A cidade de São Paulo deve ter uma segunda-feira (19/1) com muitas nuvens no céu, pancadas de chuva e possibilidade de queda de granizo, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura mínima deve ser de 16ºC e a máxima de 25ºC.
Já a Defesa Civil prevê que, na madrugada de segunda, o tempo permanecerá instável sobre boa parte do estado. As instabilidades tendem a se afastar e a entrada de ventos que passam a soprar do quadrante sul provocam a queda da temperatura.
“Estão previstas pancadas de chuva isoladas com intensidade moderada, que podem vir seguidas por raios. Além disso, as temperaturas estarão em declínio, em virtude do resfriamento noturno”, diz o órgão.
Alerta extremo
No sábado (17/1), a capital paulista sofreu com mais uma tempestade, o que motivou a emissão de um inédito alerta extremo da Defesa Civil.
O alerta extremo é o nível máximo, caracterizado por ameaças extremas à vida ou à propriedade. Esse nível de alerta chama a população para adotar medidas de proteção imediata. Neste caso, a mensagem acionará a vibração do aparelho e um sinal sonoro, semelhante a uma sirene, ainda que o celular esteja no modo silencioso. A tela fica congelada com a mensagem e só desaparece se o usuário a fechar.
Orientações em casos de temporais que podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
- Evite transitar em ruas alagadas.
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda.
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores.
- Abrigue-se em casas e prédios.
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas.
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.


