Os brasileiros acordaram em clima Copa do Mundo nesta quinta-feira (22/1), depois que O Agente Secreto apareceu com quatro indicações ao Oscar 2026. Bastou o perfil da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas publicar a imagem com os concorrentes a melhor filme para a internet fazer o que sabe: ocupar território.
A produção de Kleber Mendonça Filho virou ponto de encontro, com comentários que iam do patriotismo ao meme assumido: “O Oscar virou a nossa Copa do Mundo.”, “Vocês querem engajamento? A Academia não resistiu aos nossos encantos.”, “Orgulho de ser brasileiro. O país voltou a valorizar cultura.” e “Nunca nos pegam despreparados! Aqui é o Brasil!”, tudo no mesmo clima de antecipar a vitória.
E como toda boa torcida organizada, os famosos também bateram ponto. A atriz Leandra Leal resumiu em: “Micareta no Oscar! Vai ser carnaval de novo.”; O cantor Mumuzinho entrou no coro com “Bora ganhar! Já estou na torcida.”; e a atriz Nathalia Dill foi direto ao ponto: “Vai, Brasil!”.
Fazendo história
O filme O Agente Secreto foi indicado, em quatro categorias, ao Oscar 2026. Dirigida por Kleber Mendonça Filho, a produção brasileira concorre a Melhor Filme; Melhor Filme Internacional; Melhor Ator, com Wagner Moura; e Melhor Elenco, com Gabriel Domingues.
A produção de Mendonça Filho se iguala ao recorde de um dos clássicos do cinema nacional. Assim como O Agente Secreto, Cidade de Deus recebeu quatro indicações ao Oscar.
Cidade de Deus, filme de Fernando Meirelles, participou do Oscar de 2004 e concorreu nas categorias de Melhor Direção; Melhor Roteiro Adaptado, com Bráulio Mantovani; Melhor Fotografia, com César Charlone; e Melhor Montagem, com Daniel Rezende. Embora as indicações tenham sido um marco, o longa estrelado por Douglas Silva e Darlan Cunha não conquistou nenhuma estatueta.


