Senadores podem exigir explicações sobre repasses federais a agremiações carnavalescas

A Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) do Senado avaliará nesta terça-feira (24) a convocação de três ministros e do presidente da Embratur para esclarecer o destino de R$ 12 milhões repassados a escolas de samba em 2026. Questiona-se o interesse público na destinação dos recursos.
Foto: Title
Foto: Title

Senadores da Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) do Senado vão votar na terça-feira (24) a convocação de três ministros do governo federal e do diretor-presidente da Embratur, Marcelo Freixo. O objetivo é esclarecer aspectos dos repasses de recursos públicos a escolas de samba para eventos do Carnaval no Rio de Janeiro.

O senador Dr. Hiran apresentará os requerimentos de convocação. Segundo os documentos, 12 agremiações receberam R$ 12 milhões no ano atual, por meio de acordo entre a Embratur e a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). O parlamentar justifica a necessidade de audiências para avaliar a transparência e a legalidade na aplicação dos fundos.

Na mesma sessão, a CTFC também pode deliberar sobre uma proposta de fiscalização (PFS 5/2025) para examinar a legalidade de vagas exclusivas em processo seletivo do curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As vagas foram destinadas a assentados, acampados e quilombolas beneficiários do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), aprovados em 2025.

A proposta prevê auxílio do Tribunal de Contas da União (TCU) na análise e questiona uma suposta violação ao princípio da universalidade do ensino. O senador Marcos Rogério apoiou o encaminhamento da matéria na comissão.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.