Organizadores de blocos, troças e agremiações carnavalescas que vão ocupar espaços públicos nas cidades pernambucanas, devem solicitar policiamento à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) até o dia 14 de fevereiro.
As solicitações para os eventos de Pré-Carnaval (de 02 de janeiro a 12 de fevereiro), Carnaval (de 13 a 18 de fevereiro) e Pós-Carnaval (de 19 de fevereiro a 1° de março) devem ser feitas com antecedência mínima de 15 dias.
Os pedidos do serviço de Segurança Pública são realizados exclusivamente pela internet, através deste site, que requer cadastro. É preciso enviar informações como o local e a modalidade do evento, estimativa de público, horário de início e término e a estrutura.
Após o envio, os pedidos são analisados por ordem cronológica, levando em consideração critérios como o histórico do evento no calendário turístico, concentração de público, gratuidade, realização em espaços públicos e registros de ocorrências de anos anteriores. Apenas eventos devidamente regularizados receberão reforço das forças de segurança do Estado.
Os organizadores também devem apresentar no Batalhão de Polícia Militar da região, com até oito dias de antecedência, a autorização emitida pela prefeitura local para a realização do evento. Além disso, precisam solicitar vistoria do Corpo de Bombeiros em trios elétricos, palcos e demais estruturas de apoio.
Por Chico Gomes