Desfile da Acadêmicos de Niterói com homenagem a Lula pode enfrentar rigor da Justiça Eleitoral

A performance da escola de samba gerou polêmica, e o caso será julgado por uma comissão com 36 jurados. Ministros do TSE e do STF também devem avaliar a situação.
photo_2026_02_14_12_33_15-36462849-1

A alegoria da Acadêmicos de Niterói em homenagem ao presidente Lula durante o Carnaval tornou-se o centro de discussões, enquanto a comissão julgadora — formada por 36 jurados — analisará detalhes como o desenvolvimento das alegorias, adereços, samba-enredo e harmonia. O resultado definirá se a escola deve permanecer ou não no Grupo Especial, mesmo com apoio de investimentos públicos e privados.

Evangélicos manifestaram desconforto com abordagens consideradas ofensivas nas homenagens políticas, como a vice-governadora do Distrito Federal e a representação do roubo da faixa da presidente Dilma Rousseff. A primeira-dama do país alegou desistência de participar do desfile na Marquês de Sapucaí para evitar retaliações ao marido, mas sua equipe teria atuado para criar uma agenda que beneficiasse a campanha presidencial.

Outras questões devem ser discutidas pelo Tribunal Superior do Trabalho, como a validade de normas que permitem ampliar a jornada de trabalho em atividades insalubres sem autorização prévia. Especialistas e sindicatos devem avaliar os impactos dessa medida em uma audiência marcada para o dia 12 de março.

O Carnaval passou a ser um espaço mais complexo, onde desfiles políticos misturam campanha e tradição. O desfile em questão, no entanto, pode ser revisado pela Justiça Eleitoral e pelos tribunais superiores, com possíveis consequências para a escola e seus apoiadores.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.