A fantasia será o primeiro critério de desempate para o Grupo Especial do Carnaval de São Paulo quando duas ou mais escolas de samba tiverem a mesma pontuação na apuração. A ordem de avaliação dos nove quesitos foi definida em uma reunião com presidentes das 14 agremiações na tarde desta segunda-feira na LigaSP, localizada na zona oeste da capital.
Os jurados analisarão as escolas nos seguintes itens, em sequência: evolução, samba-enredo, bateria, enredo, mestre-sala e porta-bandeira, alegoria, comissão de frente, harmonia e fantasia. O regulamento estabelece que a nota do último quesito lido será considerada primeiro caso haja empate, desde que descartadas as menores notas obtidas em cada critério – que voltam a valer apenas se houver nova igualdade na soma total dos pontos.
Durante o evento, os jurados devem justificar as notas atribuídas a cada escola. Além disso, as cédulas com as avaliações são entregues em envelopes lacrados para a coordenação, que as guarda em um malote específico, mantido pela Polícia Militar.
A forte participação do público marcou os dois dias de desfile no Sambódromo do Anhembi. Dragões da Real e Rosas de Ouro se destacaram na primeira noite, com apresentações que agradaram camarotes e arquibancadas, enquanto Acadêmicos do Tatuapé, Colorado do Brás e Vai-Vai apresentaram trabalhos bem avaliados.


