Lula destaca avanços em acordo com índia para desenvolvimento de cadeias de processamento

Presidente ressalta que acordo com a Índia visa criar cadeias de processamento no Brasil, além de ampliar a exploração de terras raras. País prospectou apenas 30% de seu território, apesar de deter 26% das reservas globais de minerais estratégicos.
Foto: 1 de 1 lula-deli-21fev2026-1 - Foto: Reprocução/Palácio do Planalto
Foto: 1 de 1 lula-deli-21fev2026-1 - Foto: Reprocução/Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, neste sábado, que o acordo entre Brasil e Índia busca implementar cadeias de processamento para minerais críticos no país. A parceria inclui oito atos, entre eles um memorando de cooperação específico sobre terras raras, primeira iniciativa desse tipo assinada pelo Brasil com outro nation.

O evento ocorreu durante o Fórum Empresarial Brasil-Índia, em Nova Déli. Lula destacou que o país possui apenas 30% de seu território prospectado e já é um dos maiores detentores de reservas de minerais críticos do mundo, com 26% do total global. A exploração dessas áreas é considerada prioritária para a soberania nacional.

O governo já começou a discutir políticas públicas voltadas à exploração de minerais críticos em 2025, por meio do Conselho Nacional de Política Mineral. A intenção é agregar valor às exportações, transformando matéria-prima bruta em produtos mais elaborados.

Lula reforçou a importância dos minerais críticos para a transição energética e digital, ressaltando que seu aproveitamento no Brasil contribui para o desenvolvimento tecnológico do país.

Siga-nos em nossas redes sociais FacebookTwitter e Instagram. Você também pode ajudar a fazer o nosso Blog, nos enviando sugestão de pauta, fotos e vídeos para nossa a redação do Blog do Silva Lima por e-mail blogdosilvalima@gmail.com ou WhatsApp (87) 9 9155-5555.