Mateus Amâncio foi nomeado o novo secretário-executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). A nomeação foi formalizada através de portaria publicada no Diário Oficial da União, assinada por Leandro Safatle, o novo diretor-presidente da Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Amâncio sucede Daniela Marreco, que deixou o cargo para assumir a posição de diretora da Anvisa.
O novo secretário-executivo é economista graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em teoria econômica pela Universidade de São Paulo (USP). Antes de assumir a CMED, atuava como pesquisador no Banco Central do Brasil, onde desenvolvia modelos econométricos para avaliar o impacto de mudanças regulatórias no mercado de crédito.
De acordo com seu perfil profissional, Amâncio possui experiência em regulação comparada, simulações econométricas e análise de impacto de políticas públicas. Ele relata ter atuado como pesquisador no Banco Central do Brasil, em consultorias e em grupos de pesquisa, além de ter estagiado no BNDES. Sua dissertação de mestrado abordou os efeitos diretos e distributivos de mudanças regulatórias no setor elétrico brasileiro, utilizando modelos de inferência causal e equilíbrio parcial.
Entre os desafios que Amâncio enfrentará na CMED, destaca-se a discussão da revisão das regras de precificação de medicamentos.