Destaque
Aprenda a plantar ervas medicinais em casa

Chás de folhas secas ou frescas, qual a melhor opção?
Para melhorar a ansiedade, tome um chá de capim-santo! Quem nunca recebeu essa dica milagrosa? Essa é uma das plantas recomendadas para uso medicinal. Saber conservar e usar cada uma é fundamental para um bom resultado. E para quem deseja consumi-las de forma fresca, também é possível o cultivo em casa.
O farmacêutico bioquímico, Dr. Décio Gomes de Oliveira, professor da Unoeste que desenvolve trabalhos e estudos com plantas medicinais, ressalta que são inúmeros os benefícios que as ervas oferecem, desde que utilizadas corretamente. “O consumo de chás também tem limite para não se tornar prejudicial”, relata. É o caso das gestantes, que, segundo ele, devem fazer uso somente com orientação de um profissional da área.
Sobre consumir chás de folhas secas ou frescas, Oliveira destaca que as duas formas são benéficas, e quando são desidratadas corretamente podem ser ainda melhores, pois seus princípios ativos ficam concentrados, além de ser uma maneira de ter essas plantas em determinadas estações do ano. O docente também pontua que é preferível o consumo do chá na hora que é feito, sem o armazenamento. “Fazer um bom uso, com a dosagem certa e na forma correta quanto à manipulação, é o que nos garante uma eficácia no tratamento”. E essas plantas também podem ser utilizadas de outras formas, como para produção de unguentos (pomada), na aplicação de cataplasma (papa medicamentosa), além de banhos. “No banho, elas ajudam a relaxar e transcende o corpo físico, reorganizando a energia”, frisa Oliveira.
Diretamente do pé – A professora doutora em Agronomia, Ana Cláudia Pacheco, destaca que o cultivo caseiro de plantas medicinais é possível tanto em vasos, jardineiras, como em canteiros. O local escolhido deve ter exposição solar pelo menos durante um período do dia. “O solo deve receber adubação correta e ter irrigação constante. No caso de apartamentos, o cuidado é com as sacadas, locais onde a presença de ventos fortes e sol intenso podem atrapalhar o desenvolvimento das plantas”.
Colheita e Poda – “No caso de plantas que permitem vários cortes/podas, como a hortelã, o manjericão, o alecrim e a sálvia, é importante usar instrumentos sanitizados e sempre cortar o ramo todo (+ folhas). Orienta-se deixá-los com uma altura de pelo menos 15 cm acima do solo, para a sua rápida regeneração. A colheita deve ser sempre nas horas mais frescas do dia e o consumo o mais rápido possível para não ocorrer perda das substâncias ativas”, conta Ana Cláudia.
Cuidado! É comum confundir plantas semelhantes no aspecto físico e também no nome popular. Por exemplo, o capim-cidreira com a citronela, e o hibisco com o hibisco ornamental. “Deve-se tomar muito cuidado, pois a citronela não é para ingerir”. A Dra. Ana Cláudia salienta que é extremamente necessário saber qual é o nome científico da planta, o qual é único para cada espécie.
Para cada desconforto, uma planta. Confira na galeria acima as patologias e as plantas indicadas.
Por Notícias ao Minuto
Seja sempre o primeiro a saber. Baixe o nosso aplicativo gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9101-6973.
Destaque
Rumble e Trump Media entram com nova ação na Justiça dos EUA contra Moraes

A plataforma de vídeos Rumble e a empresa Trump Media & Technology entraram, no sábado, com uma nova ação na Justiça dos Estados Unidos contra o ministro do Suprempo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
As empresas questionam a decisão de Moraes que, na sexta-feira, mandou bloquear o Rumble no Brasil, impôs multa diária de R$ 50 mil e determinou a indicação de um representante da plataforma no país.
No documento, Rumble e Trump Media pedem a concessão de medida cautelar para não serem obrigados cumprir as determinações de Moraes. A ação pede uma medida de cumprimento imediato.
Na quinta-feira, a plataforma e a empresa de Trump já havia apresentado à Justiça dos Estados Unidos uma ação contra o ministro Alexandre de Moraes.
Por G1


Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Circuito do Banco Vermelho: Uma luta coletiva contra o Feminicídio

No dia 21 de fevereiro, o Parque Pedra do Reino, em São José do Belmonte, foi palco do Circuito do Banco Vermelho, um evento que reuniu vozes comprometidas na luta contra o feminicídio.
A vereadora e presidente da Câmara Municipal, Fabiana da Saúde, participou ativamente do encontro, que se propôs a discutir a grave problemática da violência de gênero.
Comemorando a importância da conscientização, o evento propiciou um espaço para que participantes compartilhassem experiências, reflexões e estratégias para o combate ao feminicídio. “Estamos aqui para unir forças e protegermos as vidas das mulheres”, destacou Fabiana da Saúde, enfatizando a necessidade de um engajamento coletivo e contínuo na luta por mudanças efetivas na sociedade.
O Circuito do Banco Vermelho não apenas promoveu debates, mas também reforçou o compromisso de todos os presentes em erradicar essa violência que ceifa vidas e destrói famílias.
A vereadora pediu a colaboração da comunidade, ressaltando que a responsabilidade é de todos.
O evento se concluiu com um sentimento de esperança e determinação, reafirmando que, juntos, é possível transformar a luta contra o feminicídio em uma prioridade de todos os cidadãos.
A mobilização em São José do Belmonte marca um passo significativo rumo à proteção das mulheres e à promoção de uma cultura de respeito e igualdade.



Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
Destaque
Prefeito Xicão Tavares participa de evento voltado para a ovinocaprinocultura em Terra Nova

O prefeito de Verdejante, Xicão Tavares, e o secretário municipal de Agricultura, Valnir Bezerra, marcaram presença no Dia de Campo em Terra Nova, evento que reuniu agricultores da região e membros da ASCCO (Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Verdejante). A iniciativa, promovida pelo SEBRAE e pela Superberro, teve como foco a capacitação e aprimoramento das práticas da ovinocaprinocultura no Sertão pernambucano.
Durante o evento, os participantes tiveram acesso a palestras e treinamentos sobre temas essenciais para o desenvolvimento da atividade, como o cultivo da palma adensada, a alimentação animal, a qualidade da carne e a produção de silagem. As capacitações ofereceram informações valiosas para os produtores locais, contribuindo para a modernização do setor e o aumento da produtividade.
“Agradeço ao SEBRAE e à Superberro por promoverem esse momento de aprendizado, abordando temas fundamentais como cultivo da palma adensada, alimentação animal, qualidade da carne e produção de silagem”.
O Dia de Campo reforça a importância da troca de conhecimentos e do incentivo à capacitação dos produtores rurais, promovendo melhores condições para o crescimento econômico e a geração de renda no Sertão pernambucano.


Seja sempre o primeiro a saber. Baixe os nossos aplicativos gratuito.
Siga-nos em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9937-6606 ou 9 9155-5555.
-
Brasil7 anos atrás
Atenção!!!! BOATO do WHATSAPP: Documentos perdidos CÉSAR AUGUSTO NEVES SALES
-
Saúde6 anos atrás
Saúde: Está tudo bem em sangrar depois do sexo anal?
-
Destaque6 anos atrás
Salgueiro: seis bandidos mortos ao tentarem roubar avião de transporte de valores
-
Brasil9 anos atrás
Arte: Manualidades que inspiram
-
Brasil3 anos atrás
Amparo é o 1º município de SP a retomar quarentena após salto de casos de covid
-
Entretenimento6 anos atrás
João Campos e Lara Santana, terminam o noivado
-
Sem categoria6 anos atrás
Ex-presidiário é executado na Vila Carolina em São José do Belmonte
-
Sem categoria6 anos atrás
Belmonte: Mãe procura filha desaparecida a oito anos