Cpi do Crime Organizado votará convocação de Toffoli por envolvimento no caso Master após o

A CPI do Crime Organizado no Senado votará a convocação do ministro Dias Toffoli para prestar esclarecimentos sobre ligações com o escândalo do Banco Master.
Foto: Superior Tribunal Federal
Foto: Superior Tribunal Federal

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado no Senado deve votar, logo após o carnaval, a convocação do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), para prestar esclarecimentos sobre ligações com o escândalo do Banco Master. A votação está agendada para o dia 24 e pode incluir também a convocação dos irmãos de Toffoli, que foram sócios na Maridt Participações.

A investigação foca na empresa e em suas ligações com o fundo de investimentos administrado pelo pastor e empresário Fabiano Zettel, cunhado do banqueiro Daniel Vorcaro. O senador Alessandro Vieira, relator da comissão, mencionou que existem indícios de transações que justificariam a convocação para esclarecimentos formais.

A investigação da CPI envolve quatro eixos principais com ligação direta, incluindo emendas parlamentares, a operação “Carbono Oculto” – que revelou a atuação do PCC no mercado de combustíveis – fraudes no INSS e operações relacionadas ao Banco Master. O senador ressaltou que essa complexa rede tem gerado dificuldades nas investigações, mencionando pressões provenientes de diversas esferas de poder.

O relator também comentou sobre as pressões direcionadas à Polícia Federal, mencionando que os recados recebidos são “terríveis” e “duríssimos”. Ele criticou uma nota divulgada por dez ministros do Supremo, que diz que Toffoli não pode permanecer como relator, mas ao mesmo tempo se mantém imaculada e intocável.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.