Em poucas horas, o Torre Palace, um dos hotéis mais icônicos da história do Distrito Federal, vai ao chão. Por volta das 10h deste domingo (25/1), cerca de 165 kg de explosivos serão acionados, derrubando a estrutura do prédio.
Um forte esquema foi elaborado, para manter a população do entorno do hotel e daqueles que irão assistir à operação, em segurança. O Metrópoles transmitirá ao vivo, a partir das 9h. Para acompanhar, basta clicar aqui.
A operação iniciará às 6h, com a chegada e o posicionamento das equipes, além da instalação do Posto de Comando. A sequência operacional prevê acionamento de sirenes, avisos por megafone e sobrevoo de helicóptero e drones a partir das 9h.
Serão emitidos três alertas sonoros escalonados, por uma viatura do Corpo de Bombeiros (CBMDF), às 9h57, 9h58 e 10h, com início da detonação logo após o último alerta. A liberação gradual e controlada do perímetro, se forem confirmadas questões de segurança, terá início a partir das 10h30. O encerramento da operação está previsto para as 18h.
Atribuições
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), a Polícia Militar (PMDF) ficará responsável pela segurança do perímetro e controle de acesso e o CBMDF atuará nas operações e alertas. O Departamento de Trânsito (Detran-DF) ficará responsável pelo bloqueio e retirada de veículos.
O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), atuará nos casos de atendimento pré-hospitalar, caso seja necessário.
Também participarão da implosão a Neoenergia Brasília e a Caesb, responsáveis pelo desligamento preventivo de energia elétrica e do abastecimento de água nas áreas estabelecidas.
A operação poderá ser interrompida ou adiada apenas pelo blaster ou pelo subsecretário da Defesa Civil, com protocolo de rádio específico, a partir de critérios como condições meteorológicas adversas, falha de comunicação entre equipes, presença de pessoas nas proximidades, ou falha técnica.
Após a implosão, será realizada avaliação estrutural imediata do local e das edificações do entorno, controle de poeira, limpeza das vias e liberação gradual conforme parecer técnico. A remoção de entulho seguirá planejamento da empresa responsável, sempre condicionada às condições de segurança e autorização formal.
Alerta
Por volta das 9h30, a Defesa Civil enviará uma mensagem de alerta para os celulares localizados na área de risco.
O alerta, que será emitido por volta das 9h30, trará o seguinte texto: “ALERTA DE COLAPSO DE EDIFICAÇÃO — IMPLOSÃO DO TORRE PALACE HOTEL, mantenha-se fora da zona de exclusão até a liberação pela Defesa Civil do DF.”
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), o aviso servirá para reforçar a proteção à população e funcionará como medida preventiva para ampliar o alcance da orientação e reduzir a exposição de pessoas ao perímetro da implosão.
Onde assistir
- O público que quiser acompanhar a implosão in loco, poderá ficar em áreas próximas à Torre de TV, ao relógio solar e à placa “Eu amo Brasília”;
- O Metrópoles também transmitirá a operação ao vivo, por meio do seu canal no YouTube e das redes sociais.


