Madrid, destino dele em julho, quando completa 18 anos. Na época, o Instagram já reunia 1,9 milhão de fãs do atacante.

No amistoso em Wembley, contra a Inglaterra, foi dele o único gol na vitória por 1 a 0. Já diante da Espanha, no Santiago Bernabéu, o Brasil perdia e voltou do segundo tempo com o palmeirense na frente. Logo no começo da segunda etapa, ele deixou sua marca para o empate por 2 a 2, na partida que encerrou com placar de 3 a 3.

Depois do empate na Espanha, Endrick comemorou com a namorada, que assistia à partida. Gabriely Miranda, de 20 anos. A imagem do beijo dos dois nas arquibancadas do Santiago Bernabéu rodaram o mundo. Se antes do anúncio do relacionamento a modelo tinha 40 mil seguidores no Instagram, hoje ela conta com 500 mil fãs na rede.

“A primeira convocação de Endrick para a seleção brasileira significava uma nova e importante etapa na sua carreira, e que chamava a atenção de um novo publico. O seu primeiro gol com a seleção, nesse fim de semana, onde e contra quem foi marcado, e o que representou, não sinaliza uma nova etapa, mas marca o início de uma nova era. O mundo já não quer saber dos recentes fracassos da seleção brasileira, mas sim, do futuro dela, e o símbolo desse futuro é Endrick”, analisa Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil. A empresa de entretenimento norte-americana, comandada pelo cantor Jay-Z, se tornou acionista majoritária e controladora da TFM Agency, companhia com mais de vinte anos de experiência no futebol mundial e que administra a carreira de centenas de atletas, entre eles, Vini Jr, Lucas Paquetá, Endrick e Gabriel Martinelli.

Jornais espanhóis não pouparam elogios a Endrick. O Marca, de Madri, por exemplo, escreveu que “um garoto de 17 anos mudou a maior seleção da história”, em referência à alteração de postura da equipe brasileira com a entrada de Endrick em campo.

A responsabilidade também cresce, e não apenas em campo. No mundo digital, a “marca” Endrick ganha potencial de parcerias com novos patrocinadores. “É a possibilidade de ele falar quem é o Endrick e qual impacto ele quer gerar. Qualquer inconsistência entre o que se fala e o que se faz não tem espaço. Não existe espaço para erros. Gera crise de imagem”, avalia a especialista em brand e gestão de imagem e carreira, Patrícia Dalpra.

Patrícia destaca a influência e o impacto de um atleta-celebridade como Endrick. “Influência crianças, em atitudes e comportamentos. Jogadores ocupam espaço no desenvolvimento de pessoas. Muitas vezes você está naquele lugar para monetizar, mas não pode reduzir tudo na monetização. O papel de influenciador é maior.”

O atacante retorna para o Palmeiras e joga a semifinal do Paulistão contra o Novorizontino nesta quinta-feira, dia 27, às 21h35, no Allianz Parque. Murilo, que também estava com a seleção, e Richard Rios, que servia a Colômbia, também voltaram ao Brasil. O trio retornou da Espanha no avião de Leila Pereira, que chefiou a delegação da CBF para os amistosos.

Foto Getty

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Náutico perde do América-RN e vai pegar o Bahia nas quartas de final

Publicado

em

O Náutico não aproveitou os tropeços de Altos (PI) e Fortaleza. O Timbu perdeu por 1 a 0 para o América nesta quarta-feira (27) na Arena das Dunas, em Natal (RN), pela última rodada da fase de grupos.

Assim, o alvirrubro ficou na quarta posição do Grupo B e agora vai enfrentar o Bahia na Arena Fonte Nova nas quartas de final. Os jogos da próxima fase serão nos dias 10 e 11 de abril.

Foto Náutico

Por Diário de Pernambuco

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!