Destaque
Temer dá posse a novos ministros

Em cerimônia no Palácio do Planalto, hoje, o presidente Michel Temer deu posse aos novos ministros dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira, e da Saúde, Gilberto Occhi.
Também tomou posse, na mesma solenidade, o novo presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza, que era vice-presidente de Habitação do banco. Ele substitui Occhi, que na cota de indicados do PP, foi deslocado do comando da Caixa para o Ministério da Saúde.
Outros ministros ainda deverão deixar suas pastas nesta semana, quando vence o prazo para aqueles que vão disputar as eleições se descompatibilizarem do cargo.
As trocas na equipe ministerial ocorrem em meio à repercussão das prisões de amigos do presidente Michel Temer na operação Skalda, que investiga irregularidades no setor de portos.
Entre os presos estavam o advogado José Yunes, ex-assessor especial da Presidência da República, e João Baptista Lima Filho, ex-coronel da Polícia Militar de São Paulo. Os dois e outros 8 investigados foram soltos por decisão judicial.
No evento no Palácio do Planalto, o presidente não mencionou as prisões. Em discurso, ele ressaltou que as liberdades individuais devem ser respeitadas no país.
Temer disse ainda que as instituições e o país estão acima das pessoas. “Acima de todos nós, está o país. Acima de todos nós, estão as instituições. Por isso eu preservo as instituições”, disse.
“Queremos enfatizar o tema das liberdades individuais, do devido processo legal, da obediência estreitíssima aos termos da Constituição. Por isso nós colocamos lá [na Constituição], o Brasil é um Estado Democrático de Direito. A mensagem que seu deu, nós, como servos da Constituição: ‘olha, conduza-se pelos termos desta Constituição, não saia dela, porque sair dela é desviar-se dos propósitos democráticos ‘ “, completou o presidente.
Novos ministros
Entra as mudanças no primeiro escalão que serão efetivadas durante a semana, já está acertada a saída de Dyogo Oliveira do Planejamento. O secretário-executivo Esteves Pedro Colnago Junior comandará a pasta.
Dyogo, por sua vez, assumirá a presidência do BNDES, no lugar de Paulo Rabello de Castro, cotado para disputar a Presidência da República pelo PSC. Ainda na equipe econômica, há a expectativa sobre a saída de Henrique Meirelles da Fazenda, que vai se filiar ao MDB.
Gilberto Occhi tomou posse como ministro da Saúde no lugar de Ricardo Barros (PP-PR), que retoma o mandato de deputado federal e pretende disputar a reeleição em outubro. É a terceira vez que Occhi se torna ministro.
Servidor de carreira da Caixa, admitido na instituição financeira em 1980, ele ocupou o cargo de ministro da Integração Nacional, entre janeiro de 2015 e abril de 2016, e de ministro das Cidades, entre março e dezembro de 2014. As duas nomeações ocorreram no governo de Dilma Rousseff.
Já Valter Casimiro Silveira assume a pasta dos Transportes na vaga de Maurício Quintella (PR-AL), que volta à Câmara dos Deputados e planeja se candidatar ao Senado. Valter Casimiro era diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Novo presidente da Caixa, Nelson Antônio de Souza iniciou carreira na instituição em 1979. Foi diretor-executivo de Gestão de Pessoas, chefe de gabinete da Presidência e superintendente nacional da Região Nordeste e do FGTS. Em 2014, assumiu a Presidência do Banco do Nordeste e em agosto de 2015 tomou posse como vice-presidente do Habitação da Caixa.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9200-1776.
Destaque
Prefeito Vinicius Marques participa da 1ª Assembleia do Cimpajeú em 2025 ao lado do secretário de Saúde e consultor

O prefeito de São José do Belmonte, Vinicius Marques, participou, na manhã desta terça-feira (18), da 1ª Assembleia de 2025 do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú). O encontro reuniu prefeitos, secretários de Saúde e especialistas no auditório da Faculdade do Sertão do Alto Pajeú (Fasp), em Afogados da Ingazeira.
Ao lado do secretário municipal de Saúde, Saulo Barros, e do consultor técnico Valterny Angelin, Vinicius reforçou o compromisso da gestão com a melhoria da saúde pública e a integração entre os municípios da III Macrorregião.
A abertura do evento foi conduzida pelo bispo Dom Limacêdo Antônio, seguida por uma ampla discussão sobre o funcionamento do SAMU 192 na região, com a presença de representantes da coordenação de urgência e emergência de Pernambuco e do Ministério da Saúde. Além disso, a assembleia apresentou o Sistema Integrado Municipal (SIM) consorciado e promoveu um debate sobre os avanços e desafios do Cimpajeú.
Para o prefeito Vinicius, o encontro foi fundamental para fortalecer a cooperação entre os municípios e alinhar estratégias para otimizar os serviços de saúde na região. “A integração entre os municípios é essencial para garantirmos um atendimento mais eficiente e acessível à população. Estamos trabalhando para avançar em soluções concretas e fortalecer o sistema de saúde de São José do Belmonte e de toda a macrorregião”, destacou.
O secretário Saulo Barros ressaltou a importância de espaços como esse para a troca de experiências e construção de políticas públicas eficazes. Já o consultor Valterny Angelin destacou que a gestão municipal tem buscado inovação e parcerias estratégicas para aprimorar a qualidade dos serviços prestados à população.
A assembleia também abriu espaço para esclarecimentos, dúvidas e encaminhamentos, permitindo que os gestores municipais levassem demandas e sugestões. O presidente do Cimpajeú, Luciano Torres, reforçou a importância da participação ativa dos prefeitos e secretários para o avanço das políticas regionais de saúde.


Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Estado de SP deve anunciar emergência por dengue nesta quarta (19)

O governo de São Paulo deve decretar estado de emergência para a dengue nesta quarta-feira (19). Em reunião do COE (Centro de Operações de Emergências), novas medidas e estratégias de combate ao mosquito transmissor da doença sertão anunciadas para todo o estado.
O encontro acontece no Instituto Butantan e será mediado por Eleuses Paiva, secretário de Estado da Saúde. O decreto permite a implementação de ações com maior agilidade e, também, a alocação de recursos adicionais do governo federal. No estado, 59 municípios já declararam situação de emergência para dengue.
A incidência da doença no estado, hoje em 264,3 por 100 mil habitantes, se aproxima da taxa que indica epidemia, quando ultrapassa os 300 casos por 100 mil habitantes -223 municípios paulistas estão epidêmicos.
Até o momento, o estado de São Paulo registra 117.502 casos confirmados e 104 óbitos pela doença somente neste ano. Outras 226 mortes continuam em investigação.
Os números são menos expressivos se comparado ao mesmo período último ano, em que o estado tinha 198.657 casos confirmados e 160 mortes.
Na última sexta-feira (14), o Ministério da Saúde autorizou estados e o Distrito Federal a ampliarem a vacinação contra a doença. Doses que estiverem a dois meses do fim do prazo de validade poderão ser aplicadas em pessoas com idades de 6 a 16 anos ou remanejadas para municípios que não tiveram acesso à imunização. Já doses há um mês do vencimento poderão ser aplicadas em pessoas com idades entre 4 e 59 anos.
Na capital paulista, a Prefeitura afirma não ter doses perto do vencimento e, por isso, não há alteração do público-alvo para a imunização. Até o momento, a vacina tem sido destinada para crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos.
Por Folhapress


Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Prefeitos Xicão e Fabinho reforçam representação do Sertão Central na AMUPE

Gestores destacam compromisso com o desenvolvimento da região ao lado do presidente Marcelo Gouveia
O Sertão Central de Pernambuco segue fortalecido na Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) com a representação do prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro, e o suplente, o prefeito de Verdejante, Xicão Tavares, no Conselho Deliberativo da Região de Desenvolvimento do Sertão Central. Ambos reafirmam o compromisso com o desenvolvimento da região e a defesa dos interesses dos municípios sertanejos.
A eleição, realizada em chapa única, mantém Marcelo Gouveia na presidência da AMUPE, reforçando a continuidade dos avanços municipalistas em Pernambuco. O prefeito de Aliança, Pedro Freitas, assume a vice-presidência e será o próximo presidente da entidade em 2026.
“É uma grande satisfação representar o Sertão Central na AMUPE ao lado do amigo Fabinho Lisandro. Vamos trabalhar para garantir que as demandas da nossa região sejam ouvidas e atendidas, sempre buscando mais desenvolvimento para os municípios sertanejos”, destacou Xicão.
A escolha unânime da chapa reforça a confiança dos prefeitos na gestão de Gouveia e fortalece a união entre os gestores municipais em busca de melhorias para todo o Estado.


Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
-
Brasil7 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Saúde6 anos atrás
Saúde: Está tudo bem em sangrar depois do sexo anal?
-
Destaque6 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
Brasil9 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Brasil3 anos atrás
Amparo é o 1º município de SP a retomar quarentena após salto de casos de covid
-
Entretenimento6 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Sem categoria6 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Sem categoria6 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos