Serra Talhada: Professora da UAST destaca participação feminina na ciência

WhatsApp-Image-2026-02-12-at-10.56.10-e1770907028375

Celebrado no último dia 11 de fevereiro, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência destaca a contribuição feminina para o avanço do conhecimento e reforça a importância da equidade de gênero nas áreas científicas e tecnológicas. A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), chama atenção para a necessidade de ampliar o acesso, a permanência e o reconhecimento das mulheres em campos historicamente marcados pela desigualdade.

Apesar dos avanços, pesquisadoras ainda enfrentam desafios como a sub-representação em cargos de liderança, a disparidade salarial e a baixa visibilidade de suas produções acadêmicas. Ao dar voz a cientistas e incentivar novas gerações, a data reafirma que diversidade e inclusão são elementos estratégicos para o desenvolvimento científico e para a construção de uma sociedade mais inovadora e justa.

Nesta semana, a reportagem do Farol de Notícias conversou com a Profa. Dra. Maria Suely Costa da Câmara, do curso de Licenciatura em Quimica, da Unidade Acadêmica de Serra Talhada, UAST desde 2008 e em 2024 recebeu o título de cidadã serra-talhadense pela câmara municipal de vereadores.

Para a professora Suely Câmara, a presença feminina na ciência é uma questão de excelência científica e por isso ela apresenta alguns pontos que considera fundamentais, bem como mostra motivos para comemorar e elenca pontos que ainda falta serem conquistados. Além disso, a professora também analisa o cenário brasileiro e divulga oportunidades para pesquisadoras.

Licenciada e mestre em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; doutora em Química pela Universidade Federal de São Carlos e Pós- doutorado em pigmentos inorgânicos nanoestruturados pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). É docente desde 2008 na UAST-UFRPE e atualmente é professora associada IV. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de nanopartículas de prata e química verde na obtenção de produtos com propriedades antifúngicas e antibacterianas. Atua no ensino de Química introduzindo conceitos de nanotecnologia no ensino fundamental e médio. É a coordenadora geral do projeto de extensão: Feira de ciências e Mostra Científica do Sertão do Pajeú (Projeto contemplado com o SELO ODS 2023). Coordenadora do grupo de pesquisa GINANO (Grupo de pesquisa em Química Inorgânica e Nanotecnologia da UAST-UFRPE). Participante da 7ª edição do Mulheres na Ciência e Inovação, programa de introdução à inovação e ao empreendedorismo para pesquisadoras do ensino superior e pós-graduação das áreas STEM de todo o país, concebido e realizado pelo Museu do Amanhã e British Council.

Por Farol de Notícias

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.