Uma agenda intensa de entregas, anúncios e vistorias de obras marcam, nesta sexta-feira (7), o primeiro dia de compromissos da governadora Raquel Lyra no Arquipélago de Fernando de Noronha. Assim que chegou à ilha, a gestora entregou o pátio de aeronaves e duas pistas de taxiamento do Aeroporto Governador Carlos Wilson, uma delas interditada há mais de 10 anos.
“Estamos investindo cerca de R$ 90 milhões nas obras do Aeroporto de Fernando de Noronha para garantir o pleno funcionamento do equipamento. Em breve, também teremos o início das obras no terminal de passageiros. São investimentos importantes chegando ao arquipélago, um dos maiores e melhores destinos turísticos do mundo. Ao longo deste fim de semana, faremos o anúncio de novas obras e ações do Governo de Pernambuco, algumas delas em parceria com o governo federal”, declarou a governadora Raquel Lyra.
As obras entregues nesta sexta contemplam o pátio de aeronaves, área onde os aviões ficam estacionados para embarque e desembarque de passageiros; e duas pistas de taxiamento (Taxiway Alfa e Bravo), que são os caminhos que os aviões utilizam para se deslocar entre a pista principal e o pátio de estacionamento. As pistas receberam novo pavimento e reforço de base. A Alfa tem 4.580 m², enquanto a Bravo, que estava fechada há dez anos, tem 3.002 m².
“A entrega desta obra representa um marco significativo. O investimento visa modernizar o aeroporto da ilha, um projeto que há anos não recebia atenção. A governadora Raquel Lyra está à frente desta iniciativa, que trará maior segurança e conforto para turistas, moradores e todos que utilizam o aeroporto, principal via de acesso ao continente”, detalhou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Estado, André Teixeira Filho.
As intervenções realizadas no equipamento fazem parte de um conjunto de melhorias estruturais em andamento realizadas pela gestão estadual, com o objetivo de ampliar a segurança, modernizar a infraestrutura aeroportuária e garantir melhores condições para o fluxo de passageiros e aeronaves. Desde setembro de 2024, o Aeroporto de Fernando de Noronha passa por esse amplo processo de requalificação, conduzido pela Semobi. A expectativa é que as intervenções sejam concluídas até março de 2026.
Por Portal de Prefeitura

