Conecte-se Conosco

Esporte

54% dos brasileiros dizem acreditar que seleção será hexa, diz Datafolha

O levantamento foi feito nos dias 27 e 28 de julho. Foram ouvidas 2.556 pessoas de 16 anos ou mais em 183 municípios.

Publicado

em

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female”]

Mais da metade dos brasileiros acredita que a seleção vencerá a Copa do Mundo deste ano, a ser disputada entre novembro e dezembro. De acordo com pesquisa Datafolha, 54% apostam que o time dirigido por Tite erguerá a taça no Qatar.

O levantamento foi feito nos dias 27 e 28 de julho. Foram ouvidas 2.556 pessoas de 16 anos ou mais em 183 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

O número representa um aumento em relação ao que se observou em pesquisa semelhante conduzida antes do Mundial de 2018, na Rússia. Na ocasião, 48% apostaram que a equipe, já comandada por Tite, ficaria com o título. O Brasil caiu nas quartas de final, diante da Bélgica, e a França foi campeã.

Ainda não se recuperou, no entanto, o patamar exibido às vésperas do Mundial de 2014. Eram 68% os que apostavam nos comandados de Luiz Felipe Scolari, técnico que conduzira o time nacional à taça em 2002 e tinha moral pela conquista da Copa das Confederações, em 2013.

A campanha do Brasil, que jogava em casa, foi finalizada de maneira desastrosa. Entre bons e maus jogos, a seleção conseguiu chegar às semifinais. Aí, em tarde histórica no Mineirão, em Belo Horizonte, levou 7 a 1 da Alemanha, que seria tetra dias mais tarde.

A equipe verde-amarela ainda perdeu a disputa pelo terceiro lugar, em tranquilo triunfo da Holanda por 3 a 0. Desde então, o nível de confiança dos brasileiros no time jamais foi recuperado, mesmo com uma campanha dominante nas Eliminatórias para a próxima Copa.

O otimismo, hoje, é maior do que o observado no ciclo posterior ao 7 a 1. Desde o Mundial de 2018, o Brasil conquistou resultados relevantes, como o triunfo na Copa América de 2019. Na edição mais recente do torneio, em 2021, perdeu a final para a Argentina.

“A resposta tem a ver com confiança e desconhecimento juntos. Se você perguntar o que a Alemanha fez nos últimos cinco anos, alguém falará do 7 a 1, há oito”, afirmou o jornalista Paulo Vinicius Coelho (PVC) ao observar os palpites registrados pelo Datafolha. “A resposta mais honesta parece ser ‘não sei’.”

Autor do recém-lançado livro “5 Estrelas – a Conquista do Penta”, o jornalista lembrou que nem sempre os prognósticos dos analistas de futebol ganham eco na expressão popular. Ele recordou justamente a expectativa em torno da campanha do penta do Brasil, em 2002, após uma trajetória sofrida nas Eliminatórias, com crises e três treinadores.

“Era uma loucura 64% acreditarem na seleção, que teve uma derrota para Honduras na Copa América um ano antes. A crítica duvidava, e a opinião pública acreditava. Há muitas vezes essa distorção”, disse PVC.

Agora, quem bota maior fé no time de Tite são os jovens. Na faixa dos 16 aos 24 anos, com margem de erro de cinco pontos percentuais, 63% apostam em vitória no Qatar. A faixa dos 35 aos 44, com margem de erro de quatro pontos percentuais, é a mais cética: 50% creem em título no fim do ano.

Não se observa diferença significativa entre os que declaram voto em Lula (PT) e os que desejam a reeleição de Jair Bolsonaro (PL) no pleito presidencial de outubro. Os números são similares, com distância dentro da margem de erro.

Apostam na seleção 58% dos que têm intenção de votar em Lula, com margem de erro de três pontos percentuais. Já entre os apoiadores de Bolsonaro, com margem de erro de quatro pontos percentuais, 53% creem em festa verde-amarela na final, na cidade de Lusail.

Desde que assumiu a Presidência, em 2019, Bolsonaro fez diversas tentativas de atrelar sua imagem à da equipe nacional. Naquele ano, fez desfiles pelos campos da Copa América e festejou a conquista com os jogadores, no gramado do Maracanã.

Já em 2021, quando o presidente articulou para realizar a competição novamente no Brasil, em momento crítico da pandemia de Covid-19, houve atletas que se manifestaram de maneira contrária. O técnico Tite, particularmente, ganhou a antipatia de bolsonaristas.

Independentemente do campo político, além do Brasil, as equipes mais citadas na pesquisa mais recente são as duas últimas campeãs mundiais. A Alemanha, vencedora de 2014, e a França, que triunfou em 2018, aparecem com 5% cada uma.

A Argentina foi o palpite de 2% dos entrevistados. A Espanha registrou 1%. Um total de 2% mencionou outras seleções. Os demais 31% disseram não saber e preferiram não citar nenhum dos times que estarão no Qatar.

“Parece que as pessoas não percebem como o futebol virou mais forte em mais nações. Se Mané é senegalês e joga pelo Senegal, Senegal pode ser campeão do mundo? É difícil. Mas a Bélgica de De Bruyne pode. E pouca gente liga De Bruyne à Bélgica que eliminou o Brasil [na última Copa]”, afirmou PVC.

O jeito é esperar. Se 54% dos brasileiros acreditam que a seleção começará 2023 com uma estrela nova na camisa, o otimismo já foi maior e seguido de decepção. Desta vez, o Brasil parece integrar a lista de favoritos, mas não é o grande favorito, como foi em ocasiões anteriores.

“Em 1982, comprei uma camisa oficial da seleção brasileira, cheguei em casa e disse ao meu pai: ‘Pena que depois da Copa não vai ser mais oficial, porque vai haver quatro estrelas. Meu pai pediu calma. Em 2005, no Natal, dei uma camisa da seleção, oficial, para meu filho João Pedro. Juro por Deus, ele disse: ‘Pai, pena que depois da Copa não vai ser oficial, porque terá seis estrelas’. Eu contei a história do meu pai e pedi calma”, recordou PVC.

“A Copa se ganha em dezembro. Campeão em fevereiro só escola de samba.”

Por Folhapress

 

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.

 

Esporte

Jornal critica Vini Jr. por rir de provocação a rival e diz que brasileiro foi ‘desrespeitoso’

O atacante ganhou manchetes pelo que fez dentro de campo, mas também foi criticado por um jornal espanhol por uma atitude nas redes sociais.

Publicado

em

O Real Madrid venceu o clássico contra o Barcelona de virada por 3 a 2 no Campeonato Espanhol, e o brasileiro Vinícius Júnior foi um dos destaques do jogo com um gol e uma assistência. O atacante ganhou manchetes pelo que fez dentro de campo, mas também foi criticado por um jornal espanhol por uma atitude nas redes sociais.

Uma publicação feita na rede social X (antigo Twitter) ironizou a comemoração de Fermín López após marcar o segundo gol do Barcelona por se parecer com a de Bellingham, que fez o terceiro do time da casa. “Ele pensou que era o Jude Bellingham”, escreveu a página. Vini Jr. respondeu a publicação com um emoji de risada.

A atitude de Vini Jr. na rede social foi classificada pelo jornal espanhol Sport como “desrespeitosa”. “O brasileiro sempre pede respeito aos torcedores e rivais, mas depois de vencer o clássico deu uma lição de como ser um mau companheiro”, escreveu o periódico.

Para a publicação, a resposta do atacante não foi educada e indicou oportunismo. “É surpreendente que Vini Jr. não tenha aparecido nas redes sociais no ano passado, quando o Barcelona ganhou do Real Madrid na final da Supercopa, ou quando Franck Kessié marcou o gol que garantiu o título do Espanhol ao Barça. Ele desapareceu com o rabo entre as pernas”, afirmou o jornal.

O “El Clásico” foi válido pela 32ª rodada do Campeonato Espanhol. O Barcelona saiu na frente com gol do zagueiro Christensen. Poucos minutos depois, Vini Jr. deixou tudo igual ao converter cobrança de pênalti. No segundo tempo, Fermín López colocou o time visitante em vantagem novamente.

Logo após, Vini Jr. deu assistência para Lucas Vázquez empatar o placar e, nos acréscimos, foi a vez de Jude Bellingham deixar o dele e garantir a vitória para o Real Madrid. Com o resultado, o time comandado por Ancelotti chegou a 11 pontos de vantagem na liderança da tabela e atingiu os 81 pontos. Já o Barcelona está na segunda colocação, com 70 pontos.

Foto Reuters

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Grêmio visita o Estudiantes em busca de primeiros pontos e sobrevida na Libertadores

Publicado

em

Depois de duas derrotas seguidas na Copa Libertadores, o Grêmio tem um duelo decisivo na terceira rodada para se recuperar. Nesta terça-feira, às 19h, visita o Estudiantes, no estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, na Argentina.

O Grêmio estreou com derrota fora de casa para o The Strongest, da Bolívia, por 2 a 0, com time reserva porque disputava a final do Campeonato Gaúcho, em que foi heptacampeão. Na segunda rodada, após o título estadual, perdeu em casa para o Huachipato, do Chile, também por 2 a 0. Sem pontuar, está na quarta e última colocação do Grupo C, atrás de Huachipato e Estudiantes, ambos com quatro, e The Strongest, com três.

A boa notícia é que o Grêmio venceu duas partidas seguidas no Brasileirão, contra Athletico-PR (2 a 0) e Cuiabá (1 a 0), que dão confiança para buscar a reabilitação na competição sul-americana.

O técnico Renato Gaúcho seguirá com o desfalque do atacante Diego Costa, que está com um problema muscular na coxa. Assim, João Pedro Galvão deve seguir no ataque. Na lateral-esquerda, Reinaldo e Mayk não retornaram de lesões e Cuiabano foi vendido ao Botafogo. Assim, Fábio deve ser escalado. Por outro lado, o volante Pepê retorna após problema na coxa e jogará ao lado de Villasanti. No ataque, Gustavo Nunes substitui Pavon, baixa por lesão muscular.

Renato valorizou as vitórias antes de mais uma partida decisiva. “É bom jogar o próximo jogo vindo de duas vitórias. Jogo muito difícil. Sempre é bom entrar confiante. Essas duas vitórias devolveram a confiança para o grupo e para alguns jogadores. O somatório foi muito bom para todo mundo”, avaliou.

O Estudiantes empatou com o Huachipato por 1 a 1 na estreia e venceu o The Strongest por 2 a 1 em casa. E também chega motivado após fazer 3 a 0 no Barracas Central e avançar às semifinais da Copa da Argentina. Além disso, venceu as últimas três no Campeonato Argentino.

Em boa fase, o técnico Eduardo Domínguez deve manter a base da vitória diante do The Strongest. Entretanto, Carrillo, que marcou um dos gols, foi titular no jogo da copa e disputa vaga com Javier Correa. Outra mudança é que Enzo Pérez deve retornar no lugar de Zuqui.

FICHA TÉCNICA

ESTUDIANTES X GRÊMIO

ESTUDIANTES – Mansilla; Mancuso, Fede Fernández, Zaid Romero e Gastón Benedetti; Santiago Ascacíbar, Enzo Pérez, José Sosa e Palacios; Cetré e Javier Correa. Técnico: Eduardo Domínguez.

GRÊMIO – Marchesín; João Pedro, Pedro Geromel, Kannemann e Fábio; Villasanti, Pepê, Gustavo Nunes, Cristaldo e Soteldo; João Pedro Galvão. Técnico: Renato Gaúcho.

ÁRBITRO – Gustavo Tejera (URU).

HORÁRIO – 19h.

LOCAL – Estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata, na Argentina.

Fonte: ESTADAO CONTEUDO

 

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo

Esporte

Leila Pereira chama John Textor de ‘idiota’ e revela: ‘Tudo começou nos 4 a 3 para o Palmeiras’

A executiva do clube paulista cobrou a apresentação de provas de corrupção e disse considerar as alegações “uma vergonha”.

Publicado

em

A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, voltou a falar sobre as acusações do dono da SAF do Botafogo, John Textor, de que teria ocorrido manipulação de resultados no futebol brasileiro nas últimas temporadas. A executiva do clube paulista cobrou a apresentação de provas de corrupção e disse considerar as alegações “uma vergonha”.

“Esse senhor, com o perdão da expressão, é um idiota. O que esse John Textor está achando é que o Brasil é uma bagunça e que as autoridades não tomam providência nenhuma. Para se coibir isso, acho que esse homem tem que ser banido do futebol brasileiro”, disse Leila Pereira durante o “Roda Viva”, da TV Cultura.

Leila indicou ainda que o mandatário do Botafogo não superou a virada do Palmeiras no jogo contra o Botafogo pelo Campeonato Brasileiro do ano passado. “Tudo começou nos 4 a 3 para o Palmeiras. Pode ter certeza. O clube (Palmeiras) está perdendo de 3 a 0 no primeiro tempo. Aos 37 minutos um pênalti e, depois, a virada história de 4 a 3. Que manipulação tem aí?”, questionou ela.

No início do mês, John Textor apresentou relatório em que aponta manipulação de resultados no jogo entre Palmeiras x São Paulo, em que o time tricolor foi goleado por 5 a 0, em outubro de 2023. De acordo com o texto, ao menos cinco atletas são-paulinos teriam corrompido o jogo.

“Um total de sete jogadores apresentaram desvios anormais em situações chave de marcação de gols, embora apenas cinco tenham ultrapassado os limites que estabeleceriam provas claras e convincentes de manipulação do jogo”, apontou o documento.

Na época, o São Paulo se pronunciou por meio de nota oficial e repudiou as “graves e infundadas” alegações. “Tal afirmação sem nenhum vestígio de prova ataca a idoneidade de jogadores do elenco profissional masculino e a lisura da instituição São Paulo FC em seus 94 anos de história. O clube já acionou seu departamento jurídico, que estudará e tomará as medidas cabíveis na esfera legal”, disse o clube.

Nesta segunda-feira, Leila Pereira também falou sobre isso. “Que manipulação tem quando a gente vence o São Paulo por 5 a 0? Quando o São Paulo entregaria um jogo para seu arquirrival? Acho que ele (Textor) é um louco”, afirmou a presidente.

Em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga manipulação de jogos e apostas esportivas no futebol brasileiro, o mandatário reafirmou as alegações e, segundo o senador Jorge Kajuru, apresentou “indícios importantíssimos” durante a reunião.

Foto Getty

Por Estadão

           

Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e InstagramVocê também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.

Continue lendo
Propaganda

Trending

Fale conosco!!