Na manhã desta quinta-feira (13), Marilene Rosendo, de 46 anos, moradora do bairro Mutirão, em Serra Talhada, procurou o Farol de Notícias para denunciar a falta de um dispositivo essencial na Farmácia Municipal.
De acordo com Marilene, há cerca de uma semana ela está precisando de canetas de insulina do tipo NPH, mas a Farmácia Municipal não teria o item em estoque, nem previsão para reposição.
“Quero fazer uma denúncia contra a Farmácia Municipal. Eu faço uso de insulina há mais de 10 anos. A minha caneta de NPH quebrou e fui até lá, mas eles me informaram que não há previsão de chegar essa caneta, não sabem nem se vem para cá”, relatou.
A Marilene explicou, durante a conversa com o Farol, que antes utilizava uma caneta descartável, mas que houve uma substituição pelo modelo recarregável de NPH. Segundo ela, esse tipo de dispositivo seria muito mais frágil.
Agora, com a caneta quebrada e sem a possibilidade de reposição na Farmácia Municipal, Marilene tem aplicado a insulina utilizando seringas, que também não estão sendo fornecidas pelo serviço público, obrigando ela a comprar o material em farmácias particulares.
“Antigamente era outro tipo de caneta, uma descartável, mas eles trocaram por essa que dura três anos, só que ela é muito frágil. Com isso estou tomando na seringa, mas nem a seringa eles disponibilizam. A situação está complicada, não me deram esperança, estou desesperada”, desabafou.
O OUTRO LADO
A reportagem do Farol de Notícias questionou a Secretaria de Saúde de Serra Talhada, que se manifestou através de uma nota.

