Conecte-se Conosco

Destaque

5 dicas para saber se o SMS que recebeu é do banco ou de um golpista

Publicado

em

Veja truques de especialistas para aprender a identificar mensagens fraudulentas

Atualmente é muito comum fazermos tudo com o smartphone, inclusive transferências bancárias. Por cause disso, alguns bancos se comunicam com seus clientes virtualmente, como forma de trazer praticidade e eficiência ao dia a dia das pessoas que possuem contas em determinados estabelecimentos financeiros.

O grande problema é que golpistas estão tentando tirar proveito desta nova tendência. Os criminosos enviam mensagens falsas se passando pelos bancos, com o objetivo de roubar senhas ou dados pessoais. Então como você pode saber se aquela mensagem que avisa sobre uma atualização de cadastro ou que pergunta se o número da sua conta está correto é mesmo da sua instituição bancária ou um golpe?

Segundo o G1, o especialista em informática Richard Thomas, da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, ensina como detectar esse tipo de atuação fraudulenta.

De acordo com o profissional, muitos hackers usam programas de computadores capazes de enviar imediatamente centenas de mensagens de uma só vez. “Elas parecem perfeitamente autênticas”, diz ele.

Esse tipo de golpe é chamado de “smishing”, uma combinação de SMS e “phishing”, que ocorre quando os golpistas tentam se passar por uma pessoa ou entidade de confiança da vítima.

Saiba como não cair nesse tipo de golpe:

1. Pedido para clicar em um link

Mensagens falsas, em sua maioria, incluem um link e incentivam o destinatário a clicar nele. Nunca responda ou clique no endereço enviado. Elas também podem solicitar que você baixe um arquivo ou um software. Não o faça.

2. Incluem um número de telefone para chamar

O especialista afirma que muitas dessas mensagens têm um número de telefone para entrar em contato. “Nem pense em ligar”, avisa. “Se você quiser entrar em contato com seu banco, verifique o número de telefone no verso do cartão bancário ou no site da entidade.”, alerta Thomas.

3. Pedido de senha e outras informações

Você nunca deve fornecer senhas ou informações pessoais e confidenciais por meio de uma mensagem de texto.

“Um banco nunca entraria em contato com você para pedir sua senha”, explica Faye Lipson, jornalista da Which, organização britânica de consumidores.

4. O número aparece numa pesquisa na internet

Para checar se uma mensagem é falsa ou não basta também fazer uma busca rápida na internet pelo número que a está enviando. Algumas vezes o número aparece nos sites onde esse tipo de golpe é denunciado.

5. Mensagens que chegam ‘do nada’

Thomas avisa que mensagens fraudulentas geralmente vêm “do nada” e são enviadas sem que tenha sido feita qualquer solicitação. Isso ocorre porque possivelmente é uma máquina que escolhe aleatoriamente os números para os quais envia as mensagens.

Normalmente, essas mensagens dizem que o banco atualizou “os termos e condições do serviço” ou que você precisa “confirmar seus dados”. Como regra geral, essas seriam desculpas para que os hackers possam acessar sua conta.

Caso esteja suspeitando de fraude, é recomendável bloquear o número que enviou a mensagem para não ficar registrado na rede dos vigaristas.

Por Notícias ao Minuto

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Destaque

Cliques de afagos entre Câmara, Duque e Carlos Evandro repercutem em Serra Talhada

Publicado

em

Como sempre, imagens renderam especulações nas redes sociais

Toda vez é assim: basta um afago, uma brincadeira, um gesto entre adversários políticos e lá estão as câmeras para fazer o registro. Em Serra Talhada, na ida do governador paulo Câmara ao Todos Por Pernambuco, o assunto foi o clima descontraído entre o governador Paulo Câmara, o prefeito anfitrião, Luciano Duque e o pré-candidato oposicionista e ex-aliado do petista, Carlos Evandro.

Para muitos, o encontro pode estar selando a ida de Duque que deixou o PT, para uma sigla governista. O prefeito já havia sinalizado estar conversando com partidos governistas antes do encontro com Paulo. A dúvida é se a discussão partidária avançou. A considerar as imagens descontraídas ontem muitos dizem que sim.

A levar o discurso petista também. Ao lado do também adversário Sebastião Oliveira, Duque rasgou elogios a Câmara. “A determinação do governador entregando o prédio da UPE e anunciando a entrega do hospital do Sertão para março do ano que vem é uma mudança enorme na vida do homem do sertão. Parabéns governador”, disse.

Outro agarrado com Câmara e Duque foi o ex-prefeito Carlos Evandro que sonha em voltar à prefeitura. Foi um dos primeiros a chegar à Vilabella  FM na entrevista do governador Paulo Câmara. E também trocou afagos com o prefeito Luciano Duque, alimentando a especulação em redes sociais e na imprensa. (Do Nill Jr)

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Verdejante: Povoado Lagoa dos Milagres encerra festejos de Nossa Senhora dos Milagres

Publicado

em

Terminaram na noite de quinta-feira, 16, os festejos de Nossa Senhora dos Milagres do povoado Lagoa dos Milagres, na zona rural de Verdejante. A programação contou com Missa Solene celebrada por Pe. Romilson, da área pastoral São Francisco de Assis (Salgueiro), seguida por bingo e quermesse, visando arrecadar recursos para a igreja.

Logo após, o artista verdejantense Bliton Gomes subiu ao palco para animar o público com muito forró. Por fim, o poeta forrozeiro salgueirense Danilo Pernambucano fez todo mundo arrastar chinela apresentando o seu autêntico forró.

Diversas autoridades prestigiaram o evento, entre elas o prefeito Haroldo Tavares e os vereadores Dedé da Lagoa, Ferreira Júnior e Dorival Gondim. A festa foi organizada pela igreja em parceria com a prefeitura. Do Blog Alvinho Patriota

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo

Destaque

Prefeito Luciano Duque recebe a caravana do Programa Todos Por Pernambuco em Serra Talhada

Publicado

em

O Prefeito Luciano Duque participou na manhã desta sexta-feira(16) junto com a sua equipe de governo do Seminário Todos por Pernambuco, realizado pela equipe de governo do Estado, que chegou ao município de Serra Talhada no sertão do Pajeú.

O Seminário é uma ferramenta usada pelo Estado para incrementar o seu planejamento de gestão.

Como anfitrião, o prefeito fez a sua saudação de boas vindas e parabenizou o governador Paulo Câmara pela iniciativa.

O evento contou com a presença do governador Paulo Câmara, do Presidente da ALEPE Dep Est Eriberto Medeiros, do Presidente da AMUPE José Patriota, do Dep Fed Gonzaga Patriota, do Dep Est Rogério Leão, dentre outras autoridades.

O Programa Todos por Pernambuco de hoje reúne os municípios do sertão do Pajeú.

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram.Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

Continue lendo
Propaganda  

Trending