PUBLICIDADE

Presidente da CPMI quer liberação do “careca do INSS” para depor

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG, na imagem em destaque), afirmou nesta sexta-feira (12/9) que pedirá ao ministro do STF André Mendonça para que ele libere Antônio Carlos Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, e o empresário Maurício Camisotti, para deporem ao colegiado na próxima semana. Ambos foram presos pela Polícia Federal nesta sexta.

“O próximo passo é pedirmos para o ministro André Mendonça [do STF] um requerimento para que ele libere o senhor Antônio Carlos Antunes, o Careca do INSS, na próxima segunda-feira, e o senhor Camisotti na próxima quinta-feira. Eles já estavam convocados, já tinham sido intimados pela Polícia Legislativa e eu espero que o ministro mantenha a ida deles como conduzidos para que possam prestar esclarecimentos sobre como conseguiram roubar com tanta facilidade a Previdência”, disse Viana.

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As prisões fazem parte da nova fase da Operação Sem Desconto, batizada de Operação Cambota, que investiga fraudes em descontos de aposentados e pensionistas do INSS.

Além dos dois mandados de prisão preventiva, são cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal, em São Paulo e no Distrito Federal.

A ação apura os crimes de impedimento ou embaraço de investigação de organização criminosa, dilapidação e ocultação de patrimônio, além da possível obstrução da investigação por parte de alguns investigados.

Foto @BrenoEsakiaFoto/Metrópoles

Por metropoles

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE