O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) retirou oficialmente as provas de baliza e de rampa do exame prático para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. A medida cumpre as novas diretrizes da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), estabelecidas no Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular (MBEDV) publicado no início de fevereiro.
Em Pernambuco, a dispensa dessas etapas entrou em vigor no dia 12 de fevereiro, coincidindo com o lançamento do novo padrão “CNH do Brasil” no Estado. Todos os candidatos avaliados a partir dessa data já são submetidos ao novo modelo de prova. Apesar da redução nas etapas práticas, o Detran-PE informou que, até o momento, não houve alteração ou redução no valor das taxas cobradas para a realização do teste.
A flexibilização do exame prático em Pernambuco acompanha um movimento nacional e que tem gerado muita polêmica no setor de educação de trânsito e formação de condutores. Em dezembro de 2025, novas regras que impactam diretamente o processo de habilitação, incluindo o fim da exigência de aulas obrigatórias em autoescolas, foram oficializadas pelo governo federal.
Outra novidade relevante é a implementação da renovação automática e gratuita da CNH para motoristas classificados como “bons condutores”. Para ter direito ao benefício, o condutor não pode ter registrado infrações ou pontos no documento nos últimos 12 meses e deve estar devidamente cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).


