RENT3: R$ 43,60 ▼ 2,29%
IBOVESPA: 179.639,91pts ▼ 0,43%
VALE3: R$ 76,99 ▼ 2,49%
ITUB4: R$ 42,05 ▼ 1,55%
PETR4: R$ 47,05 ▲ 1,44%
B3SA3: R$ -- --
USD: R$ -- --
EUR: R$ -- --

Acadêmicos de Niterói afirma ter sofrido interferências e pede avaliação imparcial após desfile

A escola de samba reconhece ataques durante a preparação e defende autonomia artística no Carnaval Carioca de 2026...
O desfile da Acadêmicos de Niterói no sambódromo da Marquês de Sapucaí durante o

A Acadêmicos de Niterói denunciou interferências políticas e conservadoras ao longo do preparo de seu desfile, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A agremiação ressaltou ter enfrentado pressões para alterar o enredo e a letra do samba, além de ataques a sua autonomia artística, vindos inclusive de gestores do próprio Carnaval carioca.

O desfile da escola, intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, ocorreu no sambódromo da Marquês de Sapucaí em 16 de fevereiro. A apresentação começou às 22h13 e teve 80 minutos de duração, encerrando-se às 23h32, com Lula e aliados, como o prefeito Eduardo Paes (PSD), acompanhando do camarote da Prefeitura do Rio.

A nota oficial destaca que a agremiação manteve a resistência apesar das pressões, citando a “aclamação popular” como resposta às críticas e o público como principal apoio. A escola também chamou atenção para a dificuldade que escolas recém-promovidas costumam enfrentar na avaliação, reforçando a necessidade de um julgamento justo e transparente.

O resultado do desfile será conhecido após a apuração das notas dos jurados, conforme procedimento padrão do Carnaval carioca. Em sua mensagem, a escola afirmou: “Em Niterói, o amor venceu o ódio. Seguimos firmes, com o povo e atentos.”

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.