PUBLICIDADE

Zelensky reclama que China “não apoia a Ucrânia”, mas ajuda a Rússia

O presidente ucraniano, Volodymir Zelensky, afirmou que a China, que tem proximidade com a Rússia, “não ajuda a Ucrânia”, ao mencionar que o seu país não mantém um diálogo permanente com o líder chinês Xi Jinping. A declaração ocorreu nesta quinta-feira (23/10), na sede da União Europeia, em Bruxelas, na Bélgica, onde Zelesnky se reuniu com representantes do bloco após a aprovação do 19.º pacote de sanções a Rússia.

“Nós não temos um diálogo permanente com o Xi Jinping, mas tivemos algumas conversas e ele disse que não venderia armas (para Rússia). Eu sei de uma coisa: a China ajuda a Rússia. A China não ajuda a Ucrânia. A China não está interessada na nossa vitória e na derrota da Rússia”, afirmou.

O alinhamento estratégico de Rússia e China se aprofundou durante a guerra na Ucrânia, que se prolonga por mais de dois anos. Pequim fornece apoio político, econômico e militar a Moscou em meio às sanções dos Estados Unidos e da União Europeia, que foram intensificadas sobre os produtos russos após a primeira invasão russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022.

Neste ano, Xi Jinping e o líder russo, Vladmir Putin se encontraram na Cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), evento no qual XI destacou a aliança com a Rússia citando a “amizade” e a “boa vizinhança” com o país. A parceria acontece em campos comerciais também, onde a China é um dos maiores compradores do petróleo russo e em 2023, a Rússia superou a Arábia Saudita na venda de petróleo para China.

Durante a entrevista, Zelensky ainda mencionou que o Ocidente “entendem” o que está acontecenbdo em relação a China no que diz respeito a uma aproximação da Rússia e enfatiza que o país de Xi Jinping não se mostra interessado nas relações bilaterais com a Ucrânia.

“Eu acho que eles não estão interessados”, afirmou o líder ucraniano.

Zelensky esteve em Bruxelas para acompanhar a aprovação do 19º pacote de sanções contra a Rússia. O mandatário ucraniano enxerga que é a única possibilidade de Putin negopciar, caso a Rússia esteja pressionada economicamente com as sanções.

Fonte: Metropole

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.

Leia mais

PUBLICIDADE