Os dias oficiais do Carnaval chegaram ao fim, mas parte dos profissionais da segurança pública de Pernambuco não recebeu os pagamentos referentes às diárias pelos dias trabalhados nas escalas extras. A Secretaria de Defesa Social (SDS) havia dito, na semana passada, que todos os valores haviam sido repassados.
Policiais ouvidos pela coluna Segurança, nesta quinta-feira (19), reclamaram do atraso no repasse do dinheiro das diárias. “Descaso total”, classificou um policial militar.
A Operação Carnaval 2026 teve investimento de R$ 12,2 milhões, segundo a SDS. Os profissionais da segurança pública foram escalados para 68.254 postos extras de trabalho no período de 2 de janeiro a 1º de março. O valor de cada diária é de R$ 180.
SDS RECONHECE ATRASO NO PAGAMENTO DE DIÁRIAS DE CARNAVAL
Durante coletiva de imprensa realizada pelo governo do Estado, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, reconheceu o atraso no pagamento das diárias dos policiais.
“Nós já pagamos mais de 60% de todas as diárias de Carnaval. É um volume muito grande. E o restante que falta está sendo pago. Não é falta de recurso. É simplesmente o grande volume de pagamentos que têm que ser feitos e isso deve estar quitado na sexta-feira, o mais tardar”, declarou.
No último dia 11, véspera da abertura oficial do Carnaval do Recife e de Olinda, a coluna questionou a secretária-executiva de Defesa Social, Mariana Cavalcanti, sobre o pagamento das diárias dos profissionais da segurança pública.
Na ocasião, ela disse que os valores haviam sido liberados no dia anterior. “As operativas podem até me confirmar que todo mundo já está encaminhado. Não sei se já está na conta, porque tem a inclusão no sistema e depois o crédito no banco, mas com certeza vai estar [antes do Carnaval]”, afirmou.


