Flávio Bolsonaro anuncia nova ação contra escola que homenageia Lula no Carnaval do Rio

Senador protocolará ação no TSE após crítica ao desfile de Acadêmicos de Niterói, que incluiu alegorias com referências a evangélicos e defensores da ditadura.
ensaio-tecnico-academicos-niteroi-1

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que protocolará rapidamente uma nova ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a escola de samba Acadêmicos de Niterói. Segundo ele, o Partido dos Trabalhadores (PT), por meio da agremiação, usou recursos públicos para atacar o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua família durante o desfile da noite de domingo.

A escola homenageou o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o enredo 'Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil'. Na alegoria, uma ala com formato de latas representou o 'neoconservadorismo em conserva', associando evangélicos, fazendeiros e mulheres ricas a apoiadores da ditadura. A senadora Damares Alves também criticou o enredo, classificando a abordagem como 'ridicularização' e 'perseguição religiosa' contra o segmento evangélico.

Damares destacou que o desfile configuraria crime eleitoral ao usar dinheiro público em campanha antecipada, além de afirmar que eventos religiosos mobilizam jovens em várias cidades. Ela pediu que a agremiação não recebesse repasses da Embratur, como o de R$ 1 milhão para o carnaval, mas uma corte de contas negou o pedido inicial de suspensão dos recursos.

A Acadêmicos de Niterói estreou no Grupo Especial do Carnaval do Rio, após vencer a Série Ouro em 2025. A escola fundada em 2018 agora compete com agremiações tradicionais do Rio, como Mangueira, Portela e Salgueiro.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.