Diretor da Unafisco diz que auditor foi alvo de erro na investigação do STF sobre sigilo fiscal

Kléber Cabral, diretor da Unafisco, afirmou que auditor da Receita Federal foi alvo de 'falso positivo' em investigação do STF sobre quebra de sigilo fiscal de ministros.
Foto: Investigação apura quebra de sigilo fiscal de ministros do STF (Supremo Tr
Foto: Investigação apura quebra de sigilo fiscal de ministros do STF (Supremo Tr

O diretor da Unafisco, Kléber Cabral, afirmou que o auditor da Receita Federal, Ricardo Mansano de Moraes, foi alvo de um 'falso positivo' na investigação do STF sobre a quebra de sigilo fiscal de ministros do Supremo e de seus familiares. Cabral fez a declaração em entrevista, destacando que a verificação de movimentações suspeitas não foi realizada de forma adequada pelo ministro Alexandre de Moraes.

O ministro autorizou buscas e apreensões de bens de quatro funcionários públicos do Fisco na terça-feira, 17 de fevereiro. A operação, que faz parte do inquérito das chamadas fake news, foi conduzida pela Polícia Federal em diversos estados e tramita em sigilo desde 2019.

Cabral explicou que Mansano acessou informações que não deveria, mas seu interesse era verificar uma relação familiar com uma pessoa conhecida, o que não justificaria a acusação de vazamento. O auditor, afastado de suas funções, tinha um salário elevado e enfrentou medidas restritivas, como a quebra de sigilos e uso de tornozeleira eletrônica.

Além de Mansano, outros três servidores estão sendo investigados. A Unafisco e outros órgãos criticam a situação, destacando que a abordagem da Polícia Federal foi desproporcional para um profissional sem histórico de irregularidades.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.