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Educação

6 dicas para evitar o sedentarismo dos pequenos nas férias escolares

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O ano letivo acabou e a rotina movimentada dos estudantes terá uma pausa. Mas é importante que mesmo em período de férias escolares, as crianças mantenham o corpo ativo, afinal, elas têm muita energia para gastar. Além disso, as férias também contribuem para o processo de ensino e aprendizagem de crianças e dos adolescentes, mesmo que não seja por meio conteúdo formal ensinado em sala de aula.

Fábio Lambertucci, professor de educação física do Colégio Objetivo DF, ressalta que além de descansar o corpo, é fundamental que os estudantes descansem a mente, e a melhor forma de fazer isso é sair da rotina. Por isso, ele aconselha: “coloque no planejamento do dia atividades leves como andar de bicicleta, caminhar, dançar ou até mesmo pular corda, atividades que além de proporcionar um momento de lazer ajudarão a desenvolver habilidades essenciais como coordenação motora, força, ritmo e noção espaço-tempo.”

Confira algumas atividades que podem ser realizadas nas férias para estimular o aprendizado:

1. Leitura
A leitura durante a infância estimula a criança emocional e intelectualmente para o resto da vida. Mais que oferecer livros digitais, ir a bibliotecas e livrarias, para que os pequenos tenham o contato físico com os livros, é uma excelente ideia, pois dessa forma ficarão à vontade para escolher os que desejarem ler e têm a oportunidade de sair de casa.

2. Brincadeiras ao ar livre
As brincadeiras ao ar livre são excelentes alternativas para a socialização e para o estímulo da imaginação. Amarelinha, pique-pega, esconde-esconde e pular corda são alguns exemplos, que também proporcionam um estilo de vida mais saudável.

3. Atividades de casa
Incluir as crianças em tarefas domésticas pode ajudá-las a desenvolverem habilidades importantes como coordenação motora, concentração, noção de quantidade e criatividade. É claro, tudo sempre com a supervisão de um adulto. Cozinhar é sempre uma opção muito atrativa e que os pequenos adoram participar. Receitas fáceis como cookies, bolos, biscoitos ou cupcakes são alternativas interessantes.

4. Jogos de tabuleiro
Os bons e velhos jogos de tabuleiro não deixam de fazer sucesso mesmo com as inúmeras opções tecnológicas. Jogos que estimulem as crianças a encontrar estratégias são ótimos para desenvolver o aprendizado. Xadrez, Detetive, Banco Imobiliário, Jogo da Vida e War são alguns exemplos desses brinquedos importantes no desenvolvimento intelectual das crianças.

5. Filmes, desenhos animados e documentários
As obras cinematográficas são excelentes opções para aprender. Além de terem a capacidade de prender a atenção e estimular a imaginação das crianças, podem passar inúmeros conhecimentos que serão levados para toda vida. Também podem ajudar os pequenos a praticarem novos idiomas. São muitas opções disponíveis, deixe-as à vontade para escolherem o que querem assistir e apresente títulos clássicos e mais recentes.

6. Alimentação Saudável
Promover uma reeducação alimentar durante as férias, apesar de desafiador, pode ser interessante. Se feita de maneira gradativa e gentil, através de brincadeiras, respeitando os limites e exigências da criança, pode ser incluída na rotina sem traumas. O ideal é a diminuição gradativa de calorias, alimentos processados e com alto teor de açúcar, além do controle de frituras. Opte por alimentos mais nutritivos, sucos e água.

Fonte: Sofia Thomas

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Educação

Escolas do RS estão dispensadas de cumprir o mínimo de dias letivos

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Ministério da Educação (MEC) publicou, nessa terça-feira (14) a resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que define diretrizes orientadoras aos sistemas de ensino, às instituições e às redes escolares do Rio Grande do Sul para a retomada segura das aulas na educação básica e na educação superior, em razão do estado de calamidade pública causado pelos eventos climáticos na região.

Para o ensino fundamental, médio e educação superior, as instituições ficam dispensadas de cumprir mínimo de dias de efetivo trabalho escolar, desde que cumprida a carga horária mínima anual?. Já na educação infantil, a dispensa é para o cumprimento do mínimo de dias de trabalho educacional e do cumprimento da carga horária mínima anual.

A integralização da carga horária mínima do ano letivo poderá ser efetivada no ano seguinte, inclusive por meio da adoção de um currículo ininterrupto de duas séries ou anos escolares contínuos. Também fica autorizada a utilização de espaços alternativos para o cumprimento de atividades letivas em todos os níveis e etapas educacionais.

RECOMENDAÇÃO DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

O CNE recomendou um esforço dos gestores educacionais para que sejam criados ou reforçados plataformas públicas de ensino remoto e espaços alternativos para o cumprimento das atividades letivas.

As diretrizes valem durante o período afetado pelo estado de calamidade pública no território.??

Segundo o MEC, o objetivo da flexibilização de regras é?criar condições para que as redes de ensino estadual e municipais e as instituições de educação superior sediadas no Rio Grande do Sul reorganizem os calendários escolares, em um cenário gradual de volta à normalidade institucional e à possibilidade de continuidade do período letivo, a partir da utilização de novas tecnologias digitais de informação e comunicação.??

Até essa terça-feira, 1.044 escolas de 248 municípios foram afetadas e mais de 362 mil estudantes estão impactados. Desse total de escolas, 538 estão danificadas. Outras 83 escolas estão servindo de abrigo.

Fonte: Agência Brasil

           

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Educação

Senado pode aprovar prorrogação do Plano Nacional de Educação até 2028

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O Plano Nacional de Educação (PNE) poderá ter sua vigência prorrogada para até 31 de dezembro de 2028. É o que prevê o Projeto de Lei (PL) Nº 5665/2023, que seria analisado pela Comissão de Educação do Senado, nesta terça-feira (14), mas por causa do pedido de vistas do senador Cid Gomes (PSB-CE), a apreciação teve que ser adiada.

A autora do PL, a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) argumenta que a maioria das 20 metas estabelecidas no PNE (Lei 13.005, de 2014), cujo período decenal vence em junho deste ano, não foram alcançadas ao longo dos últimos anos.

Entre os pontos mais críticos estão os que dizem respeito à garantia de oportunidade de vagas em creches, na educação profissional técnica de nível médio, à melhoria do índice de desenvolvimento dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, crucial para a redução do analfabetismo funcional.

“Dessa forma, há muitas metas do atual PNE cuja oportunidade de realização ainda se mostra relevante, a ponto de, inevitavelmente, imaginar-se que constarão do futuro planejamento do País para a área. Com
efeito, a prorrogação desse plano permitirá que mantenhamos algum foco na direção anteriormente traçada, com o mínimo de fundamentação e sustentação fática. Isso é crucial para a definição de prioridades e a otimização do investimento em educação, até que tenhamos redefinido esses rumos e objetivos para um próximo decênio, de limiar ainda incerto”, afirmou a parlamentar.

O projeto é relatado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), que já apresentou voto favorável à prorrogação do atual PNE.

NOVO PLANO NACIONAL

Em março, o Ministério da Educação (MEC) recebeu do Fórum Nacional de Educação (FNE) o documento final da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, para servir como base do Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034.

Algumas propostas já estavam no antigo PNE e foram novamente pontuadas nesse novo documento, como a universalização da pré-escola a partir dos 4 anos; a ampliação, em três vezes, das matrículas da educação profissionalizante no ensino médio; a adoção dos padrões de qualidade para a educação a distância (EaD) no ensino superior; e o investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação.

O ministro da Educação, Camilo Santana, tem defendido que o novo PNE possa ser aprovado pelo Congresso Nacional até junho, no entanto, a pasta ainda não encaminhou o novo projeto para apreciação dos parlamentares. Inclusive, um dos motivos para o pedido de prorrogação da vigência teria sido a demora na entrega da nova proposta, o que impossibilitaria uma discussão ampla e aprofundada sobre as novas metas.

Na justificativa da matéria, a senadora Professora Dorinha Seabra rememora o período de discussão e aprovação dos últimos dois planos. “O PNE 2001-2011, originário do Projeto de Lei nº 4.155, de1998, apresentado à Câmara dos Deputados em março daquele ano, acumulou, pelo menos, três anos de análise no Congresso Nacional, pois só veio a se transformar em lei em 9 de janeiro de 2001”, destaca senadora.

Em outro trecho, Dorinha cita que o atual PNE “embora não tenha tido uma discussão permanente e intensa durante sua tramitação no Parlamento, também enfrentou uma tramitação morosa, perfazendo cerca de três anos e meio”.

Fonte: JC

           

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Educação

Codevasf publica edital de concurso público com 61 vagas de nível superior e formação de cadastro reserva

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Por meio do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Produção de Eventos (Cebraspe), a Codevasf publicou hoje o edital de concurso público com 61 vagas de nível superior e formação de cadastro reserva. Quem quiser se candidatar pode se inscrever entre os dias 20 de maio e 10 de junho.

Previstas para o dia 4 de agosto, as provas serão aplicadas em Petrolina-PE, Brasília-DF, Aracaju-SE, Belém do Pará, Bom Jesus da Lapa-BA, Goiânia-GO, Macapá-AL, Montes Claros-MG, Palmas-TO, Teresina-PI e São Luís do Maranhão.

A empresa pública vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) selecionará profissionais para as seguintes áreas: Administração; Economia, Engenharia Civil; Engenharia de Agrimensura; Engenharia de Pesca e Aquicultura; Estatística; Geologia; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; e Tecnologia da Informação. O salário inicial é de R$ 9.065,95.

Mais informações no edital (acesse aqui)

Por Alvinho Patriota

           

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